Conecte-se conosco

Outras

Juventude nas Eleições: não somente o futuro, mas o presente

Este artigo vai especialmente para você

Publicado

em

Este artigo vai especialmente para você, jovem de 16 anos ou que ainda não tirou seu título de eleitor: vamos juntos decidir o futuro do nosso Estado e do nosso País?

Sabemos que este ano, iremos eleger Deputados Estaduais, Deputados Federais, 1 (um) Senador, Governador e Presidente da República. E nesse ritmo, somos todos convidados a exercer nossa cidadania, especialmente você, jovem. A juventude é de suma importância neste processo decisório, de modo que, não são somente o futuro, mas também o presente.

Em 1988 especificamente no dia 2 de março, a Assembléia Constituinte aprovou por 355 votos a 98, o direito dos jovens a partir de 16 anos poderem votar. Foi uma conquista celebrada por este segmento, com o mantra “chegou a nossa vez, voto aos 16”. A partir daí, dados de 1990 mostraram que jovens com menos de 18 anos, teve a incrível marca de 2 milhões, na tiragem de títulos, segundo o TSE.

Trazendo a realidade mais atual, uma matéria divulgada pela CNN Brasil, mostra que em 2018, 1,4 milhões de jovens na faixa dos 16 e 17 anos, estiverem aptos para votar naquela ocasião. Entretanto, neste ano, até fevereiro, apenas 830 mil jovens emitiram seu documento eleitoral, acarretando no menor número de eleitores da história. A pergunta é: porque o desinteresse pela política estão os afastando das urnas?

Infelizmente, os partidos políticos do nosso País não fazem uma espécie de “reciclagem nos seus quadros”, ou seja, quando o jovem se integra em algum partido, raríssimas vezes é chamado para contribuir nos rumos partidários, ficando mais nos serviços “braçais” ou somente para “animar a festa”, com gritos de guerra e tocando instrumentos. Também não há incentivo em candidaturas jovens, pois quando são convidados para participar da chapa, os vêem como “escada”.

Em 2020, quando assumi a gestão de políticas públicas para juventude da prefeitura de Rio Branco, conseguimos concluir rodas de conversas com jovens secundaristas e universitários, sobre a importância do primeiro voto. É de suma importância que o poder público inspire a juventude a votar, pois é ela que irá colher os frutos de suas escolhas.

Portanto, jovens, temos até o dia 4 de maio deste ano, para emissão título de eleitor. Você pode fazer com muita facilidade, de modo presencial no TRE, ou virtual no site do TSE e/ou TRE. Conclamamos, com muita esperança, para que possamos juntos, participar desta festa da democracia, que são as eleições. Seja como candidato, eleitor ou apoiador… Não importa, só entra na roda com a gente, pois o nosso Estado e nosso País, precisam de vocês!

Thiago Elias é coordenador do Centro de Educação Profissional e Tecnológica “Design” (IEPTEC Dom Moacyr), e ex Gestor de Políticas Públicas para Juventude (PMRB 2020).