Uma das Emissoras de Rádio mais importante de Sena Madureira está em clima de comemoração. Trata-se da Rádio Difusora AM 670 KHZ que celebra nesta sexta-feira (3), 43 anos de existência no município.
Conforme registros da história, a Difusora foi ao ar pela primeira vez em 3 de novembro de 1980, se configurando como um elo de comunicação fundamental, especialmente para os moradores da zona rural que, à época, não tinham outro meio de receber informações.
Além de atingir os mais de 28 bairros de Sena, a Difusora também abrange os rios: Iaco, Caeté, Purus e Macauã, estradas e ramais, levando a música, o entretenimento e a informação em tempo real. “Para se ter uma ideia, em locais onde não há telefone, nem internet, somos o único meio de comunicação. É através da Rádio que os moradores ficam por dentro dos acontecimentos do Brasil e do mundo”, comentou o radialista Jota Cavalcante.
A inauguração da Difusora de Sena Madureira se deu no dia 3 de novembro de 1980, na administração do prefeito Aguinaldo Ferreira Chaves, já falecido. Porém, outro político daquela época figura como peça importantíssima para a implantação da Emissora no vale do Iaco: O Dr. Ulisses Davila Modesto (em memória).
Em 1979, o Dr. Ulisses Modesto era prefeito de Sena Madureira e fez uma reivindicação junto ao então governador do Acre, Geraldo Mesquita. “A bem da verdade, essa Rádio tinha sido deslocada para Cruzeiro do Sul e chamava a Voz dos Nauás. Porém, na mesma época, também foi implantada por lá a Rádio Nacional de Brasília, ou seja, Cruzeiro estava com duas Rádios enquanto que Sena Madureira não tinha nenhuma. Fiz esse pedido ao então governador e, graças a Deus, ele atendeu”, relatou o DR. Ulisses em entrevista cedida no ano passado, antes de sua morte.
Naquela ocasião, Ulisses Modesto acrescentou que, à época, Sena já era bastante povoada na zona rural e os colonos e ribeirinhos não tinham acesso a comunicação. “Sem sombra de dúvidas, a Rádio Difusora prestou e ainda presta um serviço de grande utilidade para a população, especialmente para o homem do campo. Essa Rádio é um patrimônio histórico da nossa cidade”, mencionou.
Nascido nas cabeceiras do Rio Caeté, precisamente no seringal São Bento, o jornalista Edinaldo Gomes é hoje o coordenador da Rádio Difusora. Assumiu a função em 2019 por meio de uma indicação do deputado estadual Gehlen Diniz (PP). “Na minha adolescência, já ouvia a Rádio Difusora e ficava encantado com toda a sua programação. Hoje estou podendo dar a minha parcela de contribuição com essa emissora. Agradeço inicialmente a Deus por essa oportunidade e, ainda, ao deputado Gehlen Diniz pela confiança e ao nosso governador Gladson Cameli. Essa Rádio faz parte do patrimônio histórico da nossa cidade e da minha vida”, comentou.
“A Rádio Difusora é a grande matriarca da comunicação de Sena Madureira. Tive o prazer de começar a trabalhar na Difusora nos anos 80 e devo muito a essa Rádio, aos colegas que me deram o apoio devido. Essa Rádio é uma escola e já revelou muitos talentos. Tudo o que eu conquistei, devo primeiramente a Deus e a essa Rádio que me projetou em meio à sociedade”, enfatizou o radialista Jota Alves.
Os moradores da zona rural, de locais distantes do centro da cidade também reconhecem a importância da Difusora de Sena Madureira: “Através da Rádio a gente fica sabendo das principais notícias lá no interior. Até mesmo a missa da igreja católica, a gente escuta todos os domingos”, comentou a ribeirinha Maria das Graças Silva, residente na comunidade Recife, alto Rio Iaco.
Após vários anos esquecida, na gestão do governador Gladson Cameli a Rádio Difusora foi submetida a uma reforma geral, passando a oferecer um melhor ambiente de trabalho para os seus servidores como também para quem procura atendimento.
Além dos programas musicais, a Rádio transmite o Jornal Difusora e o Gente em Debate de Rio Branco. Também tem o seu Jornal local, ao meio dia, e o tradicional programa de avisos para a cidade e o interior.
por contilnet