As famílias que recebem o Bolsa Família precisam se atentar aos requisitos para evitar qualquer penalidade
Desde que o governo trouxe de volta o Bolsa Família, o Ministério do Desenvolvimento Social, anunciou que iria implementar novas medidas de cortes no benefício. O objetivo dessas medidas é identificar quais famílias não fazem jus ao recebimento do programa, para de fato excluí-las do programa social.
No entanto, de determinado período para cá, tem crescido o número de benefícios que estão sendo cortados pelo governo, o que gera preocupação para os beneficiários do Bolsa Família, que temem por uma possível exclusão.
De antemão, é preciso esclarecer que às famílias que fazem jus ao recebimento do Bolsa Família, ou seja, que são de baixa renda, se enquadram nos requisitos de renda per capita de até R$ 218 por pessoa do grupo familiar e que atualizam o CadÚnico, a cada dois anos, não correm riscos de sofrerem qualquer tipo de bloqueio no pagamento do benefício.
Quem será afetado pelo pente-fino do Bolsa Família?
Serão afetados pelo pente-fino do Bolsa Família, pessoas de família monoparentais, ou seja, pessoas que vivem sozinhos, assim como famílias onde as mães são provadoras do lar, responsáveis pelos cuidados da casa, filhos, e finanças.
Lembrando que, o Ministério do Desenvolvimento Social, identificou que poderão passar por análise somente famílias com divergências entre os dados do programa e os dados apresentados no CadÚnico. Todavia, vale lembrar novamente, quem se encaixa em todos os requisitos não terá o Bolsa Família ameaçado.
Evite o bloqueio mantendo os dados atualizados
De modo a evitar qualquer eventual problema com o Bolsa Família, é extremamente importante que os beneficiários realizam a atualização cadastral. É importante corrigir informações como a mudança de endereço, membros que entraram ou saíram do grupo família, mudança de telefone, entre outros.
Lembre-se que é necessário ter os dados devidamente atualizados para que o governo possa identificar sua família como beneficiária do programa. Lembre-se, essa atualização deve ocorrer no máximo a cada dois anos.
Pagamentos de agosto do Bolsa Família
Os pagamentos de agosto do Bolsa Família terão inicio na próxima sexta-feira (18), quando os beneficiários com o NIS (Número de Identificação Social) final 1, serão os primeiros a receber.
Posteriormente a isso, os pagamentos retornam na semana que vem, onde vão acontecer até o próximo dia 31 de agosto, quando os beneficiários com o NIS final 0 terão acesso ao pagamento do mês. Confira:
Número final do NIS 1 – 18 de agosto
Número final do NIS 2 – 21 de agosto
Número final do NIS 3 – 22 de agosto
Número final do NIS 4 – 23 de agosto
Número final do NIS 5 – 24 de agosto
Número final do NIS 6 – 25 de agosto
Número final do NIS7 – 28 de agosto
Número final do NIS 8 – 29 de agosto
Número final do NIS 9 – 30 de agosto
Número final do NIS 0 – 31 de agosto
Por Ricardo Jornal Contabil