Conecte-se conosco

Outras

Imagens inéditas do Titanic revelam naufrágio completo pela 1ª vez

Agora você pode ver o Titanic, o naufrágio mais famoso do mundo

Publicado

em

Agora você pode ver o Titanic, o naufrágio mais famoso do mundo, com um nível de detalhe surpreendente, graças ao primeiro scanner digital em escala real de sua forma submersa. Escondido nas profundezas, coberto de lama e envolto em trevas, o esqueleto fantasmagórico do Titanic agora está visível para nós de maneiras nunca vistas antes.

Este navio icônico, em sua viagem inaugural de Southampton, Inglaterra para a cidade de Nova York, colidiu com um iceberg e afundou nas profundezas gélidas do Atlântico Norte em abril de 1912. Tragicamente, mais de 1.500 dos seus 2.240 passageiros e tripulantes perderam suas vidas. Hoje, ele repousa a 3.800 metros de profundidade, a aproximadamente 690 quilômetros ao sul de Newfoundland, Canadá.

Avançando rapidamente para 1985, durante uma missão secreta da Guerra Fria, descobriram os restos do Titanic. Desde então, mergulhadores aventureiros têm sido visitantes frequentes, documentando os remanescentes do evento catastrófico. Agora, graças ao mapeamento no fundo do mar, temos um ‘sósia’ virtual do navio – um ‘gêmeo digital’ exato – proporcionando novos insights sobre suas últimas horas acima da água.

Imagine poder dar um zoom e ver todo o navio pela primeira vez em um modelo 3D, abrindo possibilidades para examinar cada pequeno detalhe. Como Gerhard Seiffert, especialista em imagens 3D da Magellan, expressou: “este é o Titanic como nunca se viu antes.”

Mapeando o Titanic
Para criar este modelo sem precedentes, pesquisadores montaram meticulosamente mais de 715.000 imagens de sonar e filmagens em 4K capturadas durante 200 horas de pesquisas por dois submersíveis batizados carinhosamente de “Romeu” e “Julieta”. Com precisão milimétrica, rebites individuais, o número de série do navio e até mesmo o campo de destroços de 5 km ao redor dela foram todos mapeados, segundo o LiveScience.

Essa inovação digital chega na hora certa. O casco do Titanic está sendo lentamente corroído por vorazes micróbios do fundo do mar, e operações de resgate anteriores nem sempre foram gentis com ele, causando danos involuntários. Exemplo disso: o ninho de corvo do navio foi destruído ao tentar recuperar seu sino em 2019.

Parks Stephenson, um especialista de longa data no Titanic, expressou sua empolgação, chamando-o de “ponto de virada”. Esses dados sem precedentes proporcionam aos engenheiros a oportunidade de aprofundar-se na mecânica do desastre, nos aproximando da verdadeira história da fatídica viagem do Titanic.

Ele acertadamente chama isso de o começo de um novo capítulo na exploração, pesquisa e análise do Titanic. Portanto, aqui vamos nós descobrir mais verdades ocultas deste lendário naufrágio com essa visão espetacular da velha senhora do mar.

por Lucas