Durante reunião com a bancada de deputados federais do Acre, o ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, ofereceu aviões da Força Aérea Brasileira (FAB) para auxiliar no transporte de pacientes em estado grave para outros estados. O Acre não tem mais leitos de UTI para pacientes com o novo coronavírus, vive uma explosão de casos de dengue e registra falta de médicos.
O deputado federal Alan Rick (DEM-AC) afirmou à CNN que a bancada pediu a Pazuello que sejam abertos mais 60 leitos de UTI no estado e que fossem tomadas medidas para conter o avanço da Covid-19 no estado.
Leia também
‘Vacinaremos 100% da população até dezembro’, diz Pazuello a senadores
Pazuello deve recomendar a Bolsonaro vetos à MP das vacinas
TCU cobra de Pazuello plano de combate a nova cepa do coronavírus
O parlamentar afirmou que a falta de médicos é um dos principais problemas no estado. “Temos um colapso no atendimento e pedi para que seja publicado de forma urgente um edital que possibilite a contratação de médicos, inclusive os brasileiros formados em instituições estrangeiras”, afirmou Rick. A promessa de Pazuello foi de publicar o edital ainda neste mês.
Os deputados do Acre também pediram que o estado seja priorizado com as próximas doses de vacina contra o novo coronavírus que chegarem ao país.
Destaques do CNN Brasil Business
Copom discute elevar juros a partir de março, diz Campos Neto
Último lote de pagamento do PIS/Pasep é liberado; veja quem recebe até R$ 1.100
Ambev anuncia frete grátis em pedidos de bebidas no Carnaval; veja como funciona
“A vacinação está lenta e o sistema de saúde não aguenta mais”, afirmou Alan Rick, que não ouviu de Pazuello nenhuma previsão concreta de quando novas doses de vacina devem ser distribuídas aos estados.
O governo do Acre informou à CNN que ainda não há plano fechado para a transferência de pacientes com o novo coronavírus para outros estados. O estado afirmou, ainda, que está vacinando idosos acima de 90 anos.
Por Leandro Resende