A Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes (SEE) está irmanada com as demais pastas da administração estadual na tarefa de reduzir os efeitos da pandemia de Covid-19 no Acre. As ações conjuntas fazem parte de uma determinação expressa do governador Gladson Cameli, que neste sábado, 6, esteve reunido com representantes dos municípios que compõem o Vale do Iaco e Purus, em Sena Madureira (a 144 quilômetros de Rio Branco).
A pauta principal do evento – com a participação do secretário Mauro Sérgio Ferreira da Cruz e dos titulares de outras secretarias e departamentos -, girou em torno das orientações para os prefeitos, secretários municipais e vereadores de Santa Rosa do Purus, Sena Madureira e Manoel Urbano sobre o decreto de restrição assinado por Gladson Cameli, no início do mês, para conter o alastramento do novo coronavírus no estado. A ideia é que os gestores de cada município repassem esses esclarecimentos às suas populações.
“Apesar da pandemia, o nosso governo trabalha, e muito, pelos nossos municípios. Ninguém está de braços cruzados. E isso se deve ao fato de termos um líder que nos inspira e que todos os dias engrandece a bandeira da vida, em dias difíceis”, afirmou Mauro Sérgio da Cruz, referindo-se à preocupação do governador com a proporção a que está tomando a pandemia em todo o estado.
Na ocasião, os núcleos da Educação dos municípios de Manoel Urbano e Sena Madureira receberam novos ônibus escolares. Para Sena, serão dois ônibus com 19 assentos, 4 para 29 lugares e 2 para 59 passageiros. Manoel Urbano ganha um ônibus com 29 assentos.
Mesas para professores, lousa,, kit escolares e ar-condicionado fazem parte do pacote de novos investimentos nas escolas da região pelo governo do Estado do Acre Foto: Mardilson Gomes/SEE
Além disso, foram entregues 165 kits escolares [cadernos, lápis, canetas, réguas e borracha] à escola Charles Santos, enquanto que a escola Comunitária II recebeu 119 kits, outros 42 foram destinados à escola Anjo da Guarda, todas de Sena Madureira. Fizeram parte do conjunto de novos investimentos à Educação da região ventiladores, lousas e mobílias, entre mesas para professores e para secretarias das escolas.
Segundo o titular da SEE, pelo menos 30 escolas foram reformadas ou estão sendo revitalizadas neste momento, em todo o estado, garantindo bem-estar aos professores e estudantes quando houver a possibilidade do retorno presencial às aulas. “Mesmo em casa, quando voltarem para a escola, eles terão a qualidade que merecem no ambiente escolar”, ressaltou o secretário Mauro Sérgio da Cruz.
Inspeção ao Instituto Santa Juliana
O secretário também esteve no Instituto Santa Juliana, que será ampliado e revitalizado pelo governo do estado ainda neste ano de 2021. Estimada em R$ 4,9 milhões, a intervenção terá o aval do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), do governo federal, com recursos do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) e com emendas de bancada de parlamentares acreanos.
Resley Saab