Conecte-se conosco

Outras

Coordenadoria das Mulheres do TJAC participa do lançamento de programa Sementes da Resistência

O Tribunal de Justiça do Acre (TJAC), por meio

Publicado

em

O Tribunal de Justiça do Acre (TJAC), por meio da Coordenadoria Estadual da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar (Comsiv), participou no sábado, 11, do lançamento da campanha “Sementes da Resistência”, realizado no Bujari pelo Movimento de Mulheres Camponesas no Acre e pelo Conselho Estadual dos Direitos da Mulher (Cedim/AC).

A desembargadora Eva Evangelista, coordenadora da Comsiv, participou do evento junto com outras autoridades estaduais. A magistrada do Judiciário estadual relatou o trabalho feito pela Justiça para proteção das mulheres e de promoção da igualdade de gênero.

A presidente do Conselho Estadual dos Direitos da Mulher e do Movimento de Mulheres Camponesas, Geovana Castelo Branco, discorreu sobre o significado da campanha. Sementes da Resistência é uma ação nacional para estabelecer mecanismos de resistências contra o desmonte das políticas públicas que atendiam os pequenos produtores e também para fortalecer as mulheres produtoras rurais, assim como, estimular a preservação do meio ambiente com a produção da agricultura sustentável, familiar e orgânica.

“Essa campanha é uma forma de mostrar que estamos resistindo. Resistindo todo esse processo de perca das políticas para mulheres que ocorreu, de retrocesso com relação a nossa produção. A gente precisa novamente fortalecer a agricultura familiar, agricultura camponesa, agricultura orgânica e porque nós resistimos, porque nós somos o contrário do que o agro faz. Nós preservamos, preservamos a vida, a terra, o ar, a floresta, a semente crioula. Por isso, o nome da campanha, porque nós resistimos a todo esse processo de desconstrução do meio ambiente”, comentou Castelo.

Para a presidente do Cedim a participação da desembargadora Eva representando o Tribunal de Justiça é importante para gerar esperanças no Movimento de Mulheres Camponeses quanto ao acesso e garantia dos direitos. “É uma importância muito grande para que a instituição veja a dificuldade dessas mulheres. A desembargadora Eva nos traz a esperança que essas políticas possam realmente alcançar as mulheres do movimento camponês”.

Por TJAC

Outras

Morre Raimunda Nonata, moradora antiga do Rio Iaco, vítima de câncer

A trabalhadora rural Raimunda Nonata Vieira da Silva

Publicado

em

A trabalhadora rural Raimunda Nonata Vieira da Silva, 60 anos de idade, morreu na última segunda-feira (29), em Rio Branco. Ela foi diagnosticada com câncer no pulmão e, apesar de todo o esforço, não foi possível reverter o quadro.

Dona Raimunda era bastante conhecida no Rio Iaco, principalmente na colônia Vila Preta, onde morava. Ela teve 15 filhos e criou três netos. “Foi uma mãe maravilhosa, uma mulher guerreira, sempre dedicada à família. Era casada com o meu pai há 40 anos. Ela deixa para todos nós um grande legado. A dor é muito grande nesse momento”, comentou Ivaíce Silva, sua filha.

De acordo com a família, há três meses dona Raimunda vinha sentindo dores nas costas. Ficou uma semana internada no Hospital João Câncio Fernandes, em Sena Madureira, e em seguida foi transferida para Rio Branco.

Seu corpo foi velado e sepultado em Sena Madureira, sua cidade de origem.

Contilnet

Continue lendo

Outras

Sorte Grande; Em Sena Madureira pescador captura peixe de 64 kg

O Pescador Adinaildo, morador no Rio Purus

Publicado

em

O Pescador Adinaildo, morador no Rio Purus em Sena Madureira residente na comunidade São Luiz, pescou um peixe filhote de 64 kg, em seguida trouxe para ser comercializado na feira dos colonos ao preço de 40 Reais o quilo.

Por Pelegrino Sobrinho, colaborador do AcreOnline

Continue lendo

Outras

Morre mais um taxista de Sena Madureira

O taxista Nelito de 61 anos, faleceu na manhã

Publicado

em

O taxista Nelito de 61 anos, faleceu na manhã desta quarta-feira ,31, em Rio Branco, a causa da morte não informada a nossa reportagem, Nelito por muitos anos trabalhou como Taxista fazendo alinha entre Sena Madureira a Rio Branco e era muito conhecido na cidade. Seu sepultamento deverá ocorrer amanhã no cemitério São João Batista.

Por Pelegrino Sobrinho colaborador do AcreOnline

Continue lendo

Trending