Conecte-se conosco

Outras

SPOTIFY DEMITE mais de 500 funcionários

Nesta segunda-feira (23), a Spotify Technology

Publicado

em

Nesta segunda-feira (23), a Spotify Technology anunciou que planeja demitir 6% de seus funcionários, o que representa 600 trabalhadores. Assim, a companhia se junta a várias outras empresas de tecnologia que têm feito demissões, com a justificativa que se preparam para uma recessão.

Além disso, como parte da reorganização, a Spotify também comunicou que Dawn Ostroff, vice-presidente de conteúdo e publicidade, também deixará a empresa.

À vista disso, até dia 30 de setembro, a Spotify possuía cerca de 9.800 funcionários. Assim, agora, a companhia espera gastar de 35 milhões a 45 milhões de euros com as demissões.

Dessa forma, em outubro de 2022, a Spotify anunciou que estava diminuindo o ritmo de contratações para o restante do ano e para 2023. De modo que as ações da companhia acumularam uma queda de pelo menos 50% no ano passado.

Assim, a Spotify é só mais uma das Big Techs, ou seja, das grandes empresas de tecnologia que vêm demitindo nos últimos dias. Sendo que, em somente três meses, já foram desligados mais de 50 mil funcionários.

Dessa forma, o cenário negativo pode ser explicado pela desaceleração macroeconômica e a queda na receita com propaganda. Assim, analistas consideram que as demissões nestas empresas são uma combinação de menos vendas, com a queda da pandemia da Covid-19, e menos anúncios, devido a atual situação econômica dos Estados Unidos.

“Muitas dessas empresas cresceram em 2020, e aí depois houve a queda. No auge da pandemia, a digitalização aumentou. Todo mundo estava em casa, muitos recebem auxílio do governo, e as pessoas gastaram mais online”, explicou ao g1 Arthur Igreja, especialista em tecnologia e inovação e professor convidado da FGV.

Demissões nas Big Techs
Twitter: 3.700 funcionários;
Meta (Facebook/Instagram/WhatsApp): 11 mil funcionários;
Microsoft: 10 mil funcionários;
Amazon: 18 mil funcionários;
Alphabet (Google): 12 mil funcionários.

Por Djamilla Ribeiro

Com informações do g1.