Conecte-se conosco

Política

Bocalom visita ramais do “cinturão verde” e garante apoio ao homem do campo

Em visita ao ramal do Panorama, região do “cinturão verde” de Rio Branco, o prefeito Tião Bocalom

Publicado

em

Em visita ao ramal do Panorama, região do “cinturão verde” de Rio Branco, o prefeito Tião Bocalom, reafirmou o compromisso de sua gestão na garantia do escoamento da produção dos pequenos agricultores da zona rural da capital acreana.

O gestor estava acompanhado do diretor presidente da Empresa Municipal de Urbanização (Emurb), José Assis Benvindo e do secretário da Secretaria Municipal de Agricultura Familiar e Desenvolvimento Econômico (Safra), Eracides Caetano.

De acordo com Bocalom, a prefeitura, por meio da Safra, trabalha num primeiro momento focada no levantamento de área para tão logo as condições climáticas permitirem iniciar a revitalização de ramais. A meta, em 2021, é revigorar 500 quilômetros de ramais, a partir do entorno da cidade.

O ramal 3 irmãos, que dá acesso a várias comunidades ribeirinhas, pólo de grande produção de hortaliças, milho, mamão, colorau, goma de mandioca e alevinagem (produção dos filhotes dos peixes), bem como a engorda do peixe, também foi visitado pelo prefeito.

Há muitos anos a região sofre com falta de infraestrutura e acessibilidade, o que dificulta a vida das pessoas que vivem da agricultura familiar. Esses produtores investem em suas propriedades, mesmo com os altos riscos de perda dos produtos, situação que a prefeitura, na gestão Bocalom, trabalha para evitar.

“Temos vários produtores que moram e produzem as margens do Acre, mas eles precisam desse acesso para escoar seus produtos. A cidade está a horas de barco e a poucos quilômetros de ramal. Estamos olhando para essa gente com muito carinho e estudando toda viabilidade possível para garantir o escoamento da produção”, explicou o secretário da Safra, Eracides Caetano.

O prefeito Tião Bocalom ouviu produtores rurais e falou que quem está trabalhando e produzindo precisa de apoio da prefeitura. Enalteceu a grande produção de alevinos, mas lembrou especialmente das outras 16 famílias de produtores que também precisam do ramal.

“Podem ter certeza, estamos trabalhando para cuidar do homem do campo e o primeiro cuidado passa pelo acesso. No verão iremos fazer uma raspagem nos 2200 quilômetros de ramais existentes na cidade e recuperar bem 500 quilômetros, com piçarramento, começando pelo entorno de Rio Branco. Os demais serão recuperados de acordo com cada jazida de piçarra que a gente tem”, disse Bocalom.

José Assis Benvindo, presente da Emurb, lembrou que o ramal 3 Irmãos está sem um trabalho de engenharia mais contundente há muito tempo. “O prefeito está certo quando prioriza a abrangência de entendimento. Vamos cuidar e melhorar a qualidade de acesso desse e de outros ramais”, ponderou.

O produtor José Ivan Barbosa, trabalha com peixes desde 1985. Depois de mais de três décadas de trabalho, hoje, possui cerca de 120 hectares de área inundada e seu centro de alevinagem produz cerca de 2 milhões de larvas de peixes por semana. Ele abastece todo Estado. Mas nem sempre foi assim.

“Eu era considerado o doido da família. Era o cara que poderia fazer as coisas dar errado, mas sonha alto, mesmo sabendo que era um sonho muito distante. Deu certo. O Tião Bocalom sempre foi uma esperança para o agronegócio do nosso município. Eu sempre comentei, querem fartura na cidade? Investe no homem do campo”, colocou.

Continue lendo

Política

Gladson e Mailza tomam café com Bolsonaro para tratar das eleições no Acre

O governador Gladson Cameli e a senadora Mailza Gomes

Publicado

em

O governador Gladson Cameli e a senadora Mailza Gomes, pré-candidatos ao Governo do Acre, participaram na manhã desta quinta-feira (11), no Palácio da Alvorada, de um café da manhã com o presidente Jair Bolsonaro.

Ali também estava outros pré-candidatos aos governos estaduais e ao Senado pelo Progressistas, além de Arthur Lira – presidente da Câmara – e Ciro Nogueira, representando a direção nacional da sigla.

Gladson teve um momento com o presidente e os dois trataram das campanhas estadual e presidencial.

O governador disse à reportagem do ContilNet que garantiu ao presidente que fará campanha para ele no Acre.

“Disse que estamos com ele e faremos sua campanha no Acre, já que nos ajudou tanto”, explicou.

POR TIÃO MAIA, PARA O CONTILNET

Continue lendo

Política

Prefeitura deve indenizar condutor que teve falange amputada em razão de acidente

O Juízo da Vara Única de Epitaciolândia

Publicado

em

O Juízo da Vara Única de Epitaciolândia decidiu que um motociclista deve ser indenizado em R$ 3 mil por danos estéticos e R$ 4 mil por danos morais. A prefeitura foi responsabilizada pelo acidente de trânsito, porque foi comprovado que a causa da colisão foram os buracos na via pública.

De acordo com os autos, o reclamante trafegava no sentido Bairro da Glória para Lírio dos Vales. O acidente causou lesão traumática do quinto dedo da mão direita e consequentemente amputação de uma das falanges.

A juíza Joelma Nogueira explicou que a responsabilidade do Município é objetiva, isto é, independe de culpa, por isso foi responsabilizada pelos danos decorrentes da atividade administrativa.

Contudo, a magistrada indeferiu o pedido de indenização pelos danos materiais, porque não houve a adequada comprovação. A decisão foi publicada na edição n° 7.116 do Diário da Justiça Eletrônico (pág. 70), da última terça-feira, dia 2.

Continue lendo

Política

Alan Rick confirma que será candidato a senador pelo União Brasil

O deputado federal licenciado Alan Rick

Publicado

em

O deputado federal licenciado Alan Rick (UB) acaba de confirmar ao Notícias da Hora que será candidato ao Senado e não mais a vice de Gladson Cameli.

O nome de Alan deve ser oficializado em convenção do UB nesta sexta-feira (5) em meio a um clima de arenga no partido presidido no Acre pelo senador licenciado Marcio Bittar.

O conflito é resultado da tentativa de Alan ser candidato a vice de Cameli, que está rompido com Marcio.

Como contragolpe, Marcio destituiu ontem todos os membros da executiva do União Brasil ligados a Alan e ao governo. Alan entrou com uma ação judicial contra o ato de Bittar e aguarda resultado favorável a seu pedido na Justiça.

Luciano Tavares

Continue lendo

Trending