Ícone do site acreonline

PRESIDENTE do Banco Central comenta os próximos passos do Real Digital

Presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, participou de evento na Universidade da Califórnia. Nele, falou sobre o papel do Brasil nos avanços de sistemas de pagamentos digitais.

Através do webinar, Campos falou o que pensa sobre a tokenização do sistema econômico, sobre os planos do governo para a criação de moeda única entre Brasil e Argentina, além de um modelo específico para o real digital.

Na sua participação no evento, Campos disse que sua equipe está buscando uma maneira de representar o valor da moeda de maneira digital. Ainda, deixou claro que considera diferentes os modelos de tokens e criptomoedas.

“Estamos mudando de uma economia de contas para uma economia de tokens? Nós acreditamos que sim”, declarou. Sobre as possíveis vantagens, Campos frisou, por exemplo, a redução de custos entre intermediários.

“Tokenizar ativos para negociação é a transformação principal. As pessoas focam muito na ideia de criptoativos, e quero me distanciar um pouco disso por enquanto porque existe algo maior acontecendo” complementou o presidente.

Sobre a moeda única especulada para trocas entre Brasil e Argentina
Ele não gostou da ideia. Para ele, a proposta não faz sentido para este momento, mas resolveu não aprofundar o assunto por se tratar de um jogo político que gera desavenças.

Sobre os planos para o Real Digital, a ideia do presidente do BC é que a moeda seja o principal foco de um sistema financeiro de tokenização. Além disso, ele acredita que o modelo trará mais segurança para as transações.

“Nossas CBDCs serão diferentes de todas. Porque não são nada mais nem menos que depósitos tokenizados. Um banco vai bloquear um depósito e lastrear um token nele”, explica.

Por Gustavo Silva

Sair da versão mobile