Política
Margaridas de Rio Branco são homenageadas pelo Dia Internacional da Mulher com a presença da vice-governadora Mailza
Faça chuva ou faça sol. Frio ou calor

Faça chuva ou faça sol. Frio ou calor, as mulheres que trabalham na limpeza das nossas cidades, seguem firmes. E merecem todo o reconhecimento.
Na manhã do último sábado, 11, a Secretaria Municipal de Zeladoria e Serviços da Cidade (SMZCC), em Rio Branco, homenageou as margaridas com um café da manhã em comemoração ao Dia Internacional da Mulher, celebrado no último dia 8. A vice-governadora Mailza participou da ação.
“Meus parabéns a todas as mulheres, as margaridas, que fazem o serviço bem cedinho. Que Deus as ilumine. São vocês que fazem a limpeza da cidade e merecem o nosso reconhecimento, todos os dias do ano. A zeladoria dá um exemplo. Emprega, protege e dá espaço para mulheres”, homenageou a vice-governadora.
A programação especial teve palestra sobre a importância da mulher na sociedade, com a psicóloga Giselda Silveira, sorteio de brindes e o tradicional parabéns em homenagem às servidoras.
Força e determinação descrevem as margaridas que trabalham na limpeza de Rio Branco
Quem vive a cidade dia-dia e sol-a-sol é Maria de Fátima Eneas, de 58 anos. Mãe de cinco filhos, ela é uma margarida e atua na limpeza municipal há 18 anos.
Conta que, apesar dos desafios da profissão, faz seu trabalho com muita responsabilidade e compromisso. “Acordo cedinho, todos os dias às 4h30 da manhã. Me arrumo, faço minhas coisas. Chego na Zeladoria por volta das 5h30. Sou muito dedicada no que faço. Hoje, o sustento da casa vem da minha renda de margarida e isso é meu orgulho”, relata emocionada.
Maria Leilane Silva tem 34 anos e está há 12 na zeladoria. Mãe de dois meninos, relata que seu maior desafio é cada dia fazer o seu melhor para os filhos. “Visto a camisa do meu trabalho. Com o salário que ganho aqui, faço de tudo para dar conforto para eles”.
Quando não está trabalhando, Leilane gosta de reencontrar os amigos, fazer novas amizades. “Falo às pessoas sobre o cuidado com a limpeza da cidade. Falo para elas sobre não jogar o lixo na rua”.
Mesmo com as dificuldades da vida, ela diz que as parcerias no trabalho tornam tudo mais fácil. “Nossa coordenadora Natalice sabe como tratar a gente. Quando temos problema em casa então, me sinto no meio da minha família. Só agradeço a Deus por ter me colocado pra trabalhar com elas, as margaridas”
E finaliza agradecendo: “Temos um secretário e uma diretora ótima, um governador e uma vice que lembrou de nós. Agradeço a Mailza pelo gesto lindo hoje”, conta emocionada.
De acordo com o secretário, Joabe Lira, atualmente 86 mulheres integram a Secretaria Municipal de Cuidados com a Cidade em vários segmentos operacionais (45 margaridas, duas coordenadoras e uma diretora). As demais atuam na área administrativa da SMCCI.
“Nós trabalhamos com garantia dos direitos da mulher, atuando no combate à violência doméstica e familiar e nada melhor do que homenagear as nossas margaridas. O Governo do Estado tem esse compromisso junto à Secretária da Mulher de fazer mais por todas”, disse a secretária Márdhia El-Shawwa, que informou que o Acre não lidera mais o ranking nacional de feminicídios.
Por Fernando Santtos- Agencia de Notícias do Acre
Fotos: Felipe Freire/Secom
Política
Bancadas federal e estadual do Acre pedem retomada de voos e redução do preço das passagens aéreas a companhias
Sob a coordenação do Senador Alan Rick

Sob a coordenação do Senador Alan Rick, as Bancadas Federal e Estadual do Acre se reuniram, nesta quarta-feira, 22, no Senado Federal, com a Associação Brasileira das Empresas Aéreas (ABEAR) e representantes da Gol e Latam.
“Requeremos as empresas que retomem os voos diurnos e que reduzam os preços para a nossa região que sofre com os preços altíssimos das passagens aéreas”, explicou Alan Rick.
Conforme o Presidente da ABEAR, Eduardo Sanovickz, a maior parte dos custos está atrelada ao dólar, especialmente no que diz respeito ao querosene de aviação, que, apesar de utilizar 95% de combustível produzido no Brasil, o valor do litro varia conforme o câmbio da moeda americana.
“Nós estamos articulando, junto aos Ministérios da Fazenda e do Turismo, para que possamos alterar essa política de precificação atrelada ao dólar”, adiantou o Coordenador da Bancada Federal.
As despesas das companhias com leasing das aeronaves, que também são em dólar, e a folha de pagamento foram os outros itens citados pela Gerente de Assuntos Regulatórios da Latam, Tatiana Viana, como os que pesam no preço das passagens.
A variação do preço das passagens para um mesmo voo também foi criticada pelo parlamentares. Segundo Alberto Fajerman, Assessor Especial da Presidência da Gol, as companhias estão empenhadas em resolver o problema da alta dos preços. “Mas sempre haverá passagens mais caras, que são compradas mais perto da decolagem, e passagens mais baratas, compradas por quem pode se programar.”
Quanto à retomada dos voos a Gerente da Latam disse que o assunto será encaminhado ao setor responsável pelas rotas. O prazo estimado é de 90 dias. “Pedimos que vocês analisem essa questão e reduzam o tempo de resposta, para que o voo diurno seja retomado o quanto antes”, pediu Alan Rick.
Os prejuízos acumulados durante a pandemia, quando a maior parte das aeronaves ficou parada, em razão do isolamento, também pesam no bolso das companhias aéreas. Conforme Sanovickz, o Brasil foi um dos poucos países que não ofereceu subsídios para as empresas se recuperarem.
“Todos os setores sofreram e essa conta é de todos. No que tange ao Congresso, eu tenho certeza que vamos buscar caminhos para que possamos ajudar, porque são empresas que, se deixarem de voar, prejudicam todo mundo”, disse Alan Rick.
Participaram da reunião os Deputados Federais Socorro Neri, Vice-coordenadora da Bancada Federal; Antônia Lúcia; Zezinho Barbary; Roberto Duarte; Meire Serafim; Eduardo Veloso; e Coronel Ulysses. E os Estaduais Luiz Gonzaga, Presidente da Aleac; Tadeu Hassen; Gene Diniz; e Clodoaldo Rodrigues.
Política
Ivoneide Bernardino pede que Energisa faça mapeamento de postes de energia elétrica que estão prestes a desabar na zona rural
A vereadora e Presidente da Câmara Municipal de Sena Madureira

