Conecte-se conosco

Outras

MPAC pede inclusão de pessoas com deficiência permanente em grupo prioritário de vacinação contra Covid-19

O Ministério Público do Estado do Acre (MPAC), por intermédio da Promotoria de Justiça Especializada de Defesa da Pessoa Idosa e Pessoa com Deficiência

Publicado

em

O Ministério Público do Estado do Acre (MPAC), por intermédio da Promotoria de Justiça Especializada de Defesa da Pessoa Idosa e Pessoa com Deficiência, enviou um ofício nesta quinta-feira (18) à Secretaria Municipal de Saúde de Rio Branco (Semsa) solicitando a inclusão de pessoas com deficiência permanente como prioridade, além dos demais grupos prioritários, nas primeiras fases de vacinação contra a Covid-19.

O documento, assinado pelo promotor de Justiça Júlio César de Medeiros, considera a atualização disposta na 4ª Edição do Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação contra a Covid-19 pelo Ministério da Saúde, publicada na última segunda-feira (15), constando que, a partir desta fase, pessoas com deficiência permanente também devem ser incluídas como prioridade nas primeiras fases de vacinação – antes da atualização, apenas aquelas pessoas com deficiências graves haviam sido incluídas.

Conforme a nova publicação, serão considerados indivíduos com deficiência permanente todos que apresentem uma ou mais das seguintes limitações: limitação motora que cause grande dificuldade ou incapacidade para andar ou subir escadas; indivíduos com grande dificuldade ou incapacidade de ouvir mesmo com uso de aparelho auditivo; indivíduos com grande dificuldade ou incapacidade de enxergar mesmo com uso de óculos e indivíduos com alguma deficiência intelectual permanente que limite as suas atividades habituais.

“A retificação é fruto de uma intensa mobilização da sociedade civil, associações e entidades de promoção dos direitos das pessoas com deficiência, pois como se sabe, existem estudos e inúmeros relatos sobre a vulnerabilidade de pessoas com deficiência diante da ação do novo coronavírus, haja vista que mesmo as pessoas que não apresentam comorbidades, têm um índice de complicações superior à população em geral”, aponta o promotor de Justiça.

No ofício encaminhado à Semsa, o promotor ressalta que devem ser incluídas no grupo de prioridades para vacinação contra a Covid-19, inclusive, pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA), por força da Lei federal nº 12.764/12, que instituiu a Política Nacional de Proteção dos Direitos da Pessoa com Transtorno o Espectro Autista, e considera esse público como “pessoa com deficiência, para todos os efeitos legais”, além de serem expostos a maior risco de contaminação, por não conseguirem seguir todas as regras de higiene e conduta para evitar o contato com o novo Coronavírus.

Agência de Notícias do MPAC

Continue lendo

Outras

Alunos do Projeto PC na Escola visitam instalações da Policia Civil do Acre

Na manhã da última quinta-feira, 25, a Polícia Civil deu seguimento

Publicado

em

Na manhã da última quinta-feira, 25, a Polícia Civil deu seguimento às ações do projeto PC na Escola e recebeu a turma de alunos da Escola Estadual Airton Sena da Silva para conhecer a sede da instituição, oportunidade em que foram recebidos pelo Corregedor-geral Fabrizzio Sobreira.

Durante a visita os alunos puderam participar de uma investigação simulada prestando atendimento a vítima, identificando a autoria e recuperando os pertences, (todos os atores eram figurantes). Os alunos conheceram o funcionamento do cartório, setor de investigação e gabinete do delegado. Um cenário foi montado no auditório da instituição com salas de investigação, sala de cartório e os alunos puderam vivenciar o dia-a-dia de um policial civil onde foi possível mostrar como funciona uma delegacia e o trabalho investigativo desenvolvido pelos agentes e delegados de policia civil.

O Corregedor-geral, Fabrizzio Sobreira, ressaltou a importância do projeto para atender crianças e aproximar o trabalho da instituição nas comunidades.

“Retomada de um grande projeto, ocupando um espaço junto a sociedade, junto a esses jovens trazendo conhecimento de moral e cívica, dos seus direitos entendendo que a policia transcende tão somente investigar, mas o bem estar pra sociedade, o bem estar pra esses jovens e incentivando a leitura e conhecimento. É um projeto exemplar que a policia civol que ao longo do tempo vem consolidando. O projeto tem sua importância e a Policia Civil não abre mão de está presente nas escolas”, ressaltou Delegado Fabrizzio Sobreira.

O PC na Escola é um projeto que visualiza, sobretudo, atender crianças que se encontram em condições de vulnerabilidade social e tem como principal objetivo atender primeiramente escolas de bairros mais periféricos. É um compromisso social adotado pela instituição Policia Civil, que agora vai além da sua função básica de investigar para trabalhar trata também da parte preventiva.

Ascom

Continue lendo

Outras

Bombeiros resgatam criança pressa em banheiro

Na manhã da última quarta-feira, 24

Publicado

em

Na manhã da última quarta-feira, 24, o 8° Batalhão foi acionada para resgatar um criança que estava presa no banheiro de sua residência, no km 06, Ramal do Cafuba, em Xapuri.

A criança de 1 ano e 4 meses entrou no banheiro e trancou-se, ficando presa no local, deixando sua mãe em situação de desespero, pelo fato de um forte cheiro de água sanitária envolver o local, e temia que seu filho viesse a ingerir o produto.

Durante o resgate, os militares tentavam acalmar tanto a mãe quanto a criança, no momento em que era realizado a abertura forçada da porta, com a utilização de uma alavanca hooligan. A equipe conseguiu retirar a criança rapidamente, sem ferimentos e sem ingestão de nenhum produto químico. Em seguida, foi entregue aos cuidados de sua genitora.

Continue lendo

Outras

Cobra é capturada dentro de residências em Sena Madureira

O Corpo de Bombeiros do município

Publicado

em

O Corpo de Bombeiros do município de Sena Madureira, foi acionado para atender uma ocorrência no bairro Juruá, chegando ao local se tratava de uma cobra que tinha invadido uma residência e se alojou na cozinha da casa, quando os moradores notaram a parecença do animal foi um deus nos acuda, em seguida acionarão os bombeiros para fazerem a captura da mesma.


A guarnição constatou que se tratava de uma cobra caninana.
.
Os bombeiros realizaram a captura e levaram o animal para soltura em seu habitat natural, distante a zona urbana.

Acreonline.net-Ascom

Continue lendo

Trending