Conecte-se conosco

Outras

Após se aproximar da cota de alerta, rio Iaco apresenta vazante

Vazante se deu de ontem para hoje

Publicado

em

Edinaldo Gomes, para o Senaonline.net

Após atingir a marca de 12,96 metros na data de ontem, o nível das águas do rio Iaco, em Sena Madureira, apresentou sinal de vazante nesta quarta-feira (4). A diminuição no volume das águas foi na ordem de 0,13 centímetros, segundo a Defesa Civil Municipal.

Dessa forma, o nível atual é de 12,83 metros, mais de 1 metro abaixo da cota de alerta que é de 14 metros.

Nesses últimos dias a cheia do Iaco foi considerável, sendo que o índice aumentou mais de 5 metros em menos de uma semana. “Mesmo assim, a situação ainda é tranquila. Quando o nível das águas atinge a cota de alerta ou até mesmo a de transbordamento é que as famílias começam a deixar suas casas. Esperamos que isso não aconteça”, comentou Carlos Davila, representante da Defesa Civil Municipal.

No presente momento, a principal orientação direciona-se para quem trafega pelo rio Iaco. “Recomendamos que os ribeirinhos utilizem coletes salva-vidas e evitem viajar à noite, pois, estão descendo muitos balseiros e os riscos de alagamento são grandes”, destacou.

2020 difere de anos anteriores com relação à cheia do rio Iaco. Em 1997, por exemplo, foi registrada a maior enchente da história de Sena Madureira, provocando o desalojamento de centenas de famílias.

Continue lendo