Temporal foi registrado na tarde desta sexta-feira (13) na capital acreana. Raimunda Nonato teve a casa totalmente destruída na região da Estrada Irineu Serra e precisou se abrigar debaixo de uma mesa com os filhos para sobreviver, em razão dos fortes ventos que destelharam a casa dela.
A chuva que atingiu a capital Rio Branco na tarde desta sexta-feira (13) causou alguns transtornos para a população, mais especialmente na região da Estrada do Irineu Serra. Durante cerca de 30 minutos, a chuva com ventania destelhou casas, como ocorreu com a da dona de casa Raimunda Nonato, de 55 anos.
No AC, há possibilidade de temporais nesta sexta-feira (13); veja temperaturas
Ao g1, ela contou que os fortes ventos destelharam a residência, que fez com que ela perdesse todos os móveis que foram destruídos pela chuva. Além disto, a estrutura da casa ficou totalmente danificada.
“Não tenho mais nada, acabou minha casa, acabou minhas coisas que eu lutei para construir, a chuva veio e acabou tudo. Tá difícil, já não estava bom. Eu escapei com vida, com meus filhos debaixo de uma mesa. Eu vi a morte na minha frente, mas graças a Deus estou viva, meus filhos estão bem, mas os bens materiais, acabou tudo”, relatou, emocionada.
Segundo o coordenador da Defesa Civil de Rio Branco, tenente-coronel Cláudio Falcão, o Disque 193 registrou, durante este período, uma ocorrência. Contudo, ele falou que no mesmo local, há várias outras de mesma natureza. Ainda não se tem o quantitativo de chuva deste temporal, nem a velocidade dos ventos.
“O Corpo de Bombeiros está em deslocamento para o local, para o primeiro atendimento emergencial, para a gente tomar de conta da situação. Recebemos, na realidade, uma ocorrência, só que nessa mesma ocorrência, nos falaram que tem diversas casas destelhadas também. Ou seja, geraram várias outras. A gente vai fazer o atendimento na Custódio Freire, região do Irineu Serra”, falou.
Alerta do Inmet
O Instituto de Meteorologia (Inmet) emitiu, nesta sexta-feira (13), um alerta de chuvas intensas para todo o Acre. O alerta amarelo é válido até às 10h de sábado (14) e prevê chuva entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia, ventos intensos (40-60 km/h).
Há ainda baixo risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas.
Instruções:
Em caso de rajadas de vento: não se abrigue debaixo de árvores, pois há leve risco de queda e descargas elétricas e não estacione veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda;
Evite usar aparelhos eletrônicos ligados à tomada;
Obtenha mais informações junto à Defesa Civil (telefone 199) e ao Corpo de Bombeiros (telefone 193).
Por Renato Menezes, g1 AC