Conecte-se conosco

Política

VISITA DE LULA à Argentina: o que é a Celac?

Na noite do último domingo

Publicado

em

Na noite do último domingo (22), o presidente Lula (PT) saiu do Brasil com destino à Argentina para sua primeira viagem internacional deste mandato. Para segunda-feira (23) e terça-feira (24), estão previstas a reunião entre chefe do Executivo com Alberto Fernandez, presidente argentino e a participação na 7ª Cúpula da Comunidade de Estados Latino Americanos e Caribenhos (Celac).

Durante o governo Bolsonaro, o Brasil deixou de fazer parte do grupo. No entanto, nos primeiros dias após a posse do novo governo, o Ministério das Relações Exteriores comunicou o retorno do país à Celac.

Celac: o que é?
Criada em 2010 e oficializada no ano seguinte no México, a Comunidade de Estados Latino Americanos e Caribenhos busca integrar os 33 países que fazem parte do grupo por meio de ações políticas voltadas para o setor econômico e também social das nações. O grupo visa obter autonomia para a América Latina.

Desde então, temáticas como desarmamento nuclear, cultura, energia, meio ambiente, dentre outras são discutidas pela Celac.

Em 2020, o governo Bolsonaro retirou o país da Celac sob a justificativa de divergências ideológicas com países como Venezuela e Cuba. Antes disso, o grande protagonista da comunidade era o Brasil.

De acordo com o presidente Lula, o principal objetivo da primeira viagem internacional do novo governo é a retomada de laços e o retorno do país ao cenário internacional.

Além do presidente, membros do atual governo fazem parte da comitiva: Fernando Haddad (Min. da Fazenda); Mauro Vieira (Relações Exteriores); Nísia Trindade (Min. da Saúde); Luciana Santos (Ciência e Tecnologia); Márcio Macêdo (Secretaria-Geral da Presidência) e Paulo Pimenta (Secretaria de Comunicação Social).

Por Rafaela Medolago