Conecte-se conosco

Política

Alan Rick comemora Estatuto do Consórcio Intermunicipal para instalação dos aterros sanitários

Conseguimos reunir os 22 prefeitos em torno de um mesmo projeto

Publicado

em

“Conseguimos reunir os 22 prefeitos em torno de um mesmo projeto, um mesmo objetivo: o fim dos lixões no Acre. Estou muito feliz por darmos mais esse passo para a resolução desse problema ambiental e de saúde pública”. Foi assim que o senador Alan Rick comemorou a aprovação do Estatuto do Consórcio Intermunicipal para Coleta, Destinação e Tratamento de Resíduos Sólidos Urbanos e também a eleição da diretoria e do conselho fiscal, ocorridas em assembleia dos prefeitos nesta sexta-feira, 14, na Associação dos Municípios do Acre (AMAC), em Rio Branco. O senador não pôde estar presente na solenidade em razão de outra agenda, mas foi representado pelo assessor parlamentar Marcelo Mendes.

O estatuto traz as regras que organizam e regulam o funcionamento do consórcio que prevê a instalação de Aterros Sanitários para atender os municípios acreanos. Dos 22, 21 não dão a destinação adequada para os resíduos sólidos domésticos, conforme estabelecido no Marco Legal do Saneamento e na Política Nacional de Resíduos Sólidos e estão sob Termos de Ajustamento de Conduta com o Ministério Público, com prazo para se adequarem até 2024.

Para a diretoria, os gestores municipais aclamaram o prefeito de Rio Branco, Tião Bocalom, como presidente, e a prefeita de Brasiléia, Fernanda Hassem, como vice. O conselho fiscal será presidido pelo prefeito de Feijó, Kiefer Cavalcante.

“A gente tem muita esperança que possamos sanar um dos maiores gargalos dos municípios acreanos, que é a situação dos aterros sanitários. Em nome da Associação dos Municípios do Acre, queria agradecer o empenho fundamental e essencial do senador Alan Rick. Foi ele quem, lá atrás, abriu as portas junto às prefeituras, o diálogo junto aos ministérios para que a gente, no dia de hoje, pudéssemos estar aqui dando mais esse passo.” – disse a prefeita Fernanda Hassem, que é vice-presidente da AMAC e foi aclamada vice-presidente do Consórcio Intermunicipal.

O prédio do Consórcio Intermunicipal será construído ao lado da AMAC com emenda parlamentar de R$ 800 mil, destinada pelo senador Alan Rick. As imagens do projeto foram apresentadas na solenidade.

O diretor do Departamento de Estruturação de Projetos da Secretaria Nacional de Fundos e Instrumentos Financeiros do Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional, Denilson Campello, veio de Brasília para a solenidade e também comemorou. “Estamos muito satisfeitos com o que está acontecendo. Esse consórcio é um passo muito importante e nós vamos, agora, começar a estruturação desse projeto para fazermos essa entrega o mais rápido possível.” – disse.

O senador Alan Rick também fez um reconhecimento a AMAC. “A equipe da AMAC, coordenada pelo diretor-executivo Marcus Lucena, o presidente Tião Bocalom, a vice Fernanda Hassem e toda a diretoria têm feito um trabalho primordial para o avanço desse projeto. Registro o meu agradecimento a AMAC e ao amigo diretor Denilson Campello que está pela quarta vez no Acre, a nosso convite, para acompanhar tudo de perto.” – finalizou.