A vereadora e Presidente da Câmara Municipal de Sena Madureira, Ivoneide Bernardino (MDB), usou a tribuna durante a sessão realizada na noite desta terça-feira (21), para encaminhar um ofício solicitando que a empresa Energisa faça um mapeamento dos postes de energia elétrica, que estão prestes a desabar na área rural do município.
Segundo a parlamentar, várias pessoas a procuraram para pedir que algo seja feito para solucionar o problema, visto que os postes estão localizados às margens de rios e ramais, expostos ao desbarrancamento, oferecendo sérios riscos aos moradores.
“A Energisa precisa fazer esse levantamento e mudar esses postes de lugar, pois não podemos esperar uma tragédia ocorrer para tomar providências. Os moradores estão preocupados com a possibilidade de ocorrer um acidente, pois a cada chuva os riscos aumentam”, disse.
Ivoneide destacou ainda que uma das comunidades afetadas é o Ramal Cassirian no km 15, haja vista que um poste situado a beira do referido ramal nas proximidades da ponte está prestes a cair.
Ascom
Política
Governo do Acre e Prefeitura de Rio Branco realizam programação comemorativa ao Dia Mundial da Água
O Dia Mundial da Água é celebrado em 22 de março

O Dia Mundial da Água é celebrado em 22 de março e, em alusão à data, o governo do Acre e a Prefeitura de Rio Branco irão realizar uma programação específica a partir desta quarta-feira, 22, com encerramento na sexta, 24.
O evento está sendo promovido pelas secretarias de Estado de Meio Ambiente e das Políticas Indígenas (Semapi) e de Educação (SEE), pelo Instituto de Meio Ambiente do Acre (Imac), pelo Serviço de Água e Esgoto do Estado (Saneacre) e pela Agência Reguladora dos Serviços Públicos (Ageac) em parceria com a Prefeitura de Rio Branco, por meio da Secretaria de Meio Ambiente (Semeia).
A água é primordial para a sobrevivência dos seres vivos na Terra. Foto: Alexandre Cruz-Noronha/Semapi
Criada pela Organização das Nações Unidas (ONU) durante a Conferência Rio-92, a data internacional aborda uma temática a cada ano. Em 2023, o tema escolhido foi “Acelerando mudanças – seja a mudança que você deseja ver no mundo”.
Seguindo a temática, Estado e Município iniciarão as comemorações na quarta-feira, a partir das 9h, no auditório da Biblioteca Pública Adonay Barbosa, em Rio Branco, com a assinatura de um acordo de cooperação técnica (ACT). A programação se encerra na sexta-feira, 24, às 17h, com um plantio de mudas na estação de tratamento de esgoto (ETE) da Bacia do Igarapé Redenção, na Estrada do Quixadá.
Por Larissa Costa- Agencia de Notícias do Acre
Fotos: Alexandre Cruz-Noronha/Semapi
-
Policial4 anos atrás
Policial militar evita assalto e é ferido com arma branca
-
Esporte4 anos atrás
Esporte – Sena Futsal vence o Villa e garante classificação no estadual
-
Policial2 anos atrás
Ampliação do efetivo policial reforça a Segurança Pública do Acre
-
Outras1 mês atrás
Modelo que teve lábio arrancado por pit bull celebra cirurgia de reconstrução
-
Outras2 meses atrás
Rio Iaco enche mais de 01 metro e meio em apenas 24 horas em Sena Madureira
-
Policial3 anos atrás
Vídeos mostram mulheres supostamente ligadas a facções “apanhando de pau”
-
Policial2 anos atrás
PC de Sena identifica infratores que estariam loteando e vendendo terras indevidamente na estrada de Manoel Urbano
-
Outras2 anos atrás
Moradora de Sena Madureira, Dona Graça do Evangelista, morre em Porto Velho
Você precisa fazer login para comentar.