Conecte-se conosco

Policial

MPAC e instituições dão início a operação “Foco no Fogo” em Sena Madureira

O Ministério Público do Estado do Acre

Publicado

em

O Ministério Público do Estado do Acre (MPAC) deu início nesta terça-feira, 9, a operação “Foco no Fogo”, realizada no município de Sena Madureira, com objetivo de prevenir e combater os incêndios clandestinos ocorridos tanto na zona urbana quanto na zona rural.

Juntamente com representantes da Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Prevfogo, ICMbio e Secretaria Municipal de Meio Ambiente, o MPAC esteve presente em alguns bairros, conscientizando os moradores sobre os perigos das queimadas e reforçando a importância de não usar o fogo como agente de limpeza em pastagens e terrenos urbanos.

A ação acontece após várias ocorrências de incêndios terem sido registradas no município, comprometendo o cotidiano dos moradores, especialmente das crianças e idosos que sofrem com problemas respiratórios.

De acordo com o promotor de Justiça da Comarca de Sena Madureira, Daisson Gomes Teles, além da ação educativa, com orientações aos cidadãos, a operação terá ainda uma fase de intensificação das atividades, visando responsabilizar aqueles que forem flagrados praticando queimadas ilegais.

“O primeiro momento serà de orientação e conscientização da população. Ultrapassado está fase, iniciaremos as fiscalizações repressivas, onde cada instituição, dentro de suas atribuições, farão as notificações e encaminharão ao Ministério Público para que se promova as devidas responsabilizacoes daqueles que continuam realizando queimadas clandestinas”, disse.

A operação conta ainda com o apoio do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Câmara de vereadores e a Associação de Moradores de Sena Madureira.