Conecte-se conosco

Outras

A Lua está se afastando da Terra e está causando um grande impacto no tempo

No entanto, novos estudos de pesquisadores

Publicado

em

No entanto, novos estudos de pesquisadores da NASA desafiaram essa ideia, revelando que a conexão entre a Terra e a Lua está enfraquecendo gradualmente. Surpreendentemente, essa desconexão fez com que a Terra gire mais devagar, levando mais tempo para completar uma rotação diária completa.

Os pesquisadores descobriram que, quando a Lua estava mais próxima da Terra, os dias eram mais curtos. Na verdade, acredita-se que há 1,4 bilhão de anos, um dia na Terra durava apenas 18 horas! Isso é muito diferente das 24 horas às quais estamos acostumados atualmente. O professor Stephen Meyers, da Universidade de Wisconsin-Madison, compara a Terra a uma patinadora artística que gira e diminui a velocidade à medida que estica os braços.

A Lua está se afastando da Terra e está causando um grande impacto no tempo
A equipe utilizou um método chamado Astrocronologia, que relaciona a teoria astronômica com a observação geológica, para olhar para o passado da Terra e recriar como o sistema solar poderia ter sido. Ao estudar sedimentos de uma formação rochosa de 90 milhões de anos, eles descobriram os ciclos climáticos da Terra.

De acordo com os resultados, a Lua está atualmente se afastando da Terra a uma taxa de 3,82 centímetros por ano. Isso significa que, à medida que a Lua se afasta, os dias na Terra continuarão ficando mais longos. No passado, a Lua estaria tão próxima que as interações gravitacionais da Terra poderiam tê-la despedaçado.

O professor Alberto Malinvero, coautor do estudo, considerou a descoberta emocionante, pois era uma solução que ele vinha buscando.

O enfraquecimento da conexão entre a Terra e a Lua tem implicações fascinantes para a rotação do nosso planeta e a duração dos nossos dias. À medida que a Lua continua se afastando, podemos esperar que os dias se tornem mais longos, um fenômeno que teria sido inimaginável há algumas décadas.

Embora ainda haja muito a aprender sobre o relacionamento da Terra com seu satélite natural, essas descobertas nos proporcionaram um vislumbre fascinante do passado e da natureza sempre em evolução do nosso sistema solar.

por Lucas-Ciência