Conecte-se conosco

Outras

Cientistas finalmente descobrem o que está dentro da Lua

Cientistas finalmente confirmaram a composição do núcleo interno da Lua

Publicado

em

Cientistas finalmente confirmaram a composição do núcleo interno da Lua, resolvendo um longo debate sobre seu estado sólido ou fundido e fornecendo informações valiosas sobre a história da Lua e a cronologia do Sistema Solar.

O núcleo interno da Lua é uma esfera sólida com densidade semelhante à do ferro, de acordo com uma equipe liderada pelo astrônomo Arthur Briaud, do Centro Nacional Francês para Pesquisa Científica.

Para determinar a composição interna da Lua, a equipe coletou dados de missões espaciais e experimentos de medição lunar a laser, traçando o perfil de várias características lunares. Eles realizaram modelagens com diferentes tipos de núcleo para encontrar a correspondência mais próxima com os dados observacionais.

As descobertas revelaram um núcleo lunar muito semelhante ao da Terra – uma camada externa fluida e um núcleo interno sólido. O núcleo externo tem um raio de aproximadamente 362 quilômetros e o núcleo interno tem um raio de cerca de 258 quilômetros, constituindo 15% do raio total da Lua. A densidade do núcleo interno é de cerca de 7.822 quilogramas por metro cúbico, assemelhando-se à densidade do ferro.

Cientistas finalmente descobrem o que está dentro da Lua
Os modelos que apoiam essas descobertas descrevem uma inversão ativa no manto lunar profundo, onde o material mais denso cai em direção ao centro e o material menos denso sobe. Essa atividade ajuda a explicar a presença de certos elementos nas regiões vulcânicas da Lua.

A pesquisa da equipe de Briaud também confirma descobertas anteriores de uma equipe liderada pela NASA em 2011, que descobriu evidências de um núcleo interno sólido com um raio de cerca de 240 quilômetros e uma densidade de aproximadamente 8.000 quilogramas por metro cúbico.

Compreender a composição do núcleo lunar é crucial para estudar a evolução da Lua, particularmente seu poderoso campo magnético que começou a declinar há 3,2 bilhões de anos. O campo magnético é gerado pelo movimento e convecção no núcleo, portanto, sua composição é altamente relevante para entender o desaparecimento do campo.

Como a humanidade espera retornar à Lua em breve, os cientistas podem não ter que esperar muito tempo para a verificação sísmica dessas descobertas.

A pesquisa foi publicada na revista Nature.

por Lucas