Conecte-se conosco

Outras

STF tem cinco votos para manter suspensão do piso da enfermagem

O Supremo Tribunal Federal

Publicado

em

O Supremo Tribunal Federal (STF) formou o placar de 5 votos a 3 para manter a decisão do ministro Luís Roberto Barroso que suspendeu o piso salarial da enfermagem. O julgamento virtual continua para a tomada dos demais votos.

No dia 4 de setembro, o ministro atendeu ao pedido de liminar feito pela Confederação Nacional de Saúde, Hospitais e Estabelecimentos e Serviços (CNSaúde) e concedeu prazo de 60 dias para que os envolvidos na questão possam encontrar soluções para garantir o pagamento.

Após a decisão, caso foi levado à referendo dos demais ministros da Corte no plenário virtual, modalidade de votação na qual os votos são inseridos em um sistema eletrônico e não há deliberação presencial. O julgamento foi iniciado na sexta-feira (9) e está previsto para acabar na sexta-feira (16).

Até às 21h desta segunda-feira (12), além de Barroso, os ministros Ricardo Lewandowski, Cármen Lúcia, Alexandre de Moraes, Dias Toffoli votaram para manter a suspensão.

Os ministros Nunes Marques, André Mendonça e Edson Fachin foram a favor da derrubada da liminar.

Faltam os votos da presidente do STF, Rosa Weber, e os ministros Luiz Fux e Gilmar Mendes.

Sancionada pelo presidente Jair Bolsonaro, a Lei 14.434/2022 instituiu o piso salarial nacional para enfermeiros, técnicos de enfermagem, auxiliares de enfermagem e parteiras. Para enfermeiros, o piso previsto é de R$ 4.750. Para técnicos, o valor corresponde a 70% do piso, enquanto auxiliares e parteiras terão direito a 50%.

Na semana passada, Barroso afirmou que a decisão foi tomada que é preciso uma fonte de recursos para viabilizar o pagamento do piso salarial. O ministro disse que é favor do piso salarial da enfermagem, mas aceitou a suspensão diante do risco de descumprimento imediato da lei.

Entre as possibilidades de financiamento do piso estão a correção dos valores da tabela do SUS, a desoneração da folha de pagamento do setor da saúde e compensação da dívidas dos estados com a União.

 

[Agência Brasil]

Outras

De Sena, modelo Sheynna Gabriely surge deslumbrante em ensaio fotográfico

Com 1.83 de altura

Publicado

em

Com 1.83 de altura, a senamadureirense Sheynna Gabriely de Souza Dobbins foi clicada pela fotógrafa Ryanna Glenda em ensaio para as lojas Nilsinha Modas, Online Store e Edna Fashion.

Usando peças exclusivas, Sheynna mostra o poder da mulher senamadureirense em cliques deslumbrantes. Sheyna leva o nome do município no concurso Miss Teen Acre, e concorre uma votação online, em que o resultado será a foto mais curtida e comentada. Clique AQUI, curta e comenta a foto da modelo.

O evento acontece nos dias 11 e 12 de fevereiro, no hotel Terra Verde, em Rio Branco.

Confira cliques exclusivos para coluna Douglas Richer, do site ContilNet da famosa fotógrafa Ryanna Glenda:

DOUGLAS RICHER, DO CONTILNET

Continue lendo

Outras

Rio Iaco enche mais de 01 metro e meio em apenas 24 horas em Sena Madureira

O rio Iaco, principal manancial de Sena Madureira

Publicado

em

O rio Iaco, principal manancial de Sena Madureira apresentou um grande acréscimo no volume de suas águas nas últimas 24 horas. De acordo com dados repassados pelo Coordenador da Defesa Civil Municipal, Carlos D’Ávila, o manancial encheu 01,67 centímetros em relação a última medição realizada.

O rio está medindo 9,38 centímetros de profundidade. “Tem chovido muito e isso faz com que o manancial encha de forma acelerada, o purus também tem recebido muita água e acaba influenciando diretamente no Iaco”, disse Carlos D’Ávila.

Apesar da grande cheia nas últimas horas, ainda não há motivos para preocupação, visto que o rio está longe da corta de alerta que é de 14 metros, e principalmente da cota de transbordamento, que é de 15,20 centímetros.

Vale lembrar que o plano de contingência 2023 já foi elaborado durante uma reunião entre a Prefeitura, Corpo de Bombeiros, Polícia Militar, Defesa Civil Municipal, e Ministério Público do Acre, na semana passada. Caso seja necessário, será posto em prática para socorrer as famílias afetadas.

Por Ricardo Amaral-AcreOnline

Continue lendo

Outras

Jovem representa Sena Madureira em concurso Miss Teen Acre e pede apoio em votação popular

A senamadureirense Bruna da Silva Chaves

Publicado

em

A senamadureirense Bruna da Silva Chaves, 18 anos, moradora do bairro centro, está representando o município no Concurso Miss Teen Acre 2023, e pede o apoio da população para que possa chegar a segunda fase.

É que nesta primeira etapa, está ocorrendo uma votação popular na página oficial do concurso https://instagram.com/oficialteenacre?igshid=Yzg5MTU1MDY= , onde a candidata mais bem votada passará a próxima fase, onde participará do desfile e será presenteada com uma segunda faixa, a de “Miss Popularidade”.

O Concurso está marcado para ocorrer no próximo dia 12 de Fevereiro, no hotel terra verde, em Rio Branco. Porém a votação popular já está ocorrendo e você pode ajudar a nossa conterrânea. Basta seguir a página do Concurso @oficialteenacre, curtir e comentar na foto da @brunna.chaves.503.

“Agradeço a todos que estão de mobilizando para demonstrar apoio, tendo em vista que isso é muito importante para mim. Quero colocar nosso município em posição de destaque nesse concurso, e para isso conto com a ajuda dos meus conterrâneos”, afirmou a jovem.

Para apoiar basta Seguir a página do Concurso @oficialteenacre, curtir e comentar na foto da @brunna.chaves.503

Por Ricardo Amaral -AcreOnline

Continue lendo

Trending