Conecte-se conosco

Política

Tião Bocalom faz visita técnica aos abrigos que são construídos no Parque de Exposições

O prefeito Tião Bocalom fez uma visita técnica ao Parque de Exposições, neste sábado, 13, onde são construídos os boxes para abrigar

Publicado

em

O prefeito Tião Bocalom fez uma visita técnica ao Parque de Exposições, neste sábado, 13, onde são construídos os boxes para abrigar as pessoas desalojadas , em possível cheia do Rio Acre. Conforme a Defesa Civil Municipal, a previsão de enchente mais severa já é para a próxima semana.

Bocalom estava acompanhado pelos secretários Valmir Alexandre Médici (Seinfra), Artur Neto (Casa Civil), Frank Lima (Saúde) e o major Cláudio Falcão (Defesa Civil). O gestor esteve em Brasília esta semana buscando aporte financeiro para investir na cidade de Rio Branco, visando avançar com as políticas públicas para melhorar a qualidade de vida das pessoas.

“Nós fomos eleitos para cuidar das pessoas, e evidentemente, que a Prefeitura e o governo têm que olhar com mais carinho para aqueles que mais precisam, que são vítimas da alagação como a que aconteceu no Igarapé São Francisco, por exemplo. A Prefeitura entrou de cabeça, a nossa vice-prefeita Marfisa Galvão fez um bom trabalho com sua equipe. É claro que ninguém consegue agradar a todos, mas tenho certeza que ela fez tudo que era possível”, disse Bocalom.

Valmir Médici, secretário da Seinfra, disse que transferiu seu escritório de trabalho para dentro do Parque para atender a demanda. “Temos contado com importante ajuda da Emurb e da Zeladoria, enfim, de todas as secretarias para fazermos o melhor acolhimento”, explicou.

“Estamos preparados para atender as possíveis vítimas da alagação do Rio Acre. A Prefeitura está 24 horas nos bairros coordenando, com a Secretaria de Assistência Social, a ajuda às famílias que passam por dificuldade”, observou major Falcão.

Conforme Artur Neto, quase 100% do Parque está pronto. Falou que duas secretarias vão ficar responsávisl pelo restaurante para as famílias em situação de desabrigo. “A Fundação Garibaldi Brasil (FGB) e a Secretaria de Educação (Seme) irão cuidar da parte de atividades culturais e de lazer”, destacou.

Frank Lima disse que a Semsa vai colocar uma estrutura no local para atender as pessoas com suspeitas de Covid, no formato de casa de passagem. Também vai disponibilizar estrutura para exames laboratoriais, visando garantir a saúde básica aos desabrigados e assegurar, no âmbito da saúde, um retorno protegido quando às águas baixarem.

O prefeito Tião Bocalom ressaltou que as orações de momento são para que não haja alagação, mas se vier acontecer a Prefeitura precisa estar prevenida. “Nos módulos que estão sendo montados, ao invés de usar lonas negras são usadas lonas coloridas, e há dois cômodos, diferente dos anos anteriores. Estamos fazendo o melhor para dar mais dignidade às pessoas que vierem a ocupar esses espaços”.

Compartilhe isso:

Continue lendo

Política

No DNIT, Petecão acompanha trabalhos da ponte de Rodrigues Alves e manutenção da BR-364

A ponte de Rodrigues Alves se tornou a maior

Publicado

em

A ponte de Rodrigues Alves se tornou a maior reivindicação da região do Juruá dos últimos tempos. A partir da destinação de R$ 12 milhões, feita pela bancada federal do Acre, foi possível que o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) pudesse iniciar os trabalhos de projeto e execução.

Nesta segunda-feira, 17, o coordenador da bancada, senador Sérgio Petecão, esteve reunido com o superintendente da autarquia, Carlos Moraes, para acompanhar o andamento dos trabalhos da tão sonhada construção da ponte, que irá interligar Rodrigues Alves a Cruzeiro do Sul via terrestre, pondo fim aos anos de dependência de balsa, que tem causado vários acidentes e colocado em risco a vida das pessoas que precisam fazer a travessia do Rio Juruá.

Carlos agradeceu os esforços do senador e a parceria, ao longo dos anos, nas obras realizadas pelo órgão. “É uma honra receber o senador Petecão, parlamentar que sempre nos apoiou e está muito atento às questões relacionadas ao DNIT e ao estado como um todo. Sabemos que muitas são as necessidades que o estado tem, mas a bancada teve a sensibilidade de alocar esses recursos para Rodrigues Alves”, pontuou o superintendente do Dnit no Acre.

