Conecte-se conosco

Política

Acreana Marina Silva é eleita deputada federal por São Paulo

A ex-ministra do Meio Ambiente

Publicado

em

A ex-ministra do Meio Ambiente Marina Silva (Rede – SP) foi eleita neste domingo deputada federal por São Paulo, com 237.526 votos. Marina, que é acreana e foi senadora pelo Acre, estava há 11 anos afastada do parlamento.

No inicio da campanha, Marina foi cotada para assumir o posto de vice na chapa de Fernando Haddad (PT – SP) ao governo paulista, mas optou por disputar uma vaga na Câmara Federal.

“Estou honrada por representar 237.521 paulistas que acreditam na necessidade de promover as transformações que reduzam nossas desigualdades e criem as condições para um ciclo de prosperidade, que não cause danos ao nosso patrimônio ambiental. Vamos cuidar de São Paulo e do Brasil”, afirmou Marina por meio de suas redes sociais.

A acreana já foi vereadora de Rio Branco e deputada estadual pelo Acre. Em 1994 foi eleita para o Senado Federal, cargo que se manteve nas eleições de 2002. Em seguida, foi escolhida pelo então presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) para assumir a pasta do Meio Ambiente.

Em 2008, Marina deixou o ministério, assim como o PT – partido do qual foi uma das fundadoras no Acre – por divergências em relação à condução de políticas ambientais. Ela voltou ao Senado para terminar o mandato, que durava até 2010, e filiou-se ao PV.

Após concorrer duas vezes as eleições presidenciais e ficar em terceiro lugar, em ambas as disputas, Silva se reaproximou do PT nas eleições deste ano, anunciando seu apoio a Lula. No Acre, Marina apoiou o candidato do PSOL, Nilson Euclides, para o governo do Acre.

RECEBA NOTÍCIAS NO CELULAR