Conecte-se conosco

Outras

MP e SESACRE realizam oficina sobre saúde mental em Tarauacá

O Ministério Público do Estado do Acre

Publicado

em

O Ministério Público do Estado do Acre, por intermédio da Promotoria de Justiça Cível de Tarauacá e do Núcleo de Apoio e Atendimento Psicossocial (Natera) em conjunto com a Secretaria Estadual de Saúde do Estado do Acre (Sesacre) realizou uma Oficina sobre saúde mental em Tarauacá, no último dia 04, envolvendo toda rede de proteção municipal, além de representantes do Hospital Geral de Tarauacá, da segurança pública, da Promotoria de Justiça Criminal e de representantes do CAPS NAUS em Cruzeiro do Sul.

A ação faz parte do Projeto “Diálogos Intersetoriais – Governança em redes de proteção e cuidado em saúde mental” do Natera, o qual visa a aproximação conceitual e operacional para um atendimento mais efetivo aos indivíduos e famílias com demandas de saúde mental (álcool e drogas e/ou transtornos mentais), situações de vulnerabilidades e violações de direitos.

A Oficina foi realizada a pedido do promotor de Justiça Júlio César de Medeiros, considerando que no município de Tarauacá existem diversos casos de pessoas com transtorno mental com ou sem uso abusivo de álcool e outras drogas, bem como casos sem resolutividade e que chegam ao Ministério Público para tomada de providências, muitas vezes, visando internação compulsória, mas sem o esgotamento de todas as medidas da rede.

 

No caso, já havia a tramitação do Inquérito Civil nº 06.2018.00000108-0 que versa sobre a ausência ou ineficiência de estratégias de prevenção e atendimentos dos casos de saúde mental, com a inexistência do trabalho em rede com a Regional do Juruá, tendo em vista que em Cruzeiro do Sul existe um serviço referência para os casos em questão (CAPS Nauas), bem como ineficiência do trabalho de matriciamento, isto é, ausência de referência/contrarreferência nos casos de saúde mental que deveriam ser encaminhados ao município de Cruzeiro do Sul/AC.

Entre os temas tratados, destacam-se: a) encaminhamento equivocado de pacientes com transtornos mentais para Comunidades Terapêuticas; b) dificuldades no atendimento do Hospital Geral para os casos de pessoas com transtorno mental sem acompanhante; c) diversos casos encaminhados para judicialização sem se esgotar outras medidas como estabilização e encaminhamento ao CAPS; d) necessidade de protagonismo da equipe da Saúde do município de Tarauacá, vez que estaria ocorrendo uma “inversão de papéis”, com a equipe de Assistência Social tomando a frente; d) planejamento – visando o alinhamento da rede de proteção municipal e estadual; e) diagnóstico rápido participativo com a Rede Local; f) aspectos clínicos – atuação e manejo nos contextos de emergências; g) panorama situacional dos atendimentos em saúde mental no CAPS NÁUAS, aos munícipes de Tarauacá – Acre.


Conforme o promotor de Justiça Júlio César de Medeiros, a intenção é subsidiar a implantação de um CAPS em Tarauacá/AC, além de criar fluxos de atendimento para casos de transtornos mentais, vez que a rede de proteção em si deve funcionar como uma verdadeiro “arranjo organizativo”, com diálogo não apenas com a equipe do Hospital Geral, mas com o CAPS NAUS em Cruzeiro do Sul, reservando-se o HOSMAC em Rio Branco apenas para casos extremos em que seja, de fato, absolutamente necessária uma internação compulsória.

Portal Estado do Acre

Outras

Seu Joca e dona Meire, pais do ex-prefeito Jairo Cassiano, comemoram 61 anos de casados

Na última quarta-feira, 22 de junho

Publicado

em

Na última quarta-feira, 22 de junho, foi marcada por comemoração pelos senamadureirenses João Barbosa Filho (Joca) e dona Meire Cassiano. Nesta data, rodeado dos familiares, eles completaram 61 anos de casados.

A história dos dois remonta ao ano de 1961 – uma época em que, segundo eles, era muito difícil namorar em razão da rigidez dos pais. Mesmo assim, a união foi sacramentada e resiste ao tempo e às suas mudanças. Para comemorar mais um ano desse intenso amor, filhos e netos se reuniram e ofereceram um momento especial ao casal.


