Conecte-se conosco

Política

Para Pacheco, liminar contra Renan na CPI da Pandemia é “interferência”

O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, classificou como uma “interferência” a decisão de um juiz federal de Brasília

Publicado

em

O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, classificou como uma “interferência” a decisão de um juiz federal de Brasília que pretende impedir a nomeação do senador Renan Calheiros (MDB-AL) para a relatoria da CPI da Pandemia. Para Pacheco, a liminar concedida pelo juiz Charles Frazão de Morais, da 2ª Vara Federal Cível da Justiça de Federal do Distrito Federal, fere a harmonia e a independência entre os Poderes.

“A escolha de um relator cabe ao presidente da CPI, por seus próprios critérios. Trata-se de questão interna corporis do Parlamento, que não admite interferência de um juiz. A preservação da competência do Senado é essencial ao Estado de direito. A Constituição impõe a observância da harmonia e independência entre os Poderes”, escreveu Pacheco em nota.

A comissão parlamentar de inquérito deve ser instalada nesta terça-feira (27) às 10h. Na noite de segunda (26), sete dos 11 integrantes titulares da CPI e mais um suplente se reuniram para confirmar a indicação do senador Omar Aziz (PSD-AM) para presidir o colegiado. O senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP) deve ocupar a vice-presidência, e Renan Calheiros, a relatoria da comissão.

Pouco antes do encontro, o senador Randolfe Rodrigues classificou a liminar contra o senador Renan Calheiros como uma “decisão esdrúxula”.

— É uma liminar cloroquina: tratamento precoce, sem eficácia comprovada e com efeitos colaterais gravíssimos. Não resiste e é uma interferência indevida — afirmou.

Randolfe disse ainda que até o final desta semana a CPI da Pandemia deve definir o comando do colegiado, nomear o relator, aprovar o plano de trabalho e apreciar os primeiros requerimentos. Ele defende a convocação dos três ex-ministros da Saúde do governo Jair Bolsonaro (Luiz Henrique Mandetta, Nelson Teich e Eduardo Pazuello), além do atual titular da pasta, Marcelo Queiroga.

— CPI não convida. CPI convoca. Todos compareceriam para prestar depoimentos como convocados, na condição de testemunhas. CPI tem que ser imune a pressões. CPI persegue fatos, não persegue pessoas. Os fatos podem levar à responsabilização de pessoas — afirmou.

Além dos ministros que comandaram a Saúde durante a pandemia de coronavírus, Randolfe Rodrigues defende a convocação de Fabio Wajngarten, ex-secretário de Comunicação do Presidência da República. Em entrevista à revista Veja, ele afirmou que houve “incompetência” e “ineficiência” de gestores da pasta para negociar a compra de vacinas.

Jefferson Rudy

Continue lendo

Política

Alan Rick diz ser favorável ao voto impresso e questiona: “quem tem medo do Voto Impresso?”

O deputado federal Alan Rick (DEM/AC)

Publicado

em

O deputado federal Alan Rick (DEM/AC) reiterou seu apoio ao voto impresso e auditável. O parlamentar disse que o voto impresso não prejudicará o Brasil, “pelo contrário, ajudará a aperfeiçoar o sistema eletrônico permitindo que novas tecnologias integrem a nosso ordenamento e dê mais transparência às eleições”.

Alan Rick informou que a Comissão Especial criada para analisar a Proposta de Emenda à Constituição que torna obrigatório o voto impresso já está com o relatório pronto para a votação. “Esta não é a primeira vez que o tema é debatido no Congresso. Votei a favor do voto impresso em 2015 e faltou ao TSE executar sua implementação. É bom para o Brasil e para os eleitores. Eu apoio o voto impresso!”, disse o democrata.

O presidente Jair Bolsonaro (Sem Partido) defende o voto impresso e auditável. A Justiça Eleitoral não vê com bons olhos a ideia pois traria insegurança ao processo de votação, com uma possível inconsistência entre a contagem manual e o voto eletrônico.

Notícias da Hora

Continue lendo

Política

Brasil bate a marca de 100 milhões de pessoas vacinadas

O Brasil chegou a 100 milhões de pessoas imunizadas

Publicado

em

O Brasil chegou a 100 milhões de pessoas imunizadas ao menos com a primeira dose da vacina contra a covid-19. De acordo com o Ministério da Saúde, mais de 62% da população já recebeu ao menos uma dose. “Estamos cada vez mais próximos de chegar na nossa meta: até setembro, 100% dos adultos estarão vacinados com a primeira dose. E, até o final do ano, todos estarão imunizados”, afirmou o ministério, em nota à imprensa.

Ao mesmo tempo, o governo tem alertado a população sobre a importância da segunda dose. O ministério lançou no início de julho uma campanha para incentivar as pessoas que já tomaram a primeira dose a procurarem os postos de saúde para completar o esquema vacinal.

Nas redes sociais, o ministério ressalta a importância de se vacinar: “Quando chegar a sua vez, vacine já!!”

O chefe da pasta, ministro Marcelo Queiroga defendeu que governo federal, estados e municípios devem reforçar a comunicação para estimular a procura das pessoas que já tomaram a primeira dose para que completem o ciclo dentro do prazo previsto. Em evento em Presidente Prudente (SP), no início da tarde de hoje (31), Queiroga destacou o avanço da vacinação contra covid-19 no país, e afirmou sua expectativa de cumprir a meta de vacinar todos os brasileiros acima de 18 anos até setembro.

Claudia Felczak

Continue lendo

Política

 Vereador Amilton Costa vistoria serviços de reabertura de ramais em Capixaba

Publicado

em

Nesta sexta feira (30) pela parte da tarde o vereador Amilton Costa esteve  juntamente com o vereador Felipe Pacheco acompanhando os trabalhos de melhoramento de ramais no PAE São Luís do remanso, ramal chico mendes, e segundo o vereador os trabalhos estão sendo feito com muita qualidade.

 

.

“Quero aqui enfatizar os serviços de qualidade que está sendo feito pela secretaria de obras na pessoa do secretário Billy John e prefeitura Municipal na pessoa do prefeito Manoel Maia.
Hoje estamos muito alegre e esperançoso da forma que está sendo planejado os trabalhos nos ramais, com as duas mini patrulhas que atenderá as duas partes do município com os serviços, tanto de capixaba ater a Alcobrás quanto de capixaba ater o ramal Zé do coco.
Obrigado Governador Gladson Cameli através do DERACRE pelas máquinas que nos cedeu ao nosso município de capixaba.
Aqui fica nossos registros como poder legislativo, que tem a responsabilidade de fiscalizar, reivindicar e acompanhar os benefícios em prol do nosso povo.” disse o vereador Amilton em suas redes sociais.

Continue lendo

Trending