Policial
No Carnaval da Família, Patrulha Maria da Penha leva conscientização sobre importunação sexual

Policiais militares da Patrulha Maria da Penha, da Polícia Militar do Acre (PMAC), estão com o “bloco” na rua, em todas as noites do Carnaval da Família, para conscientizar os foliões sobre o crime de importunação sexual, além de fazer divulgação das ações e principais medidas protetivas de urgência tomadas na defesa de mulheres vítimas de violência doméstica.
A equipe está todas as noites fazendo panfletagem e conversando com os foliões. Foto: cedida
A tenente Priscila Siqueira, coordenadora do programa, avalia que a ação preventiva realizada pela PMAC tem sido fundamental para a ausência, até então, de registros de crimes de assédios e de natureza sexual, durante as festas no Arena da Floresta.
“Nosso principal objetivo é conscientizar as pessoas para tais crimes, muito comuns nas festas de carnaval, nas quais algumas pessoas se excedem e acham que podem tudo. A gente está todas as noites fazendo panfletagem, conversando com as pessoas e explicando que certas atitudes, como roubar beijo sem a permissão do outro, passam o limite da diversão para se tornar crime”, pontuou a oficial.
Atuação reconhecida
Em 2022 o programa ganhou o Selo Nacional De Práticas Inovadoras. Foto: cedida.
Como resultado do trabalho realizado desde 2019, tanto em eventos pontuais como o Carnaval da Família, quanto na rotina de fiscalização de medidas e suporte a mulheres vítimas de violência doméstica, a Patrulha Maria da Penha tem se destacado no cenário nacional e conquistado reconhecimento.
Em 2022, o programa ganhou o Selo Nacional De Práticas Inovadoras, em meio a 58 projetos de entidades de todo o país, que reconhece as boas práticas na gestão pública que possuem potencial de realizar a transformação dos cenários de vulnerabilidade e violência.
Por Joabes Guedes- Agencia de Notícias do Acre
Policial
PM do Acre adapta policiamento para garantir segurança e apoio durante enchente
O efetivo da Polícia Militar do Acre (PMAC) saiu às ruas núltimo domingo

O efetivo da Polícia Militar do Acre (PMAC) saiu às ruas núltimo domingo, 26, preparado para atuar em diversas modalidades de policiamento, adequadas à situação atípica que se apresenta no Estado, devido à enxurrada e cheia do Rio Acre, que aflige centenas de famílias acreanas. A mobilização se estenderá até quando houver necessidade.
Além do policiamento ordinário, as conhecidas rádio patrulhas, e do motopatrulhamento, a PMAC acionou o reforço da Diretoria de Ensino (DE), que empenhou os alunos dos Cursos de Formação de Sargentos (CFS) e de Habilitação de Oficiais (Choa). As equipes se dividem em guarnições a pé, para apoiar o Corpo de Bombeiros (CBMAC) na retirada das pessoas desabrigadas e no transporte seus pertences, bem como para garantir a segurança nos abrigos.
Há ainda as equipes embarcadas, compostas por militares do Batalhão de Policiamento Ambiental (BPA) e da Companhia de Operações Especiais (Coe). O patrulhamento nas regiões alagadas é intensificado no período noturno, nos locais mais atingidos pela enchente, entre eles, os bairros Taquari, Seis de Agosto, Cidade Nova e Airton Sena, o último a ser afetado pela cheia devido ao grande volume de chuvas.
De acordo com o tenente-coronel Cristian Diogo, comandante do Bope, a PMAC também está empenhada em proporcionar segurança às pessoas que já começam a ter acesso às suas residências, nos locais afetados pela enxurrada, onde a água já está baixando.
“A PMAC está fazendo o patrulhamento nessas áreas, garantindo a ordem e a segurança para que os moradores possam retornar às suas casas. Se a população necessitar, a Polícia Militar sempre estará pronta a atendê-la, seja via terrestre ou embarcados, nas áreas alagadiças”, disse o oficial.
No interior do Estado, as unidades operacionais da PMAC localizadas nos demais municípios atingidos pela enchente, entre eles, Brasiléia, Assis Brasil, Xapuri e Epitaciolândia, também estão empenhadas no policiamento, bem como em prestar o apoio necessário às equipes de Defesa Civil.
Assessoria de Comunicação da PMAC
Policial
Fatalidade em Sena Madureira Carpinteiro cai de escada e vai a óbito
Uma fatalidade aconteceu no final da tarde

Uma fatalidade aconteceu no final da tarde do última sábado (25) no Município de Sena Madureira, o carpinteiro conhecido por Leudo, usando uma escada resolveu subir no telhado para trocar uma telha, foi quando a escada escapou e ele veio ao solo, a família ainda tentou presta socorro mais Leudo foi a óbito momentos depois, segundo informações ele teve deslocamento no pescoço devido ao forte impacto ou solo, altura era de aproximadamente três metros.
Leudo era muito conhecido e querido na cidade e residia no Bairro do Bosque , seu enterro irá acontecer neste domingo no cemitério São João Batista.
Por AcreOnline
Policial
PM – informações sobre condições de trafegabilidade na BR 364
A Polícia Militar, por meio do 8º BPM

A Polícia Militar, por meio do 8º BPM, informa à população em geral, principalmente às pessoas que pretendem realizar o trajeto Sena Madureira a Rio Branco ou no sentido Rio Branco para Sena Madureira, que o nível do rio Andirá baixou.
Assim, o trecho que foi interditado ontem, em razão dessa pequena vazão, não se encontra mais totalmente interditado, todavia, a Polícia Rodoviária Federal está orientando os condutores de veículos sobre os riscos ainda existentes ao trafegar nesse trecho.Assessoria do 8º BPM.
-
Policial4 anos atrás
Policial militar evita assalto e é ferido com arma branca
-
Esporte4 anos atrás
Esporte – Sena Futsal vence o Villa e garante classificação no estadual
-
Policial2 anos atrás
Ampliação do efetivo policial reforça a Segurança Pública do Acre
-
Outras1 mês atrás
Modelo que teve lábio arrancado por pit bull celebra cirurgia de reconstrução
-
Outras2 meses atrás
Rio Iaco enche mais de 01 metro e meio em apenas 24 horas em Sena Madureira
-
Policial3 anos atrás
Vídeos mostram mulheres supostamente ligadas a facções “apanhando de pau”
-
Policial2 anos atrás
PC de Sena identifica infratores que estariam loteando e vendendo terras indevidamente na estrada de Manoel Urbano
-
Outras2 anos atrás
Moradora de Sena Madureira, Dona Graça do Evangelista, morre em Porto Velho
Você precisa fazer login para comentar.