Ícone do site acreonline

Famílias de autistas fecham Terminal em Rio Branco em protesto por mais profissionais, tratamentos e exames

Um protesto interrompe a entrada e saída de ônibus no Terminal Urbano de Rio Branco desde as 7h30 desta segunda -feira (9). O trânsito nas Avenida Brasil e Ceará também foi afetado pelo ato. A mobilização é de um grupo de pais e mães de pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA), que reivindicam mais disponibilização de mediadores para esse público nas escolas, além de terapias e exames.

Parte do grupo deixou o local, mas o Terminal Urbano segue obstruído. A fundadora do Movimento SOS Autistas Acre, responsável pela manifestação, Adjaina Santos, afirma que são duas linhas de reivindicação, para o estado e para o município.

“A gente pede que a prefeitura o PCCR que limita a contratação de apenas 300 mediadores. A gente precisa que esse PCCR seja mudado. A gente aqui não é só autistas, muita gente tem outras deficiências que precisam desses profissionais”, enfatiza.

Santos explica ainda que o objetivo do grupo é entregar um documento com as solicitações para representantes do poder público. “A gente tá aguardando um representante do governo, mas que pegue o documento de manifesto para que chegue no prefeito e no governador. Temos centenas de assinaturas, e queremos entregar para eles”, diz.

Por meio de nota, a Secretaria Municipal de Saúde informou que “já aguarda o resultado de análise de solo na região onde hoje é localizado o Mundo Azul, no Conjunto Tangará, para dar início a reforma e ampliação do centro, tendo em vista, hoje a demanda de atendimento está acima da capacidade prevista”. A nota também afirma que o centro Mundo Azul tem capacidade para 80 pacientes e atualmente atende 148 crianças. (Confira a resposta na íntegra abaixo)

A Secretária Estadual de Saúde (Sesacre) informou que vai enviar um representante para conversar com os manifestantes e marcar uma reunião com o secretário Pedro Pascoal.

Nota oficial da Prefeitura de Rio Branco

A prefeitura de Rio Branco, por meio da secretaria municipal de saúde- SEMSA, informou que já aguarda o resultado de análise de solo na região onde hoje é localizado o Mundo Azul, no Conjunto Tangará, para dar início a reforma e ampliação do centro, tendo em vista, hoje a demanda de atendimento está acima da capacidade prevista. Ou seja, o Mundo Azul está hoje com 148 crianças sendo atendidas, sendo que a capacidade é para somente 80.

Vale ressaltar que quando o prefeito Tião Bocalom assumiu a gestão em 2021, o Mundo Azul atendia somente 28 crianças e hoje atende 148, graças a contratação de mais profissionais, como fisioterapeutas, psicólogos, fonoaudiólogos, nutricionistas e profissional de educação física, Esperamos que com a reforma e ampliação do espaço atual do Mundo Azul, essa oferta de atendimento deve ser aumentada em mais ou menos 40 crianças. A atual gestão também vem estudando a aquisição de um terreno para construção de um novo espaço atender a oferta de atendimento para pessoas com Transtorno Espectro do Autismo.

Por Victor Lebre, g1

Sair da versão mobile