Política
Famílias residentes no Ramal do Açude no Polo Geraldo Mesquita pede ajuda ao prefeito Tião Bocalom
Polo Geraldo Mesquita localiza

Polo Geraldo Mesquita localizado no Floresta Sul, é um bairro que reside centenas de famílias, que dizem estarem abandonados pelo poder público, os moradores do ramal do açude próximo ao SINTEAC vem sofrendo grandes impactos como: falta de saneamento básico, ruas esburacadas, e um conjunto de serviços fundamentais para o desenvolvimento socioeconómico de uma região tais como abastecimento de água, esgoto sanitário, limpeza das ruas, drenagem, manejos de resíduos sólidos e de águas.
O acesso ao bairro está cada vez mais difícil, pois as ruas estão praticamente acabadas, é grande a quantidade de buracos impedindo o acesso de veículos , um outro problema é a quantidade de mato que fazem com que as ruas fiquem estreitas a ponto de que em alguns trechos passe um veículo por cada vez.
Moradores reclamam também sobre a existência de um açude no local a única fonte de água usada praticamente por todas as famílias residentes no ramal, esse açude abastece todas as residência e serve para realizar os afazeres doméstico como: lavar louça, limpar a casa, lavar roupa e várias outras tarefas. já para beber e fazer comida os moradores tem que comprar água do pipa, tendo em vista que esse açude já faz mais de 10 anos que prefeitura não manda as maquinas para realizar a limpeza , o açude é comunitário e está sendo coberto pelo mato e os moradores temem perde-lo pois é a única fonte que abastece as famílias , por este motivo pedem carinhosamente que o prefeito tenha misericórdia dessas famílias.
Há também vários outros problemas que vem assolando a população como: ausência de segurança, falta de iluminação suficiente para andar, nítido também a escassez de infraestrutura, ausência de postos de saúde, entres outras….
Caso o prefeito Tião Bocalom queira comentar a matéria o espaço está aberto
Contato da redação: (68) 99967 8096
Por: Ronaldo Duarte

O vereador José Costa (PTB) passou por momentos de tensão ao longo desta semana na zona rural de Sena Madureira. Ele está realizando visitas aos moradores do rio Macauã e acabou se perdendo na altura do igarapé Quati.
Em relato feito na tarde de hoje ao Jornal Difusora de Sena Madureira, o parlamentar disse que a situação foi bastante delicada.
“Fomos acompanhar de perto os moradores que trabalham quebrando castanha no igarapé Quati. Subimos quase três horas de viagem. Na volta, o nosso guia que é um jovem, não acertou direito o caminho e ficamos perdidos. Entramos em uma várzea, expostos aos perigos, saímos puxando nos galhos de árvores até chegar em terra firme. Por volta de 10h30 da manhã, chegamos na primeira colocação e fomos resgatados pelos moradores”, comentou.
José Costa está acompanhado de assessores e diz que a meta da viagem é contatar a viva-voz os problemas enfrentados pelos ribeirinhos para que, posteriormente, possa cobrar providências das autoridades.
Contilnet
Política
Governo anuncia cinco mil vagas para o Programa CNH Social 2023