O ex-prefeito de Sena Madureira Jairo Cassiano comemorou o aniversário de casamento dos pais, ratificando que o casal é, de fato, um exemplo para toda a família. “Hoje 22 de Junho, é um dia muito especial para mim, e para meus irmãos. Comemoramos os 61 anos de casamento dos meus PAIS: João Barbosa (seu Joca) e Meire Cassiano. Louvo a Deus pela vida deles e pelo exemplo de casal que eles São. Ao longo da caminhada, diante dos desafios eles priorizaram a fé, a confiança e a cima de tudo o AMOR!! Que esse amor dos meus pais possa contagiar minha família, e ser exemplo na vida de outros casais!! Me orgulho muito dos meus PAIS, amo muito vocês”, comentou.


Seu Joca e dona Meire moraram por muito tempo no rio Caeté, notadamente no seringal Iracema, onde hoje reside o Zé Carlos, filho do casal. Atualmente os mesmos residem no Bairro do Bosque, onde seu Joca administra seu empreendimento – o ponto das panelas.

Continet

Continue lendo

Outras

NOTA DE ESCLARECIMENTO, Encaminhada pelo advogado do empresário Aécio Teixeira 

O Restaurante Esconderijo Secreto

Publicado

em

O Restaurante Esconderijo Secreto, vem por meio deste comunicado informar a suspensão do Evento de inauguração programado para o dia 08, 09, 10, de Julho, na oportunidade o advogado Saymon Daygo de Souza Silva OAB/AC 5049, responsável pela defesa do acusado Aécio de Oliveira Teixeira, vem esclarecer que, as notícias que circulam nos meios de comunicação afirmando que o estabelecimento é palco assíduo de ilegalidades são totalmente inverídicas, que nesse momento as investigações estão em andamento, e principalmente que Aécio não está sendo acusado da autoria de suposto estupro, a defesa se resguarda em relação a mais informações, manifestar-se apenas em Juízo, que até o presente momento tem colaborado com as investigações, em breve os fatos serão esclarecidos

Saymon Daygo de Souza Silva
OAB/AC 5049

Espaço garantido pela empresa Acreonline.net

Continue lendo

Outras

Em Rio Branco, atendimento do Detran na OCA passa a ser feito sem agendamento

O atendimento do Departamento

Publicado

em

O atendimento do Departamento de Trânsito do Acre (Detran-AC) na OCA em Rio Branco não é mais realizado por agendamento. A volta do atendimento, sem a necessidade de agendar, começou na segunda-feira (20). O procedimento já havia sido adotado pela sede do Detran-AC.

Segundo a chefe da Divisão da OCA Rio Branco, Rayana Siqueira, a decisão de voltar com o atendimento sem agendamento é devido à baixa procura pelo serviço no site da instituição.

“Aqui na OCA Rio Branco a procura tinha reduzido bastante, então, o site não estava tendo aquela procura que fechasse todas as vagas. Então, nós decidimos que, a partir deste momento, seria oportuno para que a gente disponibilizasse esse serviço sem a necessidade de agendamento”, explica.

Com a avaliação inicial sobre os atendimentos, ela diz também que, no momento, o site utilizado para marcar os agendamentos não está mais disponível.

O Detran-AC na OCA funciona de 7h30 às 13h30, de segunda a sexta-feira. Rayana explica também que os serviços mais procurados no órgão são os de renovação e entrega da Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

“Aqui a pessoa tem a facilidade realizar todas as etapas em um único local. Então, o cidadão vem para renovar a sua CNH, faz o cadastro dos seus dados, faz a coleta dos seus dados biométricos e faz também o exame de aptidão física – o exame médico aqui com o médico que fica no atendimento da OCA. Além disse também tem a opção de fazer o pagamento da taxa do serviço aqui na praça azul”, complementa.

Veja os serviços disponíveis para atendimento:

Carteira Nacional de Habilitação (Renovação, 2ª via, Transferência, Adição de categoria, Alteração de dados, Inclusão para exercer atividade remunerada – EAR, e outros);
Primeira Habilitação (PPD);
Emissão de boletos, taxas e multas;
Parcelamento de débitos.

Por g1 AC

Continue lendo

Trending