Conecte-se conosco

Policial

Justiça condena 21 pessoas por organização criminosa e tráfico no Acre

O Ministério Público do Estado do Acre (MPAC), por meio da 1ª Promotoria de Justiça Criminal

Publicado

em

O Ministério Público do Estado do Acre (MPAC), por meio da 1ª Promotoria de Justiça Criminal de Cruzeiro do Sul, conseguiu na 2ª Vara Criminal do município a condenação de 21 pessoas pelos crimes de organização criminosa, tráfico de drogas e associação para o tráfico. A soma das penas chega a 334 anos e cinco meses de prisão.

Os réus foram investigados na Operação Carthago, deflagrada em Cruzeiro do Sul pela Polícia Federal, em 2019, com apoio das polícias Civil e Militar, cujo objetivo foi reprimir o tráfico de drogas e combater as organizações criminosas presentes na região do Juruá.

As penas variam entre cinco anos e quatro meses, e 30 trinta anos e 10 meses de reclusão. A maior parte foi condenada por integrar organização criminosa: 18 pessoas. Já três réus receberam penas por tráfico de drogas e associação para o tráfico.

Segundo a denúncia, assinada pelo promotor de Justiça Júlio César de Medeiros, o grupo criminoso atuava na realização do tráfico de drogas, sobretudo em Cruzeiro do Sul, tanto que, durante as investigações da PF, foram apreendidos quase 20 quilos de entorpecentes.

Para os promotores do caso, a atuação do grupo contribuiu para o aumento da violência tanto na região como em todo o estado, visto que fomentava outros delitos, como crimes contra o patrimônio e homicídios, além da dedicada atuação no tráfico.
Embora os réus tenham sido condenados, o promotor Ildon Maximiano Peres Neto, que também é membro do Grupo de Atuação Especial no Combate ao Crime Organizado (Gaeco), vai recorrer das sentenças visando aumentar as penas. “Os réus receberam a devida condenação. A expectativa, porém, é que as penas possam ser aumentadas para corresponder à precisa reprovabilidade das condutas praticadas”, pontuou o promotor.

Continue lendo
Clique para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Entrar

Leave a Reply

Policial

Três mortos e um ferido a tiros em Rio Branco

Em menos de 6 horas, três pessoas foram mortas e uma ficou ferida por disparos de arma de fogo na madrugada

Publicado

em

Por Davi Sahid

Em menos de 6 horas, três pessoas foram mortas e uma ficou ferida por disparos de arma de fogo na madrugada deste domingo 20. Os crimes aconteceram no bairro Manoel Julião, na Rodovia AC-90, região da Estrada Transacreana, e no bairro Panorama, em Rio Branco.

A primeira foi uma tentativa de homicídio. Um homem identificado como Samuel Lucas dos Santos estava em um bar localizado em frente a uma praça no bairro Manoel Julião quando começou a discutir com uma pessoa. O autor do crime puxou uma arma de fogo e efetuou dois tiros. Um dos projeteis atingiu Samuel na perna. Mesmo ferida, a vítima ainda conseguiu correr, entrar no carro de um motorista de aplicativo e fugir.

Lucas foi encaminhado pelo próprio motorista de aplicativo ao pronto-socorro em estado de saúde estável. A segunda ocorrência aconteceu no Ramal Global, situado no Km 36 da Rodovia AC-90, na Estrada Transacreana. Uma família teve sua casa invadida por membros de facção. Durante a ação, criminosos executaram com tiros no peito e na cabeça as vítimas Jorge Luís Freitas dos Santos, de 24 anos e Antônio José Lopes da Silva, de 26 anos. Os demais membros da família conseguiram fugir pulando a janela da residência.

A polícia acredita que a invasão dos faccionários a residência pode ter ocorrido após uma das vítimas mortas ter discutido com um membro da facção há alguns dias. A ambulância do SAMU foi acionada, mas quando os paramédicos chegaram ao local, nada puderam fazer já que as vítimas já se encontravam sem vida. A Polícia Militar esteve no local, fez busca na região, mas ninguém foi preso.

A terceira ocorrência ocorreu na rua Piraíba, no bairro Panorama. Um jovem identificado como José Luiz Cerqueira Lima, de 24 anos, foi agredido até a morte com golpes de ripa e capacete. Segundo informações da polícia, José Luiz passou a madrugada bebendo em sua casa e por volta das 5h saiu de casa para comprar cigarro.

Quando José chegou à rua Piraíba, um homem não identificado se aproximou da vítima e em posse de uma ripa e capacete desferiu vários golpes na cabeça de Luiz. Após a ação o criminoso fugiu do local.

