Conecte-se conosco

Outras

MPAC visita abrigos em Rio Branco e pede atenção ao público infantil

O Ministério Público do Estado do Acre (MPAC), por meio do Grupo Especial de Apoio e Atuação para Prevenção e Resposta a Situações de Emergência ou Estado

Publicado

em

O Ministério Público do Estado do Acre (MPAC), por meio do Grupo Especial de Apoio e Atuação para Prevenção e Resposta a Situações de Emergência ou Estado de Calamidade Devido à Ocorrência de Desastres (GPRD), visitou abrigos públicos onde estão instaladas famílias atingidas pela cheia do Rio Acre, em Rio Branco.

Coordenadora do Centro de Apoio Operacional (Caop) de Defesa da Criança e do Adolescente, Educação e Execução de Medidas Socioeducativas, a promotora de Justiça Vanessa de Macedo Muniz e sua equipe técnica compareceram em quatro escolas que foram transformadas pelo poder público em abrigo provisório.

As visitas ocorreram nos dias 19 e 22 de fevereiro, nas escolas Áurea Pires, Georgete Eluan, Escola Anice Dib Jatene e Álvaro da Rocha. Na oportunidade, o MP acreano constatou a necessidade da presença de outras instituições públicas para garantir atendimento integral a essas famílias, em especial às crianças e adolescentes.

“Observamos a necessidade da oferta de atendimentos de outras instituições, visando proporcionar um melhor bem-estar das famílias acolhidas, principalmente as crianças e adolescentes, que estão ociosos e sem estudar, o que os deixam ansiosos e inquietos”, relatou a promotora, que integra o GPRD, reativado pela Procuradoria-Geral de Justiça.

Após tomar conhecimento da situação dos abrigos, a promotora de Justiça se dirigiu a vários órgãos públicos, estaduais e municipais, das áreas da cultura, educação, saúde, assistência social, além da Defensoria Pública, pedindo atenção maior aos desabrigados.

À Secretaria Municipal de Saúde foi solicitada a presença do Programa de Atenção em Saúde Bucal e à Fundação Hospital do Acre, a continuidade dos atendimentos a crianças com necessidades especiais, com consultas e outros procedimentos importantes. Além disso, ela reforçou a necessidade de roupas, brinquedos e material de higiene pessoal.

 

Jaidesson Peres- Agência de Notícias do MPAC

Continue lendo