Ampliar a faixa de isenção do Imposto de Renda de Pessoa Física (IRPF) para quem ganha até R$ 5 mil foi uma das principais promessas de campanha à presidência de Luiz Inácio Lula da Silva. Porém, essa possível reforma tão esperada não deve ocorrer em 2023.
Leia mais: Descubra o que deve fazer para pedir de volta o Imposto de Renda pago sobre pensão alimentícia
Ainda em novembro, Wellington Dias (PT), hoje ministro do Desenvolvimento e à época, responsável pela revisão do orçamento, afirmou que o tema teria abordagem ao longo do governo Lula. Também vale destacar que já há um projeto de reforma do IR em tramitação no Congresso.
É neste contexto que as regras para a entrega de declaração do Imposto de Renda 2023 devem permanecer da mesma forma. Isso porque, elas costumam ter sua divulgação concluída pela Receita Federal em fevereiro e não haveria tempo hábil para aprovação das mudanças.
Ainda assim, caso alguma mudança consiga aprovação até lá, ela não pode impactar a próxima declaração, uma vez que teria efeito sobre os rendimentos de 2023. Esses dados são declarados apenas no primeiro semestre de 2024.
Por Ana/ Alberton