Conecte-se conosco

Policial

No Carnaval da Família, Patrulha Maria da Penha leva conscientização sobre importunação sexual

Publicado

em

Policiais militares da Patrulha Maria da Penha, da Polícia Militar do Acre (PMAC), estão com o “bloco” na rua, em todas as noites do Carnaval da Família, para conscientizar os foliões sobre o crime de importunação sexual, além de fazer divulgação das ações e principais medidas protetivas de urgência tomadas na defesa de mulheres vítimas de violência doméstica.


A equipe está todas as noites fazendo panfletagem e conversando com os foliões. Foto: cedida
A tenente Priscila Siqueira, coordenadora do programa, avalia que a ação preventiva realizada pela PMAC tem sido fundamental para a ausência, até então, de registros de crimes de assédios e de natureza sexual, durante as festas no Arena da Floresta.

“Nosso principal objetivo é conscientizar as pessoas para tais crimes, muito comuns nas festas de carnaval, nas quais algumas pessoas se excedem e acham que podem tudo. A gente está todas as noites fazendo panfletagem, conversando com as pessoas e explicando que certas atitudes, como roubar beijo sem a permissão do outro, passam o limite da diversão para se tornar crime”, pontuou a oficial.

Atuação reconhecida

Em 2022 o programa ganhou o Selo Nacional De Práticas Inovadoras. Foto: cedida.
Como resultado do trabalho realizado desde 2019, tanto em eventos pontuais como o Carnaval da Família, quanto na rotina de fiscalização de medidas e suporte a mulheres vítimas de violência doméstica, a Patrulha Maria da Penha tem se destacado no cenário nacional e conquistado reconhecimento.

Em 2022, o programa ganhou o Selo Nacional De Práticas Inovadoras, em meio a 58 projetos de entidades de todo o país, que reconhece as boas práticas na gestão pública que possuem potencial de realizar a transformação dos cenários de vulnerabilidade e violência.

Por Joabes Guedes- Agencia de Notícias do Acre