Conecte-se conosco

Outras

DNIT diz que não há risco iminente de fechamento da BR-364 por causa de cheia do Rio Madeira

As fortes chuvas e a enchente do Rio Madeira, em Rondônia, trazem ao acreano a triste lembrança do ano de 2014 quando a BR-364

Publicado

em

As fortes chuvas e a enchente do Rio Madeira, em Rondônia, trazem ao acreano a triste lembrança do ano de 2014 quando a BR-364 foi invadida pelas águas do rio e o Acre ficou totalmente isolado do restante do país. Na época, houve falta de alguns produtos nas prateleiras dos supermercados e muitas famílias chegaram a fazer um grande estoque de comida com medo de que gêneros de primeira necessidade faltassem por conta do desabastecimento.

Em 2021, o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transporte (DNIT) tanto do Acre, como de Rondônia, garante que não há esse risco, por enquanto. A análise é baseada no nível do Rio Madeira. Na última medição, o nível rio estava em 15,42 metros. A cota de alerta é de 15 metros. Na cheia histórica, o volume de água no Madeira passou dos 18 metros.

“Conversei com o superintendente de Rondônia e a situação não é crítica. A água está a mais 1 metro do nível do acostamento. No momento, não tem essa criticidade como foi mostrada na imprensa. O alerta feito pela Secretário Nacional é mais pelo alerta para que os planos de contingência estejam em dias, mas por ora não tem essa possibilidade”, afirma Carlos Moraes, superintendente do DNIT no Acre.

Moraes lembra também que no caos de 2014 era o primeiro ano de operação da Usina do Madeira. “É um outro fator, já que criaram uma expertise e hoje sabem lidar melhor com o Rio Madeira. Isso corrobora para que a catástrofe que ocorreu não volte a acontecer. A possibilidade existe se as chuvas continuarem muito fortes, mas as chances são pequenas”, explica.

Desde a inundação de 2014 que os trechos onde alagam na BR-364 que liga o Acre a Rondônia passaram pelo serviço de elevação do greide, que na prática significa aumentar a altura da pista. De acordo com o DNIT, faltam apenas 11 quilômetros para a conclusão de todos os pontos, o que ocorrer durante o verão amazônico deste ano.

Por Leônidas Badaró

Continue lendo

Outras

Acre recebe mais de mil doses de vacina contra a Covid-19 nesta quarta

O governo do Acre recebeu na tarde desta quarta-feira, 15

Publicado

em

O governo do Acre recebeu na tarde desta quarta-feira, 15, mais uma remessa de vacinas contra a Covid-19. São 1.170 doses da fabricante Pfizer para o processo de imunização dos acreanos. Esta é a 49ª pauta de distribuição enviada pelo Ministério da Saúde (MS).

Esta é a 49ª pauta de distribuição enviada pelo Ministério da Saúde (MS). Foto: Junior Aguiar/Sesacre
Após a chegada dos imunizantes, o governo do Estado se torna responsável pela distribuição imediata aos municípios que estão recebendo lotes da Pfizer e que são responsáveis pelo cronograma de vacinação. A logística de entrega desenvolve-se com o auxílio das demais instituições, como a Segurança Pública, para que os imunizantes cheguem de forma célere e segura às localidades mais isoladas.

O governo do Acre, por meio das equipes de imunização do Estado, está desenvolvendo nos municípios a ação intitulada Caravana da Vacinação, que tem como objetivo auxiliar as secretarias municipais de Saúde a atingir maior número de cidadãos. Além disso, a vacina contra a Covid-19 também é aplicada em ações do Programa Saúde Itinerante, para que o quanto antes seja alcançada a imunidade de rebanho.

Taís Nascimento

Continue lendo

Outras

Diga graças a Deus, mais um dia sem mortes por covid-19 no Acre

A Secretaria de Estado de Saúde do Acre

Publicado

em

A Secretaria de Estado de Saúde do Acre (Sesacre), por meio do Departamento de Vigilância em Saúde (DVS), registrou 2 novos casos de infecção por coronavírus nesta quarta-feira, 15. O número de infectados permanece em 87.916.

Até o momento, o Acre registra 247.541 notificações de contaminação pela doença, sendo que 159.619 casos foram descartados e 6 exames de RT-PCR seguem aguardando análise do Laboratório Central de Saúde Pública do Acre (Lacen) ou do Centro de Infectologia Charles Mérieux. Pelo menos 85.891 pessoas já receberam alta médica da doença, sendo que 18 seguiam internadas até o fechamento deste boletim.

Os dados da vacinação contra a Covid-19 no Acre podem ser acessados no Painel de Monitoramento da Vacinação, disponível no endereço eletrônico: http://covid19.ac.gov.br/vacina/inicio. As informações são atualizadas na plataforma do Ministério da Saúde (MS), ficando sujeitas a alterações constantes, em razão das informações inseridas a partir de cada município.

Nenhuma notificação de óbito foi registrada nesta quarta-feira, 15, fazendo com que o número oficial de mortes por Covid-19 permaneça em 1.816 em todo o estado.

Sobre os casos de Covid-19 no estado, acesse:

Continue lendo

Outras

Faltam 5 dias

Publicado

em

Continue lendo

Trending