Conecte-se conosco

Policial

MPAC ajuíza ação para que aprovados no concurso do Corpo de Bombeiros sejam convocados

O Ministério Público do Estado do Acre

Publicado

em

O Ministério Público do Estado do Acre (MPAC), por meio da Promotoria Especializada de Defesa do Meio Ambiente da Bacia Hidrográfica do Baixo Acre, ajuizou uma ação civil pública, com pedido de tutela antecipada, para que o Governo do Estado promova a contratação de candidatos aprovados no concurso do Corpo de Bombeiros Militar do Acre (CBMAC).

O documento assinado pelo promotor de Justiça Luis Henrique Rolim considera a necessidade de recompor o quadro de militares para fazer frente aos problemas ambientais enfrentados no estado. A ação se apoia em dados que demonstram a emergência ambiental, especialmente no que diz respeito aos impactos causados pelo aumento das queimadas urbanas e florestais, o que é agravado pela defasagem do Corpo de Bombeiros, que conta atualmente com um quadro insuficiente para atender as demandas que crescem exponencialmente.

Conforme apurado, a homologação do certame para a convocação dos aprovados no concurso foi feita em junho, e o curso de formação estava previsto para iniciar no último dia 8 de agosto, mas o estado alega conflito com a Lei de Responsabilidade Fiscal e legislação eleitoral para não realizar a contratação.

O promotor, no entanto, compreende que a pretensão de obter a contratação de novos soldados combatentes, ainda este ano, não afronta a Lei de Responsabilidade Fiscal e a legislação eleitoral, entre outros motivos, porque o acentuado déficit de efetivo do Corpo de Bombeiros do Acre compromete o direito fundamental a saúde e ao meio ambiente ecologicamente equilibrado, que devem guiar a interpretação e aplicação das normas eleitorais e financeiras.

Para a reafirmar a importância do CMBAC bem estruturado, o promotor rememorou na ACP momentos em que a atuação dos militares foi essencial no auxílio a população atingida por calamidades públicas, como o caso das enchentes em 2021, que desbrigaram mais de 30 mil pessoas. Além disso, foram ressaltadas as contribuições dos bombeiros para o sistema jurídico, uma vez que possuem a atribuição de perícia técnica, necessária para responsabilização dos causadores de danos ambientais, quando envolvem queimadas.

Desse modo, o MPAC destaca que o quadro defasado de bombeiros contribui para o aumento dos danos e da impunidade na esfera ambiental, cabendo ao Judiciário reconhecer que não há como postergar a nomeação dos aprovados no concurso, visto que há uma deficiência do estado em ofertar políticas públicas condizentes com o desafio de reduzir os impactos ambientais.

Hudson Menezes – Agência de Notícias do MPAC

Policial

Estuprador que violentou mototaxista em motel da Via Chico Mendes já está na cadeia

Já está na cadeia o homem que sequestrou e violentou sexualmente

Publicado

em

Já está na cadeia o homem que sequestrou e violentou sexualmente uma mototaxista de 44 anos, em Rio Branco. O crime aconteceu no último sábado, dia 18. Ele foi preso por investigadores da Polícia Civil em uma residência no Conjunto Castelo Branco.

Os investigadores cumpriram um mandado de prisão contra o suspeito. Ele confessou o crime. Disse que pegou a corrida no Centro e de posse de uma arma obrigou a trabalhadora a entrar em um motel na Via Chico Mendes. Lá ela foi estuprada e agredida com socos, inclusive, quebrando o nariz da vítima.

O caso ganhou repercussão na Assembleia Legislativa. As deputadas Maria Antonia, Antonia Sales e Michelle Melo pediram providências.

A vítima está afastada das funções e é acompanhada por uma equipe de psicólogos.

Notícias da Hora

Continue lendo

Policial

LAMENTÁVEL: Mais um caso de suicídio é registrado na área rural de Sena Madureira

Informações de momento dão conta de que houve

Publicado

em

Informações de momento dão conta de que houve mais um suicido na zona rural de Sena Madureira. Desta feita, o caso ocorreu no Seringal Capivara, situado no rio Purus.

Trata-se de um homem identificado por Renato Barroso da Mota, (Mais conhecido por Pato), segundo o que foi apurado por nossa reportagem, ele utilizou uma corda pra tirar a própria vida.

A Polícia Militar confirmou a informação e destacou que uma equipe está se deslocando ao local juntamente com a polícia civil para fazer a remoção do corpo.

Somente neste mês, é o terceiro caso de suicídio que ocorre na região de Sena Madureira, dois na zona rural e um no perímetro urbano.

Diário do Purus

Continue lendo

Policial

Polícia Militar recupera veículo roubado em Epitaciolândia

Militares do Quinto Batalhão de Polícia Militar

Publicado

em

Militares do Quinto Batalhão de Polícia Militar (5°BPM) recuperaram na manhã da última quinta-feira, 23, em Epitaciolândia, um veículo roubado.

Os militares realizaram abordagem ao veículo na entrada do município de Epitaciolândia, e após consulta veicular descobriram se tratar de um carro roubado. Os envolvidos deslocavam de Rio Branco com o intuito de levar o automóvel ao país vizinho (Bolívia).

Os policiais encaminharam duas pessoas à delegacia, juntamente com o veículo recuperado, para que fossem tomadas as providências cabíveis ao fato.

Assessoria de Comunicação da PMAC

Continue lendo

Trending