Conecte-se conosco

Policial

Com cheia do rio, governo reforça o abastecimento de água potável em Sena Madureira

O governador Gladson Cameli e o gabinete da primeira-dama Ana Paula Cameli deram sequência em Cruzeiro do Sul, na manhã deste sábado,

Publicado

em

A pedido do Governador Gladson Cameli, nesta sexta-feira, 19, diretores do Departamento Estadual de Água e Saneamento (Depasa) viajaram a Sena Madureira para reforçar o abastecimento de água do município.

Após verificar a situação no local, a presidente do Depasa, Waleska Dessotti, e o diretor de Obras, Jairo Cassiano disponibilizaram um carro pipa para atender a necessidade de consumo das famílias que tiveram suas casas inundadas pelo Rio Iaco.

Nesta sexta, o nível do rio atingiu 17 metros. É a maior cheia dos últimos 20 anos. Pelo menos 35% da população está com suas casas alagadas. “A gente fica muito triste em ver tantas famílias perdendo móveis, casas, vidas. Então a gente tem que se colocar à disposição”, disse Waleska Dessotti ao visitar alojamentos onde estão abrigadas as famílias que tiveram suas casas inundadas.

Além de Sena Madureira, esse ano, a cheia dos rios da região já afeta a vida dos moradores de Tarauacá, Feijó, Cruzeiro do Sul e da capital, Rio Branco. A força tarefa do governo para garantir assistência às famílias desalojadas ou desabrigadas mobiliza órgãos e instituições ligadas ao Estado. “Eu pessoalmente estarei em cada município, acompanhada pelos nossos diretores de obras, operacional e financeiro, para ver a situação de cada família. A intenção é mesmo unir forças para amenizar a dificuldade das pessoas que sofrem com a alagação”, informou Waleska Dessotti.

Num momento atípico, o governo do Acre enfrenta um dos maiores desafios da história, tendo que elaborar e executar estratégias de enfrentamento a uma pandemia, surto de dengue, crise de imigração e uma grande alagação. Por determinação do governador Gladson Cameli, todos os órgãos do Estado estão de sobreaviso pra garantir assistência à população. “A Prefeitura tem feito muito, Defesa Civil, Corpo de Bombeiros, mas esse é dever de todos nós”, enfatizou o diretor de Obras do Depasa, Jairo Cassiano.

Frota reforçada
Ainda em Sena Madureira, a diretoria do Depasa entregou à gerência local o novo veículo que atenderá demandas administrativas e operacionais na unidade do município.

Atualmente, o sistema de abastecimento de água do Sena Madureira conta com uma ETA e rede de distribuição que atende mais de 3.900 usuários cadastrados.

Cleide Elizabeth

Continue lendo