Conecte-se conosco

Política

Governo entrega espaço para venda de artesanato em Rio Branco

Ao som de cânticos tradicionais do grupo

Publicado

em

Ao som de cânticos tradicionais do grupo Txanabu Huni Kuin, a vice-governadora Mailza representou o governo do Acre na inauguração da Casa do Artesanato Acreano, na manhã desta quinta-feira, 16, no Canal da Maternidade, em Rio Branco.

A ação reuniu esforços das secretarias de Estado de Indústria, Ciência e Tecnologia (Seict), do Turismo e Empreendedorismo (Sete) e da Fundação Elias Mansour (FEM).

A obra é fruto de um termo de cooperação técnica para a criação de um espaço de comercialização do artesanato acreano. Mailza lembrou que, como senadora da República, destinou mais de R$ 19 milhões para a cultura e o empreendedorismo. “Isso é um porto seguro para o artesanato acreano, tão conhecido nacional e internacionalmente. Esse espaço acolhe o que é produzido pelas mãos criativas de nossos artesãos”, disse.

O secretário de Turismo, Marcelo Messias, vê no espaço uma oportunidade para negócios. “Vamos mostrar para o mundo o que existe de melhor produzido pelos artesãos acreanos. Essa ação tem muitas mãos envolvidas em parcerias, que têm ajudado no desenvolvimento de potencialidades”, destacou.

Já o secretário Assurbanipal Mesquita frisou a movimentação que o espaço vai proporcionar no Canal da Maternidade, lembrando a determinação do governador Gladson Cameli para ocupar os espaços públicos: “A Casa do Artesanato vai trazer nova vida a este ambiente, com gestão de negócios e sustentabilidade”.

A FEM foi responsável por ceder o espaço, que contempla inicialmente 35 expositores. “Quando a gente une forças, obras como esta são devolvidas à população. Cultura é movimento e identidade; as pessoas trazem, além do artesanato, brilho e alegria”, disse o presidente da instituição, Minoru Kinpara.

Mais de 300 peças estão expostas, reunindo desde a marchetaria produzida no Juruá, até biojoias, gamelas e utensílios decorativos. A coordenadora de Artesanato da Secretaria de Turismo, Suelany Paiva, garantiu a realização de uma busca ativa para contemplar novos profissionais do setor.

A arquiteta de ecodesign, Adriane Freitas, parabenizou a equipe do governo pela iniciativa. Ela participou recentemente da qualificação na produção de gamelas e tem seus produtos expostos na casa. “Esse espaço vai nos ajudar a levar nossa arte para fora do estado e com isso gerar mais oportunidades de negócios. Estamos felizes”, disse a artesã.

No evento, o empresário João Pereira representou a Federação das Indústrias do Estado (Fieac) e o presidente do Conselho Estadual de Turismo, Risomar Araújo, representou o trade turístico.

Serviço

A Casa do Artesanato Acreano funcionará todos os dias. De segunda a sexta, das 8 às 18h. Nos sábados, domingos e feriados, das 10 às 18h.

Por Jairo Carioca- Agencia de Notícias do Acre

Fotos: Felipe Freire