Conecte-se conosco

Outras

Ifac abre inscrições para submissão de projetos de curta-metragem

O Instituto Federal do Acre (Ifac)

Publicado

em

O Instituto Federal do Acre (Ifac), por meio da Pró-Reitoria de Extensão (Proex), está com inscrições abertas para submissão de projetos de curta-metragem. O edital prevê a seleção de 06 propostas que envolvam os gêneros ficção, documentário, humor, suspense, terror, drama, animação ou experimental.

A ação realizada pela Proex, “Ifac Curta-Metragem”, tem como objetivo fomentar a cultura audiovisual, desenvolver e promover a formação da criatividade e da inovação da linguagem cinematográfica, além de valorizar a diversidade cultural.

Edital: https://editais.ifac.edu.br/categoria/edital/arquivos/643/

As inscrições seguem até o dia 30 de setembro e devem ser feitas pelos Sistemas Eletrônico de Informação (SEI) e Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (Sigaa). Todos as propostas submetidas pelos servidores do Ifac devem apresentar a indicação de um estudante-bolsista.

Cada projeto aprovado receberá R$ 2 mil para custeio da produção audiovisual. O estudante indicado para cada proposta receberá bolsa de R$ 400, durante o período de quatro meses.

Conforme o edital, os curtas-metragens deverão apresentar temáticas sobre direitos humanos e cidadania, tendo como abordagem a crítica social, participação social, orientação sexual, direitos da juventude, idosos, crianças e adolescentes, identidades, pessoas com deficiência, igualdade de gênero, étnico racial e todos os temas relacionados à garantia dos direitos de todos os cidadãos.

Para a realização dos filmes, poderão ser utilizados quaisquer equipamentos de filmagem, como aparelho celular, câmera digital e filmadora, desde que apresentem boa qualidade de imagem e som. As produções deverão ter duração de 1 a 15 minutos, além de serem gravados em língua portuguesa (do Brasil), legendados em português (do Brasil) e traduzidos na Língua Brasileira de Sinais (Libras).

Os projetos de curta-metragem submetidos serão avaliados por profissionais de áreas específicas, a partir de critérios previstos no edital. O resultado final está previsto para ser divulgado em outubro e as propostas selecionadas deverão ser executadas entre o período de 15 de novembro a 15 de dezembro de 2022 e de 01 de fevereiro a 30 de abril de 2023.

Acreonline.net-com informações do IFAC

Outras

(Vídeo) BR 364 continua interditada em decorrência das fortes chuvas que caíram nessa manhã

O jornalista J.Alves, esteve hoje (23) , pela parte da manhã

Publicado

em

O jornalista J.Alves, esteve hoje (23) , pela parte da manhã em um trecho da BR 364 próximo ao Munícipio  do Bujari e constatou a situação critica na br. veja o vídeo.

Continue lendo

Outras

Dois homens são resgatados pelos bombeiros após serem picados por jararaca no interior do AC

Atender ocorrências relacionadas a picadas de cobra

Publicado

em

Atender ocorrências relacionadas a picadas de cobra é até comum para militares do Corpo de Bombeiros do Acre. Mas nessa terça-feira (21), uma equipe do 4⁰ Batalhão se deparou com uma situação um tanto inusitada. É que uma mesma cobra, da espécie jararaca, picou três homens no Ramal do Açúcar, na zona rural de Cruzeiro do Sul, no interior do estado.

O comandante dos bombeiros na cidade, tenente Josadac Cavalcante informou que o acidente ocorreu na noite dessa terça, que como o local é difícil acesso, a equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) pediu apoio dos bombeiros para o resgate das vítimas.

Os bombeiros percorreram cerca de 20 quilômetros em estrada de lama até chegar no local, usando uma caminhonete e um quadriciclo. Dois irmãos, de 17 e 21 anos, estavam conscientes e orientados, mas, apresentando náuseas e fortes dores de cabeça e no local da picada. Já a terceira vítima informou que estava bem e não precisou ser resgatada.

“Eles relataram que caminhavam pela mata até a casa de um conhecido, que o primeiro sentiu a picada, mas achou que fosse um espinho. Depois, o segundo estranhou e pensou que pudesse ser outra coisa e quando o outro sentiu também foi que eles identificaram que tinha sido uma jararaca. Acredito que o terceiro não sentiu tanta reação, porque ela já tinha injetado a maior parte do veneno nas duas primeiras vítimas. Isso não é comum, nesses 16 anos de bombeiro que tenho, essa é a primeira ocorrência dessa natureza, com essa quantidade de vítimas com uma única serpente”, disse.

A equipe dos bombeiros fez os primeiros socorros e depois encaminhou duas das vítimas até a cidade, já na manhã desta quarta-feira (22), onde uma equipe do Samu aguardava para dar continuidade ao atendimento e encaminhar ao hospital.

“Esse tipo de ocorrência requer uma certa agilidade, porque a jararaca tem característica de causar hemorragia. Então, temos essa preocupação de acelerar ao máximo o resgate, mesmo sendo em local de difícil acesso para evitar maiores complicações”, frisou.

O g1 entrou em contato com a direção do hospital para verificar o estado de saúde dos pacientes e aguarda retorno.

Por Iryá Rodrigues, g1

Continue lendo

Outras

Acre fica isolado por via terrestre após crateras se abrirem em trecho da BR-364

Publicado

em

O Acre está isolado do restante do país por via terrestre. O motivo é que um trecho da BR-364 nas proximidades de Extrema (RO) foi interditado na noite deste domingo (19) após crateras se abrirem no meio da via. Ainda não há previsão de quando a via será desobstruída.

A Polícia Rodoviária Federal de Rondônia (PRF-RO) informou em postagem nas redes sociais que a interdição nos dois sentidos da pista ocorreu após um desbarrancamento nas laterais da pista. A corporação também disse que o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), que é responsável pela manutenção e reparo da via, já foi acionado.

“Nesse domingo (19) houve o desbarrancamento nas laterais da pista, além do surgimento de um enorme buraco. A fim de preservar vidas e evitar acidentes, a PRF realizou o isolamento total das faixas em ambos os sentidos. O DNIT, órgão responsável pela manutenção e reparo da via já foi acionado. Não há previsão de liberação”, diz a publicação.

A PRF-RO informou ainda que o Departamento Nacional de Infraestrutura e Transportes de Rondônia está tomando providências e procurando uma rota alternativa.

g1

 

Continue lendo

Trending