Conecte-se conosco

Sem categoria

PAI E FILHO SÃO assassinados a tiros de espingarda no interior do Acre

O colono Manoel Maurício, 50 anos, e o jovem Oziel da Silva

Publicado

em

O colono Manoel Maurício, 50 anos, e o jovem Oziel da Silva, 20 anos, pai e filho, foram assassinados a tiros de espingarda na propriedade rural Esperança de Deus, situada no Igarapé Iboaçú, afluente do Rio Muru, área rural do município de Feijó – interior do Acre.

De acordo com informações, o duplo homicídio ocorreu na última quinta-feira, 19, mas só chegou ao conhecimento da Polícia Civil do município no fim de semana. Quando as autoridades foram informadas, as vitimas já haviam sido sepultadas.

Assim que soube dos crimes, a polícia designou enviou agentes à comunidade para colher mais informações. Dois homens, que também teriam sido feridos na confusão, foram levados ao município de Tarauacá para receber atendimento médico e prestaram depoimento.

Até o momento ninguém soube explicar o que motivou os crimes e o principal suspeito de cometer os assassinatos continua foragido. O caso é investigado pela Polícia Civil.

A Gazeta do Acre

Foto ilustrativa

Sem categoria

Polícias cumprem 15 ordens judiciais contra integrantes de facção criminosa no interior do Acre

A força-tarefa de Segurança Pública

Publicado

em

A força-tarefa de Segurança Pública no Acre deflagrou nesta quinta-feira (2) a “Operação Juruá II” contra integrantes de uma facção criminosa em Cruzeiro do Sul, no interior do Acre. Ao todo, foram cumpridos 15 mandados judiciais, sendo 10 de prisão preventiva e cinco de busca e apreensão. As ordens judiciais foram expedidas pela Vara de Delitos de Organizações Criminosas de Rio Branco.

Mais de 30 policiais federais, civis e militares participaram do cumprimento dos mandados.

Conforme a Segurança Pública, as investigações começaram em setembro de 2021, quando foi deflagrada a Operação Juruá I, quando dezenas de integrantes de organização criminosa foram presos e várias provas sobre a participação de outras pessoas foram apreendidas.

Os alvos da operação devem responder pelo crime de integrar organização criminosa, com penas que podem chegar a 13 anos de prisão.

g1

Continue lendo

Sem categoria

EM SENA MADUREIRA Detento monitorado e criança de 3 anos são baleados

Um detento de 22 anos, monitorado por tornozeleira

Publicado

em

Um detento de 22 anos, monitorado por tornozeleira eletrônica, e uma criança de 3 anos foram vítimas de uma tentativa de homicídio na tarde de sábado, 21, no município de Sena Madureira.

Segundo informações apuradas pela reportagem, dois criminosos em uma moto passaram em frente a casa da vítima e dispararam contra ele, que estava com seu filho em frente a sua residência.

Os dois foram encaminhados para o hospital do município. O homem foi ferido com dois tiros na perna esquerda, e a criança ficou ferida na mão, no pé e na perna. Pai e filho foram encaminhados para o pronto-socorro de Rio Branco.

A Gazeta do Acre

Continue lendo

Sem categoria

INSS 2023: Confira as doenças que podem garantir o acesso a aposentadoria por invalidez

Os cidadãos brasileiros podem ter acesso

Publicado

em

Por meio do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) os cidadãos brasileiros podem ter acesso ao pagamento de auxílios, pensões e aposentadorias. De acordo com o instituto, uma das modalidades de aposentadoria mais solicitadas é a por invalidez.

A saber, a aposentadoria por invalidez é destinada aos trabalhadores que estão incapacitados de exercerem suas funções laborais devido a alguma doença grave ou acidente. É válido salientar que a liberação do benefício depende da avaliação de um médico perito. Portanto, não basta apenas a realização de um requerimento.

Quais são as doenças que dão direito a aposentadoria por invalidez?
De acordo com a Lei 8.213/91, as doenças que dão direito ao recebimento da aposentadoria por invalidez são:

Hanseníase;

Alienação mental;

Esclerose múltipla;

Cegueira;

Cardiopatia grave;

Espondiloartrose anquilosante;

Doença de Parkinson;

Tuberculose ativa;

AIDS;

Estado avançado de osteíte deformante;

Contaminação por radiação;

Nefropatia grave;

Paralisia (irreversível e incapacitante);

Neoplasia maligna (Câncer);

Hepatopatia grave.

É importante destacar que o direito à aposentadoria por invalidez não depende da função trabalhista do segurado. Portanto, o trabalhador pode ser autônomo, CLT ou até empregado, desde que seja um contribuinte.

A princípio, de acordo com a Previdência Social, o cidadão deve seguir uma série de exigências para conseguir o benefício. São elas:

Ser permanentemente incapaz de trabalhar;
Comprovar a incapacidade por meio de uma perícia médica feita pelo INSS;
Cumprir uma carência mínima de 12 meses (para os segurados do INSS);
Estar trabalhando no serviço público ou contribuindo para a Previdência Social no momento em que ocorreu a incapacidade ou estar no período de qualidade de segurado, no caso dos segurados do INSS.

Como já mencionado, o segurado também precisa passar uma perícia médica. Na prática, o segurado terá que apresentar a documentação comprobatória do seu estado de saúde, como laudos, atestados, receitas, exames, entre outros.

Ademais, de acordo com a legislação, para ter acesso e permanecer recebendo o benefício, o cidadão precisa:

Como solicitar o benefício do INSS?
Para solicitar a aposentadoria, o trabalhador deve acessar o site ou aplicativo Meu INSS. Em seguida, basta acessar a página inicial e clicar em “Agendar Perícia” e, em seguida, “Perícia Inicial”. Ao acessar a aba de perícia, siga as instruções da plataforma.

Após concluir o procedimento e o beneficiário ser aprovado para fazer sua análise documental pela Perícia Médica, aparecerá em uma tela as opções de melhor local para o recebimento dos valores do benefício.

Por Ester Farias

Continue lendo

Trending