Conecte-se conosco

Política

Idosos acima de 80 anos podem agendar prova de vida em casa

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) publicou portaria, no Diário Oficial da União de hoje (5), prevendo

Publicado

em

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) publicou portaria, no Diário Oficial da União de hoje (5), prevendo a possibilidade de seus beneficiários com dificuldades de locomoção solicitarem a realização de prova de vida em casa, mediante visita de representante do instituto. Idosos acima de 80 anos também poderão solicitar o serviço por meio de um requerimento.

De acordo com a Portaria 1.321, a visita favorecerá beneficiários “sem procurador ou representante legal cadastrado”. O requerimento que possibilita a comprovação de vida “por meio de pesquisa externa”, pode ser feito por terceiros, por meio da Central 135; pelo aplicativo MEU INSS; ou por meio de outros canais a serem disponibilizados pelo INSS, “sem a necessidade de cadastramento de procuração para esse fim específico ou do comparecimento do beneficiário ou interessado a uma Agência da Previdência Social – APS”.

A portaria esclarece que um atestado médico ou declaração emitida pelo profissional competente deverá ser apresentado, nos mesmos moldes dos documentos exigidos para inclusão de procuração para fins de recebimento de benefício”.

Nos casos de requerimento feito por meio do Meu INSS, é obrigatório que seja anexada a comprovação documental da dificuldade de locomoção, “sendo dispensada a apresentação de documentação original na solicitação”.

Nos casos em que o requerimento é feito pela Central 135, a própria central fará o cadastramento da tarefa. Também agendará o cumprimento de exigência para apresentação da documentação comprobatória, “de forma que o requerente seja cientificado de imediato da data para comparecimento ou da possibilidade de anexação pelo Meu INSS”.

Beneficiários com dificuldade de locomoção deverão selecionar o serviço “Solicitar Prova de Vida – Dificuldade de locomoção”, do tipo tarefa, modalidade atendimento a distância, código 4972, sigla PVIDADIFLO, cujo cumprimento deve ser feito de forma emergencial e prioritária.

Acima de 80 anos
Beneficiários com idade acima de 80 anos podem solicitar o atendimento por meio da tarefa “Solicitar Prova de Vida – Maior de 80 anos” – código 4952, sigla PVIDAIDOSO, cujo cumprimento deve ser realizado de forma emergencial e prioritária.

“A tarefa ‘Solicitar Prova de Vida – Maior de 80 anos’ criará automaticamente a subtarefa ‘Pesquisa Externa – Prova de Vida’ – código 4953, sigla PEXPROVIDA, que também deve ser cumprida de forma emergencial e prioritária”, informa a portaria.

De acordo com o INSS, a rotina de bloqueio de créditos, suspensão e cessação de benefícios por falta de comprovação de vida não abrangerá os benefícios cujo procedimento esteja pendente de pesquisa externa a cargo do INSS, requerida até o processamento da folha de pagamento referente à competência de aplicação da rotina.

A portaria prorroga por mais duas competências (julho e agosto) a rotina de suspensão de benefícios por impossibilidade da execução do Programa de Reabilitação Profissional.

Edição: Graça Adjuto

Política

Presidente estadual do Democratas Jairo Cassiano visita lideranças politicas e empresários em Cruzeiro do Sul

O presidente estadual do Democratas

Publicado

em

O presidente estadual do Democratas, Jairo Cassiano está no Município de Cruzeiro do Sul, cumprindo agenda Juntamente com pastor Marcilo Levi e o Pastor Antônio Araújo, hoje pela parte da manhã estiveram acompanhado a fabricação de biscoitos Lilinha, do micro empresário Dejacir.

Um micro empresário que junto com sua família, geram empregos e renda no Vale do Juruá, de acordo com Cassiano, o Deputado Federal Alan Rick e o Governo do Estado tem incentivado as micros empresas do nosso Estado, na facilitação de microcréditos para as pequenas empresas gerarem empregos e Renda naquela cidade.

Jairo Cassiano devera retorna a Sena Madureira no final da tarde de hoje.

Da redação-Acreonline.net

Continue lendo

Política

Ainda em Brasília, prefeito Manoel Maia continua as visitas em busca de mais recursos para Capixaba

Nesta quinta feira o prefeito do Município de Capixaba

Publicado

em

Nesta quinta feira, o prefeito do Município de Capixaba Manoel Maia, acompanhado do presidente da Câmara Municipal Amilton, fechou agende de visitas aos deputados federais e senadores.
As visitas visão, a liberação de recursos através de emendas parlamentares federais, para serem investidas ano que vem no Município de Capixaba.

Para o prefeito a viagem foi muito proveitosa, tendo em vista, que todos os parlamentares se comprometeram que irão destinar recursos através de emendas parlamentares para ajuda a melhora a qualidade de vida da população.

O prefeito esteve pela parte da manhã nos gabinetes dos deputados Jesus Sergio, Mara Rocha, Jessica Sales,  ambas autoridades representadas pelos seus assessores mais que também se comprometeram ajuda o município.

O prefeito ainda foi recebido pela senadora, Mailza Gomes que também vai ajudar o município de Capixaba

A última conversa foi feita com deputado federal Alan Rick, que destinou recursos para a Infraestrutura Urbana, Saúde, Educação, Esporte, Assistência Social, Pavimentação de Ruas, Recuperação de Ramais e Implementos Agrícolas.

A maioria das emendas poderão ser liberadas ainda este ano, afirmou o prefeito Manoel Maia que retorna ao Acre na próxima sexta feira.

Daredação-Acreonline.net

Continue lendo

Política

Em Brasília, prefeito Manoel Maia busca recursos para investir no Município de Capixaba

Publicado

em

O prefeito do Município de Capixaba Manoel Maia, acompanhado do presidente da Câmara Municipal Amilton, estão em Brasília aproveitando o mês de outubro, mês esse que todos os prefeitos do Estado do Acre viajam em busca de recursos para seus municípios, no inicio da manha de hoje o prefeito Manoel Maia fez uma visita a Deputada Federal Vanda Milani e Leo de Brito, encerrando agenda no gabinete do Senador Sérgio Petecão.

Durante o encontro, Manoel Maia colocou para os parlamentares as necessidades e prioridades que o seu município precisa de imediato, para melhorar a qualidade de vida da população, e todos os parlamentares visitados se comprometeram em ajuda a prefeitura de Capixaba.

Durante sua permanecia em Brasília, Manoel Maia irá ainda ao gabinete do deputado federal Alan Rick, e demais parlamentarem federais, fechando  agenda visitando os demais senadores da república, sempre com o mesmo proposito buscar benefícios através de emedas parlamentares para Capixaba, devendo retornar com bons resultados na acareação de recursos para investimento em sua cidade.

Da redação- Acreonline.net

Continue lendo

Trending