Policial
Operação Ghidorah: MPAC obtém condenação de integrantes de facções criminosas a penas que somam mais de 128 anos
O Ministério Público do Estado do Acre (MPAC), por meio do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado

O Ministério Público do Estado do Acre (MPAC), por meio do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco), obteve nesta segunda-feira (17), perante o Juízo da Vara de Delitos de Organizações Criminosas da Comarca de Rio Branco, a condenação de 13 integrantes de facções criminosas que atuam no Estado a penas que somam mais de 128 anos de reclusão.
Conforme a denúncia apresentada pelo Gaeco/MPAC, os réus, presos durante a Operação Ghidorah em junho do ano passado, cometeram o crime de integrar organização criminosa, com agravamento da pena por uso de arma de fogo, envolvimento de adolescente e manter conexão com outra organização.
Além disso, dois dos acusados ainda tiveram como aumento da pena o fato de serem lideranças da organização. As penas, que variam entre 6 a 14 anos de prisão, foram estipuladas conforme o envolvimento dos réus e também se confessaram a participação nos crimes, assim como, foram ponderados os antecedentes e a reincidência.
A denúncia foi recebida em julho de 2020 e as audiências de instrução e julgamento foram realizadas por videoconferência.
Relembre o caso
Os réus foram presos durante a Operação Ghidorah, realizada pelo Gaeco e a Polícia Militar, em junho do ano passado, nas cidades de Rio Branco, Senador Guiomard, Feijó, Tarauacá e Rodrigues Alves. A operação desarticulou os núcleos de três facções criminosas que atuavam no estado.
A operação foi resultado de cinco meses de investigação, iniciada após a apreensão de documentos em Guarulhos (SP), que revelavam o envio de ajuda financeira por uma das organizações criminosas para líderes locais do PCC, Ifara e Bonde dos 13.
Durante as operações que culminaram com as prisões dos réus, foram apreendidos equipamentos eletrônicos onde foram encontrados dados sobre membros das facções, vídeos dos integrantes e mensagens sobre as movimentações dos grupos.
Agência de Notícias do MPAC – Com informações da Assessoria de Comunicação do TJAC
Policial
Em Sena Madureira Autor de dupla tentativa de homicídio é preso pela Polícia Civil

A Polícia Civil do Acre prendeu um membro de organização criminosa, apontado como o autor de uma dupla tentativa de homicídio, ocorrida no município de Sena Madureira. A equipe de investigadores da delegacia de Sena Madureira efetuou a prisão na última segunda-feira, 02, do nacional das iniciais W. P. S.
O crime ocorreu no dia 15 de agosto deste ano, onde os autores efetuaram diversos tiros contra duas vítimas que estavam em uma residência na cidade de Sena Madureira. Segundo a investigação, a tentativa de homicídio contra as vítimas seria motivada por disputa de território entre facções criminosas rivais.
Durante as buscas no local da ocorrência, foi encontrado um projétil de arma de fogo, na sala da referida residência onde aconteceram os disparos. Na ocasião as vítimas ficaram gravemente feridas, foram socorridas para o hospital da cidade e depois encaminhadas para Rio Branco.
Os policiais prenderam anteriormente Emanuel Saboia da Silva, integrante de organização criminosa, o qual recebeu a missão de exterminar faccionados de outra facção rival. Na ocasião da sua prisão Emanuel atentou contra a integridade dos investigadores de polícia, mas foi dominado, preso e flagranteado pelo crime de resistência.
A investigação vem sendo Coordenada pelo Delegado de Polícia Thiago Braga Parente e na manhã de hoje ontem, 02, mais um autor da dupla tentativa foi preso na Avenida Brasil, no Bairro Vila Militar, na Cidade de Sena Madureira. Após a prisão o preso foi submetido a exame de corpo de delito, levado à Delegacia de Polícia e colocado à disposição da Justiça.
Por Assessoria/ PCAC
Policial
Jovem é executado com tiro na nuca enquanto andava de bicicleta no interior do Acre
A polícia não soube informar a motivação do crime. Agentes de Polícia Civil colheram as primeiras informações

O jovem Igor Mongoli da Silva, de 20 anos, foi morto com um tiro na tarde desta terça-feira (3), enquanto andava de bicicleta na Avenida Ayrton Senna, no bairro Conquista, no município de Capixaba, no interior do Acre.
Segundo informações da polícia, Igor trafegava em uma bicicleta quando um homem ainda não identificado se aproximou do jovem e, de posse de uma arma de fogo, efetuou um tiro na nunca da vítima. Igor caiu no chão agonizando e morreu antes de receber socorro. Após a ação, o criminoso fugiu correndo do local.
O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) foi acionado e enviou uma ambulância de suporte avançado para dar os primeiros atendimentos, mas, ao chegar no local, os socorristas só puderam atestar morte a Igor.
A Polícia Militar isolou a área para os trabalhos da perícia e o corpo foi encaminhado ao Instituto Médico Legal (IML) em Rio Branco, para os exames cadavéricos.
Policiais militares colheram as informações para tentar procurar pelo autor do crime na região, mas ninguém foi encontrado até o momento.
A polícia não soube informar a motivação do crime. Agentes de Polícia Civil colheram as primeiras informações e o caso será investigado pela Delegacia de Capixaba.
Por Ithamar Souza Na Hora da Noticia
Policial
Idoso de 61 anos morre atropelado por ônibus em rua no interior do Acre
O idoso João José Laureano, de 61 anos, morreu na última segunda-feira (2) ao ser atropelado por um ônibus no centro da cidade

Vítima estava em bicicleta quando colidiu contra lateral de ônibus na última segunda-feira (2), em Brasileia.
O idoso João José Laureano, de 61 anos, morreu na última segunda-feira (2) ao ser atropelado por um ônibus no centro da cidade de Brasileia, interior do Acre.
Segundo a Coordenadoria Integrada de Fiscalização de Trânsito (Ciftran) o idoso trafegava em uma bicicleta no mesmo sentido que o ônibus, quando acabou colidindo contra a lateral do veículo.
Após a batida, a vítima foi socorrida por uma equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e levada ao hospital de Brasileia. No entanto, Laureano não resistiu aos ferimentos e morreu na unidade de saúde.
O corpo da vítima foi levado ao Instituto Médico Legal (IML) para os devidos procedimentos.
Por Iryá Rodrigues, g1 AC
-
Outras2 meses atrás
Conheça as candidatas ao titulo Garota Verão em Manoel Urbano
-
Outras6 dias atrás
(Vídeo) Câmera de segurança flagra casal fazendo sexo oral em fila de açougue veja!
-
Policial4 anos atrás
Policial militar evita assalto e é ferido com arma branca
-
Esporte4 anos atrás
Esporte – Sena Futsal vence o Villa e garante classificação no estadual
-
Outras1 mês atrás
Confira: lista de estados do Brasil onde será visível ver o imponente eclipse solar
-
Outras3 semanas atrás
Concurso Detran AC: 100 vagas anunciadas! Saiba mais!
-
Outras1 mês atrás
Pescador fisga peixe monstruoso das profundezas com dentes ‘humanos’
-
Policial2 anos atrás
Ampliação do efetivo policial reforça a Segurança Pública do Acre
Você precisa fazer login para comentar.