Conecte-se conosco

Política

Governo do Estado investe em melhorias no sistema de abastecimento de água de Xapuri

Como parte do conjunto de ações

Publicado

em

Como parte do conjunto de ações para dar mais segurança operacional ao sistema de abastecimento e aumentar a capacidade de atendimento com serviços de água tratada aos moradores de Xapuri, o governo do Estado executa a revitalização da sede do Serviço de Água e Esgoto do município.

A obra, viabilizada por meio do Programa de Estímulo à Construção Civil para Geração de Emprego e Renda (PEC/GER-AC), contempla pintura completa, substituição do forro, reparo das instalações elétricas e hidrossanitárias, e construção da copa.

As intervenções já realizadas pelo Serviço de Água e Esgoto do Estado Acre (Saneacre) e as ações previstas para Xapuri no ano de 2023 foram o principal tema da reunião com os vereadores do município, na sede do Saneacre, nesta quarta-feira, 23.

Para aumentar a capacidade de abastecimento no Bairro Aeroporto, a estratégia foi substituir a Estação de Tratamento de Água (ETA) antiga que atendia a localidade. Com a nova estrutura, foi possível dar mais eficiência ao tratamento e atender mais de duas mil famílias na região.

Os investimentos contemplaram também serviço de ampliação de rede, para levar água tratada aos moradores do Bairro Cerâmica. A obra contou com recursos de emenda parlamentar do deputado Manoel Moraes. Ainda com recursos próprios, o governo do Estado executa a reforma geral da sede do Saneacre em Xapuri.

E em 2023, serão prioridades a ampliação de rede de água para atender o Bairro Sibéria e a instalação de uma nova ETA, para dobrar a capacidade de tratamento da água captada no Rio Acre. “2023 vai ser tão bom quanto 2022”, enfatizou o presidente do Saneacre, Ítalo Lopes.

Da agenda com a diretoria do Saneacre participaram os vereadores Alcemir Teodoso, Eriberto Mota, Clemilton Almeida, Raimundo Nonato, Genairo Roque, Ronaldo Ferraz, José Maria Miranda e Elias Nascimento.

Cleide Santos-Agência de Notícias do Acre