Nos últimos meses, as famílias em situação de vulnerabilidade social no Brasil receberam uma parcela bimestral referente ao pagamento do Vale-Gás. Trata-se de um programa social do Governo Federal, geralmente com o valor correspondente a metade do botijão. Entretanto, a parcela do Vale-Gás de Dezembro será dobrada.
Quem pode receber o Vale-Gás?
Não é necessário se inscrever em lugar algum para conseguir o Vale-Gás. Isso porque o Governo Federal usa os registros no CadÚnico para mapear as famílias que se encontram em situação de vulnerabilidade social e que, portanto, já recebem o Auxílio Brasil. Inclusive, a liberação da parcela do Vale-Gás acontece de forma simultânea à do Auxílio Brasil.
Entretanto, vale lembrar que o Governo dá preferência às famílias chefiadas por mulheres vítimas de violência doméstica na hora de distribuir o benefício. Assim, nem todas as famílias com cadastro no CadÚnico são contempladas.
Ademais, o valor do Auxílio é referente à metade do valor médio do botijão de gás no Brasil, segundo os levantamentos da Agência Nacional de Petróleo (ANP). No entanto, o último pagamento foi com o dobro da parcela, ou seja o valor integral do botijão. Dessa forma, a expectativa é de que o pagamento agendado para dezembro siga a mesma regra.
Calendários do pagamento do Vale-Gás de dezembro
O pagamento do Vale-Gás acontece de forma simultânea ao pagamento do Auxílio Brasil, portanto seguem o mesmo calendário. No caso, as parcelas são liberadas de acordo com a ordem do número final do NIS de cada beneficiário. Por isso, em dezembro o auxílio deverá sair nas seguintes datas:
12 de dezembro – NIS final 1;
13 de dezembro – NIS final 2;
14 de dezembro – NIS final 3;
15 de dezembro – NIS final 4;
16 de dezembro – NIS final 5;
19 de dezembro – NIS final 6;
20 de dezembro – NIS final 7;
21 de dezembro – NIS final 8;
22 de dezembro – NIS final 9;
23 de dezembro – NIS final 0.
Fonte-Escola Educação