Populares que passavam no local acionaram a ambulância do suporte avançado do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), mas quando os paramédicos chegaram ao local, a vítima já se encontrava morta.

Todas as cenas dos crimes foram isoladas pela Polícia Militar para os trabalhos do Perito em criminalística. Os corpos foram removidos e encaminhados ao Instituto Médico Legal (IML) para os exames cadavéricos. Agentes de Polícia Civil da Delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) já iniciaram as investigações.

Continue lendo

Policial

Polícia Militar de Sena Madureira prende quadrilha especializada em furto de estabelecimentos comerciais

A Polícia Militar do Acre, por meio do 8° BPM, hoje (sábado), (19/06/2021), por volta das 22h00min, em uma atuação exitosa das guarnições de serviço conseguiu recuperar alguns objetos subtraídos dos comércios do Rosemir e São Felipe em Sena Madureira.

Publicado

em

PMAC/8°BPM – Guardião do Purus

A Polícia Militar do Acre, por meio do 8° BPM, hoje (sábado), (19/06/2021), por volta das 22h00min, em uma atuação exitosa das guarnições de serviço conseguiu recuperar alguns objetos subtraídos dos comércios do Rosemir e São Felipe em Sena Madureira.

Os fatos ocorreram na tarde de sábado (19), sendo que os infratores conseguiram ingressar no interior dos estabelecimentos dos comércios do Rosemir e São Felipe, na cidade Sena Madureira, consumando o intento na subtração de alguns objetos.

Após isso, as guarnições de serviço em posse de informações começaram incursões e patrulhamento com objetivo de localizar os infratores e recuperar os objetos.

Após muitas horas de procura, logrou-se êxito na captura dos autores, bem como na recuperação dos objetos furtados e ainda na apreensão de um veículo usado na prática delitiva.

Ademais, foi levantada a informação que os infratores são contumazes na pratica de furto qualificado de estabelecimentos comerciais e que também são suspeitos de ter realizado furtos nas cidades de Rio Branco e Tarauacá, em datas anteriores.

Assim, os infratores foram levados à delegacia de Polícia Civil de Sena Madureira para os procedimentos de praxe, juntamente com os objetos subtraídos e o veículo usado na pratica delitiva.

Polícia Militar, destemidos e audazes combatentes!

Continue lendo

Policial

Em desdobramento da operação “Carretera Cerrada” Polícia Civil prende três com envolvimento em roubo de caminhonetes em Plácido de Castro

A Polícia Civil no município de Plácido de Castro, com apoio do Departamento de Polícia Civil da Capital e do Interior

Publicado

em

A Polícia Civil no município de Plácido de Castro, com apoio do Departamento de Polícia Civil da Capital e do Interior (DPCI) prendeu ao final da tarde desta sexta-feira, 18, três pessoas investigadas por roubo de caminhonetes na região de fronteira.

Em mais um desdobramento da operação “Carretera Cerrada”, a Delegacia Geral de Plácido, com apoio de Policiais do Departamento de Polícia da Capital e do Interior (DPCI), promoveu uma ação contra mais um grupo criminoso especializado na subtração de caminhonetes.

Ao todo foram cumpridos quatro mandados de busca e apreensão e foram presos três autores – F.S.O, de 20 anos de idade, A.N.P.S de 19 anos de idade e E.P.S de 21 anos de idade.
Os indivíduos são investigados pela invasão a uma residência em março de 2021.

De acorso com a investigação, os bandidos estavam encapuzados e com armas de fogo em punho.
Os autores – munidos de 01 (uma) arma de fogo tipo espingarda e de armas brancas (facas) -, anunciaram o assalto, renderam os moradores, e os amarraram no quarto de hóspede.

Após conterem as vítimas, os roubadores exigiram a chave da caminhonete, e passaram a revirar a casa procurando objetos de valor, momento em que encontraram o revólver do dono da casa sobre a cabeceira da cama e uma espingarda que foi também subtraída.
A intensão dos autores era na verdade subtrair a caminhonete das vítimas.
Por fim, sem lograr êxito no plano de subtrair a caminhonete, os bandidos saíram da casa levando as armas, relógios e celulares das vítimas.

Presos, os investigados foram levados à delegacia Geral de Plácido de Castro onde foram indiciados pelos crimes de porte ilegal de arma de fogo, cárcere privado e roubo majorado. Após procedimento de praxe, os investigados foram colocados à disposição da justiça.

Ascom/Polícia Civil do Acre

Continue lendo

Trending