O corpo do pescador estava a 6 metros de profundidade, enroscado a uma corda que estava amarrada em um saco de pedras/ poita (uma espécie de âncora).
O afogamento aconteceu nas primeiras horas da tarde de ontem (sábado, dia 09); e por volta das 8:40 da manhã deste domingo, dia 10, o corpo foi resgatado do fundo do rio, por mergulhadores do Corpo de Bombeiros. Segundo testemunhas ouvidas pelo site Ponta do Abunã, o pescador identificado como JAIRO MESQUITA DE OLIVEIRA, de aproximadamente 57 anos, estava tarrafeando em uma área de pedras na margem esquerda, quando supostamente a tarrafa enroscou no fundo do rio, e, para evitar que a água levasse a tarrafa, o pescador resolveu amarrá-la em uma poita feita com uma pedra dentro de um saco. Porém, no momento em que a poita foi jogada na água, a corda acabou enroscando na perna dele, o levando para o fundo.
Devido à profundidade, o desespero, e a turbidez da água, o pescador não conseguiu se desprender e voltar à superfície, e infelizmente foi a óbito.
Uma equipe do Corpo de Bombeiros de Porto Velho foi acionada, e conseguiu resgatar o corpo a 6 metros de profundidade, na manhã deste domingo, dia 10. Após o resgate, a perícia técnica e o rabecão foram acionados, para os trabalhos de praxe e a remoção do corpo ao Instituto Médico Legal da capital (Porto Velho). O pescador era morador de Rio Branco-AC.
Por Ponta do Abunã