O governador Gladson Cameli iniciou essa quinta-feira, 2, com uma boa notícia para quem sonha em obter habilitação para dirigir e não tem como pagar pelo processo. É que em 2023 o Programa Social de Formação, Qualificação e Habilitação Profissional de Condutores de Veículos Automotores, mais conhecido como CNH Social, vai ofertar cinco mil vagas para pessoas de baixa renda.
Lançado pelo governo do Estado em 2022, o programa é executado pelo Departamento Estadual de Trânsito do Acre (Detra/AC) e oferece gratuidade em todo o processo de primeira habilitação de motorista, assim como para adição e mudança de categoria para quem já é habilitado.
“Hoje o Acre é referência para outros estados com a execução do CNH Social. Tenho certeza que serão cinco mil pessoas que de fato precisam, que estão na cidade, na zona rural, que concluíram o ensino médio há pouco tempo e que precisam de uma oportunidade. Temos um Detran diferenciado, que olha pra frente para fazer mais”, disse Gladson Cameli.
Outra boa notícia é que o decreto assinado pelo governador prevê a continuidade da oferta de vagas. Dessa maneira, todos os anos cinco mil pessoas poderão se inscrever para tirar a CNH, adicionar ou mudar de categoria de forma totalmente gratuita.
O CNH Social é direcionado a estudantes com idade entre 18 e 25 anos, que cursaram e concluíram o ensino médio na rede pública de ensino, além de moradores das zonas urbana e rural inscritos no Cadastro Único dos Programas Sociais (CadÚnico) do governo federal.
“Firmamos mais uma vez o compromisso de um Detran mais próximo da sociedade, com os recursos públicos voltando à população. Hoje, ao trigésimo segundo dia desse novo governo, cumprimos uma das nossas principais metas, mais que dobrando o número de vagas disponibilizadas em 2022”, destacou a presidente do Detran, Taynara Martins.
O programa prevê ainda que 5% do quantitativo oferecido esteja reservado para pessoas com deficiência. Entre as novidades para este ano está a disponibilização de mil vagas para mulheres vítimas de violência e em situação de vulnerabilidade. O anúncio foi feito pelo governador Gladson Cameli.
“Quero anunciar que além dessas cinco mil vagas, nós também vamos ofertar mil vagas para habilitação gratuita a mulheres vítimas de violência doméstica. Nossa equipe está trabalhando nisso e brevemente vamos informar como essas mulheres terão acesso ao benefício”, afirmou Cameli.
Por Daigleíne Cavalcante- Agencia de Notícia do Acre
Foto: Renato Beiruth/DetranAC

A vice-prefeita Marfisa Galvão (PSD) pediu exoneração do cargo de secretária municipal de Ação Social e Defesa dos Direitos Humanos, que acumulava com o exercício do cargo de vice. O pedido de exoneração ainda não foi publicado pelo Diário Oficial do Estado (DOE) e também não chegou ao gabinete do prefeito Tião Bocalom. Segundo ele próprio revelou ao admitir que tenta demover a secretária do pedido de demissão.
O prefeito minimizou o pedido de exoneração da secretária dizendo que gosta muito dela e que inclusive a chama de “filhona”. Bocalom espera que ela não deixe as funções de secretária municipal.
Marfisa Galvão justifica o pedido com o que considera uma injustiça praticada por Bocalom, que mandou descontar dois dias de salários da secretária sob a alegação de que ela excedeu o limite de dias numa viagem oficial. Galvão considera injusto o desconto porque, segundo ela, tem muitas horas extras de trabalho acumuladas e que isso poderia ser perfeitamente convertido para não haver descontos.
O que está por trás da aparente briga entre o prefeito e a vice é o calendário eleitoral. Marfisa Galvão é esposa do senador Sérgio Petecão (PSD-AC), que foi o principal fiador da campanha eleitoral de Bocalom em 2020. Como o prefeito já anunciou que deve ser candidato ao Senado em 2026, quando Petecão vai disputar a eleição para um terceiro mandato, o senador mandou avisar que Bocalom perderá seu apoio, inclusive para as eleições de 2024, quando tentará a reeleição para a Prefeitura.
Tião Maia, ContilNet
- Policial4 anos atrás
Policial militar evita assalto e é ferido com arma branca
- Esporte4 anos atrás
Esporte – Sena Futsal vence o Villa e garante classificação no estadual
- Policial2 anos atrás
Ampliação do efetivo policial reforça a Segurança Pública do Acre
- Outras20 horas atrás
Rio Iaco enche mais de 01 metro e meio em apenas 24 horas em Sena Madureira
- Policial3 anos atrás
Vídeos mostram mulheres supostamente ligadas a facções “apanhando de pau”
- Outras2 anos atrás
Moradora de Sena Madureira, Dona Graça do Evangelista, morre em Porto Velho
- Policial2 anos atrás
PC de Sena identifica infratores que estariam loteando e vendendo terras indevidamente na estrada de Manoel Urbano
- Política2 anos atrás
Se eles se matarem quem vai gosta é os suplentes e donos de funerária
Você precisa fazer login para comentar.