Conecte-se conosco

Outras

Agência Brasil explica mudanças nas aposentadorias em 2022

Quem está prestes a se aposentar precisa estar atento

Publicado

em

Quem está prestes a se aposentar precisa estar atento. A reforma da Previdência estabeleceu regras automáticas de transição, que mudam a concessão de benefícios a cada ano.

A pontuação para a aposentadoria por tempo de contribuição e por idade sofreu alterações. Confira abaixo as mudanças que começam a vigorar neste ano.

Aposentadoria por idade
A regra de transição estabelece o acréscimo de seis meses a cada ano para as mulheres, até chegar a 62 anos em 2023. Na promulgação da reforma da Previdência, em novembro de 2019, a idade mínima estava em 60 anos, passando para 60 anos e meio em janeiro de 2020. Em janeiro de 2021, a idade mínima para aposentadoria das mulheres aumentou para 61 anos. Agora, está em 61 anos e meio em 2022.

Para homens, a idade mínima está fixada em 65 anos desde 2019. Para ambos os sexos, o tempo mínimo de contribuição exigido está em 15 anos.

Aposentadoria por tempo de contribuição

A reforma da Previdência estabeleceu quatro regras de transição, das quais duas previram modificações na virada de 2021 para 2022. Na primeira regra, que estabelece um cronograma de transição para a regra 86/96, a pontuação composta pela soma da idade e dos anos de contribuição subiu em janeiro: para 89 pontos (mulheres) e 99 pontos (homens).

Na segunda regra, que prevê idade mínima mais baixa para quem tem longo tempo de contribuição, a idade mínima para requerer o benefício passou para 57 anos e meio (mulheres) e 62 anos e meio (homens). A reforma da Previdência acrescenta seis meses às idades mínimas a cada ano até atingirem 62 anos (mulheres) e 65 anos (homens) em 2031. Nos dois casos, o tempo mínimo de contribuição exigido é 30 anos para as mulheres e 35 anos para homens.

Pensão por morte

Depois de mudar em 2021, o tempo de recebimento do benefício ficará inalterado em 2022. Segundo a Lei 13.135, de 2015, a cada três anos, um ano é acrescido nas faixas etárias estabelecidas por portaria do governo federal editada em 2015. Como a última alteração ocorreu em 2021, as idades mínimas dos pensionistas só voltarão a aumentar em 2024.

Atualmente, o pensionista com menos de 22 anos de idade receberá a pensão por até três anos. O intervalo sobe para seis anos para pensionistas de 22 a 27 anos, 10 anos para pensionistas de 28 a 30 anos, 15 anos para pensionistas de 31 a 41 anos e 20 anos para pensionistas de 42 a 44 anos. Somente a partir de 45 anos, a pensão passa a ser vitalícia.

A medida vale para os novos pensionistas. Beneficiários antigos estão com direito adquirido.

Maria Claudia

Outras

“Te levarei pra sempre no coração”, comenta amiga de Mariucha Herculano

Com apenas 29 anos de idade

Publicado

em

Com apenas 29 anos de idade, a senamadureirense Mariucha Herculano morreu nesta quarta-feira (19), no Hospital geral de Guaianazes (SP). Ela sofria de problemas renais e tinha testado positivo para a covid-19.

Após a confirmação do óbito, muitas pessoas estão utilizando as redes sociais para prestar solidariedade à família. Mariucha é irmão de Daniel Herculano, atual secretário de Cidadania de Sena.

Nawannah Lopes, sua amiga de infância, lamentou profundamente o ocorrido: “Minha amiga, eu não estou acreditando nisso. Por que você nos deixou meu amor? Eu sei que a vontade de Deus a gente não questiona, apenas aceita e entende, mas hoje tive um sentimento ruim ao saber dessa notícia. Minha amiga, nos falamos há poucos dias. Você me enviou nossas fotinhas antigas do tempo que fomos felizes uma ao lado da outra.

Minha Mari, que Deus te receba, saiba que você foi e é muito amada por todos que te conhecem, saiba também que te levarei pra sempre no coração e guardarei todos os momentos que vivemos juntas”.

De acordo com informações do secretário Daniel Herculano, o corpo da jovem será sepultado no Estado de São Paulo.

Por Edinaldo Gomes

Continue lendo

Outras

Sisu e Prouni abrem inscrições em fevereiro; Fies, em março

O Ministério da Educação (MEC)

Publicado

em

O Ministério da Educação (MEC) divulgou hoje (18) o calendário de inscrições para os processos seletivos de ingresso ao ensino superior. Os estudantes que fizeram o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) já podem se organizar para concorrer às vagas. A previsão é que os editais dos três processos seletivos sejam publicados no Diário Oficial da União ainda nesta semana.

As inscrições para o Sistema de Seleção Unificada (Sisu) poderão ser feitas do dia 15 ao dia 18 de fevereiro. Já o prazo de inscrição para o Programa Universidade para Todos (Prouni) será de 22 a 25 de fevereiro. E, no início de março, do dia 8 ao dia 11, poderão se inscrever os candidatos ao Fundo de Financiamento Estudantil (FIES), que este ano oferta 110.925 vagas.
O número de vagas disponíveis no Sisu e no Prouni será divulgado em breve, assim como os três editais contendo os cronogramas completos e todos os critérios dos processos seletivos de 2022.

As inscrições são gratuitas e devem ser feitas, exclusivamente, pela internet. A classificação é feita com base na nota obtida na edição mais recente do Enem. Pode concorrer às vagas do Fies quem fez qualquer uma das edições do Enem a partir de 2010.

Programas

O Prouni oferece bolsas de estudo, integrais e parciais (50%), em instituições particulares de educação superior. Para concorrer às bolsas integrais, o estudante deve comprovar renda familiar bruta mensal, por pessoa, de até 1,5 salário mínimo. Para as bolsas parciais (50%), a renda familiar bruta mensal deve ser até 3 salários mínimos por pessoa.

Podem se inscrever no Prouni apenas estudantes brasileiros sem diploma de curso superior que tenham participado do Enem mais recente e obtido, no mínimo, 450 pontos de média das notas. Além disso, o candidato não pode ter tirado zero na redação.

O Fies tem objetivo de conceder financiamento a estudantes em cursos superiores não gratuitos, com avaliação positiva nos processos conduzidos pelo MEC. O programa é dividido em diferentes modalidades, possibilitando juros zero a quem mais precisa e uma escala de financiamentos que varia conforme a renda familiar do candidato.

Já o Sisu é o sistema informatizado do MEC, no qual instituições públicas de ensino superior oferecem vagas para estudantes participantes do Enem. Os candidatos com melhor classificação são selecionados.

Nádia Franco

Continue lendo

Outras

Motorista perde o controle do veículo e atropela duas pessoas na Antônio da Rocha Viana

O motorista de carro modelo Ford Ka

Publicado

em

O motorista de carro modelo Ford Ka, cor vermelha de placa OVG final 66 é o autor de um trágico acidente ocorrido na tarde desta segunda-feira (17), em Rio Branco. O homem perdeu o controle da direção e atropelou o motorista de caminhão Mateus Sombra de Queiroz, de 29 anos, e um ciclista identificado como Rodrigo.

Mateus Queiroz está internado no Pronto Socorro em estado gravíssimo. Ele teve parte da perna esmagada, como mostra imagens de câmeras do circuito interno de lojas ao longo da Avenida.

O condutor, que não teve a identidade revelada, não estava embriagado, mas não tinha habilitação para dirigir. Ele foi preso e levado à Delegacia Central de Flagrantes (Defla) e fica à disposição da Justiça.

Notícias da Hora

Continue lendo

Trending