O Acre foi reclassificado para a fase amarela, que é de atenção, pelo Pacto Acre Sem Covid e pode reabrir bares, restaurantes, pizzarias e cinema com restrições. O anúncio foi feito na tarde desta quarta-feira (5) pela equipe do governo do estado.
Os encontros religiosos também estão permitidos no Acre durante a fase amarela. Porém, o governo já havia liberado os eventos no último dia 24, com apenas 20% da capacidade após muita pressão por parte dos líderes religiosos. O Ministério Público Estadual e Ministério Federal encaminharam uma recomendação para que a decisão fosse revista pelo Comitê de Acompanhamento Especial da Covid-19.
Veja como estão os casos de Covid-19 em cada cidade
MÉDIA MÓVEL: veja em que estados as mortes estão subindo, em estabilidade ou em queda
Na terceira avaliação do pacto, feita entre os dias 19 de julho a 1 de agosto, o comitê que acompanha os casos nas cidades anunciou que todas as regionais do Acre passam da fase laranja, que é de alerta, para a fase de atenção, representada pela cor amarela.
As fases são definidas por bandeiras, há ainda: a de cuidado, simbolizada pela na cor verde. A mudança de fase ocorre quando o Acre atingiu mais de 21 mil casos de Covid-19. O número de mortes chegou a 547 também nesta quarta. Ainda segundo a Secretaria de Saúde do Acre (Sesacre), há 137 pessoas hospitalizadas com a Covid-19.
Por Aline Nascimento