De forma prática, Carlos explicou o processo que antecede a obra. “Nós já estamos com a empresa contratada para elaborar o projeto. Ela já vai iniciar o anteprojeto durante este ano. Após a aprovação, faremos a licitação da empresa que fará o projeto executivo para, finalmente, iniciarmos as obras de construção da ponte de Rodrigues Alves. A gente acredita que até o final deste ano, estaremos com essa empresa contratada para que essa ponte deixe de ser um sonho e comece a se tornar realidade”, explicou.

Petecão falou das cobranças que recebe diariamente, o que motivou a visita ao órgão para acompanhar o andamento da parte técnica relacionada a projetos e licitações. “Não podemos brincar com o sofrimento daquela população de Rodrigues Alves. Vocês viram que, recentemente, caiu um caminhão ao desembarcar da balsa em Cruzeiro do Sul. É de partir o coração. Vocês podem contar comigo, acabou essa história de mentira, essas falsas promessas que todo mês vai sair e não sai. Agora, graças ao trabalho sério da bancada federal, garantimos recursos para iniciarmos as obras. Junto com a equipe competente do DNIT, vamos executar esta importante obra. Tudo que estiver ao meu alcance, eu vou fazer. Aqui, nós só vamos trazer a verdade”, destacou o senador.

Recuperação e reconstrução da BR-364

Sobre a BR-364, o senador Petecão relembrou as diversas reuniões que articulou junto ao ministro da Infraestrutura, Tarcísio Freitas, em busca de recursos para a recuperação da estrada. Nas ocasiões, o ministro garantiu os recursos e em dezembro de 2021, os trabalhos já haviam iniciado. Além disso, Tarcísio informou que o projeto de reconstrução da estrada já estava sendo desenvolvido para 2022.

Petecão destacou a importância do apoio do governo federal para viabilizar a recuperação e reconstrução da estrada. “É um desafio grande, não meço esforços para sensibilizar o ministro e o presidente da República da necessidade de reconstruirmos a estrada mais importante no nosso estado. Muitas famílias dependem disso para sobreviver”, concluiu o parlamentar.

Por Assessoria

Continue lendo

Política

Diante do caos no transporte e na saúde, Bocalom convoca sessão urgentíssima para aumentar o próprio salário

A presidência da Câmara de Rio Branco está fazendo

Publicado

em

A presidência da Câmara de Rio Branco está fazendo circular aos vereadores uma convocação extraordinária para realização de uma sessão na próxima quinta-feira (20) para a análise do projeto do prefeito Tião Bocalom para aumento do próprio salário, do vice e a criação de 150 cargos.

A reforma apelidada de “trema da alegria” já que supostamente distribuirá cargos em comissão aos aliados do prefeito não é bem vista por alguns vereadores. Além desse projeto outros também serão votados.

A convocação em caráter de urgência e urgentíssima causou surpresa no vereador Emerson Jarude que diz que outros assuntos são mais importantes.
“Acredito que a verdadeira urgência é resolver o problema do transporte coletivo e a greve dos médicos em plena pandemia. A urgência de aumentar o número de cargos comissionados não é da população”, diz.

POR GINA MENEZES-Falha do Acre

Continue lendo

Política

“Não haverá Carnaval no Acre em 2022”, diz governador Gladson Cameli

O governador Gladson Cameli

Publicado

em

O governador Gladson Cameli (PP) afirmou durante entrevista coletiva concedida na manhã de terça-feira (18) que não haverá Carnaval popular no Acre em 2022 por conda do aumento dos casos de Covid-19.

Gladson afirmou que irá tomar todas as medidas necessárias para proteger as vidas e que isso inclui cancelar festas e aglomerações como é o caso do Carnaval.
“Não temos condição de manter tendo em mais as informações que temos sobre o possível aumento dos casos de Covid no mês de fevereiro”, diz.
Durante a coletiva realizada no palácio Rio Branco, a secretária de Saúde, Paula Mariano, afirmou que os dados apontam para um exponencial aumento nos casos de Covid, especialmente na segunda quinzena de fevereiro.

POR GINA MENEZES

Continue lendo

Trending