Ícone do site acreonline

Variante com mutações da Covid-19 é encontrada em 6 países

Cientistas dizem ser importante monitorar a BA.2.86, mas ressaltaram ser pouco provável uma nova onda grave de infecções

Uma nova variante do Covid-19, nomeada BA.2.86, foi agora detectada na Suíça e na África do Sul. Antes, Israel, Dinamarca, Estados Unidos e Reino Unido já haviam identificado a mutação, segundo a Organização Mundial da Saúde.

A primeira detecção ocorreu na Dinamarca em 24 de julho.

Cientistas dizem ser importante monitorar a BA.2.86, mas ressaltaram ser pouco provável uma nova onda grave de infecções, graças às barreiras de imunização construídas por todo mundo através da vacinação.

Pesquisadores começam a testar até que ponto as vacinas já produzidas previnem contra a nova variante. O vice-diretor dos Centros de Controles e Prevenção dos Estados Unidos, Nirav Shah, afirmou que a agência detectou a mutação no país.

Nove casos foram registrados até 23 de agosto nos Estados Unidos, mas não houve evidências de casos mais graves. Em um relatório divulgado pela agência, testes e medicamentos permanecem eficazes.

A OMS disse que os testes positivos de Covid-19 diminuíram 90% em todo o mundo desde o pico. Dados de internações hospitalares, atendimentos, mortes, amostragens e sequenciamentos ajudam a entender esse quadro.

Por Beatriz Gabriele da CNN

Sair da versão mobile