O pagamento do abono salarial do PIS/Pasep está disponível para as pessoas que trabalharam no ano de 2020. Esse abono foi liberado desde fevereiro deste ano, já que com a pandemia da covid-19, o calendário sofreu algumas mudanças.
A quantia que cada pessoa recebe vai de acordo com os meses que ela passou trabalhando, e pode chegar a até um salário mínimo. Por isso, para alguns, receber esse dinheiro no fim do ano funciona como um 13º salário.
Esse benefício só é disponibilizado para as pessoas que trabalham de carteira assinada em instituições privadas, ou como servidores públicos, e tem outros requisitos, como: Ser inscrito no PIS/Pasep por pelo menos cinco anos, ganhar em média até dois salários mínimos, ter trabalhado por pelo menos 30 dias corridos e estar atualizado Relação Anual de Informações Sociais (RAIS) ou e-Social.
Outro ponto importante é sobre o calendário oficial do PIS/Pasep, que agora está mudado. Tradicionalmente os trabalhadores dos anos anteriores recebem seu benefício no ano seguinte, seguindo essa lógica, quem deveria receber em 2022 seriam os trabalhadores de 2021, contudo esse grupo só vai poder sacar em 2023.
Os saques podem ser feitos até o dia 29 de dezembro deste ano, para os trabalhadores de 2020. Eles podem consultar os rendimentos do Pis de muitas maneiras como: Por meio de crédito em conta, quando estes possuem conta individual na CAIXA; com saldo positivo e movimentação nos últimos meses; nos caixas eletrônicos da CAIXA; Correspondente CAIXA Aqui e Loterias, utilizando o Cartão do Cidadão; Ou em uma agência da CAIXA
POR-Cecília Melo