Conecte-se conosco

Outras

VALE GÁS EM DOBRO: Veja como consultar se você vai receber em DEZEMBRO

O Vale Gás, também conhecido por Auxílio Gás

Publicado

em

O Vale Gás, também conhecido por Auxílio Gás dos Brasileiros, foi criado em novembro de 2021, com o objetivo de auxiliar as famílias de baixa renda na compra do gás de cozinha.

Vale destacar que neste mês teremos o último repasse em dobro do ano. Siga a leitura para descobrir o motivo e saber como consultar o benefício.

Entenda o Vale Gás em dobro
Trata-se de um benefício instituído pelo governo federal que está em execução desde o final de 2021 e terá a duração de 5 anos, ou seja, válido até 2026.

Ainda mais, originalmente, a lei determina que a cada 2 meses seja repassado um valor que corresponde a 50% do preço médio nacional do gás de cozinha.

Para tanto, a apuração dos preços é feita pela Agência Nacional de Petróleo (ANP). Assim, para determinar o valor do repasse, a ANP divulga mensalmente, até o 10º dia útil do mês, o valor da média dos seis meses anteriores referentes ao preço nacional do botijão de 13kg de GLP.

No entanto, para o período de agosto a dezembro deste ano, no lugar dos 50%, temos o repasse de 100% do preço médio nacional do produto. É por isso que acaba sendo utilizado o termo Vale Gás em dobro.

Por que será o último pagamento em dobro?

A PEC dos Benefícios, medida que viabilizou o pagamento com aumento, instaura um dispositivo de emergência no país, com validade apenas até o final deste ano.

Dessa forma, a partir de 2023, mais precisamente, no mês de fevereiro, teremos uma nova rodada do Vale Gás, porém, retornando com o valor de 50% do preço médio nacional do gás de cozinha.

Leia ainda: BPC: Veja as novidades nas regras de bloqueio do pagamento

Como saber se vou receber o Vale Gás?
A consulta do Vale Gás pode ser feita através dos aplicativos Caixa Tem e Auxílio Brasil, além do Atendimento Caixa, pelo telefone 111.

Calendário do Vale Gás de dezembro
Cabe explicar que os pagamentos são realizados pela Caixa Econômica Federal, utilizando o mesmo calendário do Programa Auxílio Brasil. Desse modo, o escalonamento acontece de acordo com o dígito final do Número de Identificação Social (NIS).

NIS de final 1 – 12 de dezembro;

NIS de final 2 – 13 de dezembro;

NIS de final 3 – 14 de dezembro;

NIS de final 4 – 15 de dezembro;

NIS de final 5 – 16 de dezembro;

NIS de final 6 – 19 de dezembro;

NIS de final 7 – 20 de dezembro;

NIS de final 8 – 21 de dezembro;

NIS de final 9 – 22 de dezembro;

NIS de final 0 – 23 de dezembro.

POR-Vanessa Alves