Conecte-se conosco

Policial

MPAC se reúne com IAPEN para discutir monitoramento de presos

O Ministério Público do Estado do Acre (MPAC), por intermédio do promotor de Justiça Dayan Albuquerque,

Publicado

em

O Ministério Público do Estado do Acre (MPAC), por intermédio do promotor de Justiça Dayan Albuquerque, se reuniu na manhã desta quarta-feira (22) com o diretor do Instituto de Administração Penitenciária do Estado do Acre (Iapen), Lucas Gomes, para tratar sobre o sistema de monitoração eletrônica dos detentos.

Também participaram da reunião o diretor e o coordenador da Unidade de Monitoramento Eletrônico de Presos, Alberto Ribeiro e Ezequias Lima, respectivamente.

O promotor de Justiça, respondendo temporariamente pela Promotoria Especializada de Tutela do Direito Difuso à Segurança Pública, requisitou informações sobre a situação do sistema de monitoração eletrônica, uma vez que houve uma suspensão no fornecimento de tornozeleiras no início de abril, ocorrendo a liberação de presos para o regime semiaberto sem o dispositivo.

Os representantes do Iapen esclareceram que o fornecimento já foi normalizado e a unidade, após orientação da Justiça, procurou os reeducandos que ingressaram no regime sem monitoração para regularizar a situação.

De acordo com o diretor do Iapen, atualmente existem 1537 presos no regime semiaberto no estado do Acre – cerca de 1050 na capital -, entre provisórios e sentenciados, e todos são monitorados por meio da tornozeleira.

Na ocasião, outros temas foram levantados para a tomada de providências por parte do MPAC, como medidas para reduzir entrada de itens ilícitos nos presídios e os problemas orçamentários enfrentados pelo instituto.

O promotor de Justiça discutiu ainda com os representantes do Iapen a respeito do déficit de viaturas e de efetivo no monitoramento, além da situação do Complexo Francisco de Oliveira Conde e da unidade de recolhimento feminino.

“Hoje existem em torno de 3.500 presos no complexo, embora a capacidade seja de 2.300. Há uma preocupação do MPAC com o excesso de reenducandos no local”, externou o promotor de Justiça Dayan Albuquerque.

Sobre este tema, segundo o diretor do Iapen, já foram entregues recentemente dois pavilhões e está prevista a entrega de mais dois, que comportarão 450 presos cada um, amenizando o problema da superlotação. O diretor destacou a importância da troca de informações com o MPAC.

“É uma colaboração estratégica, importante pro IAPEN e para o Estado do Acre no sentido de afinar algumas políticas que estão sendo implementadas no âmbito prisional, para contar com o apoio, aparar arestas, além de definir metas e estratégias de enfrentamento ao crime no estado”, salientou o diretor do Iapen.

 

Continue lendo

Policial

Três mortos e um ferido a tiros em Rio Branco

Em menos de 6 horas, três pessoas foram mortas e uma ficou ferida por disparos de arma de fogo na madrugada

Publicado

em

Por Davi Sahid

Em menos de 6 horas, três pessoas foram mortas e uma ficou ferida por disparos de arma de fogo na madrugada deste domingo 20. Os crimes aconteceram no bairro Manoel Julião, na Rodovia AC-90, região da Estrada Transacreana, e no bairro Panorama, em Rio Branco.

A primeira foi uma tentativa de homicídio. Um homem identificado como Samuel Lucas dos Santos estava em um bar localizado em frente a uma praça no bairro Manoel Julião quando começou a discutir com uma pessoa. O autor do crime puxou uma arma de fogo e efetuou dois tiros. Um dos projeteis atingiu Samuel na perna. Mesmo ferida, a vítima ainda conseguiu correr, entrar no carro de um motorista de aplicativo e fugir.

Lucas foi encaminhado pelo próprio motorista de aplicativo ao pronto-socorro em estado de saúde estável. A segunda ocorrência aconteceu no Ramal Global, situado no Km 36 da Rodovia AC-90, na Estrada Transacreana. Uma família teve sua casa invadida por membros de facção. Durante a ação, criminosos executaram com tiros no peito e na cabeça as vítimas Jorge Luís Freitas dos Santos, de 24 anos e Antônio José Lopes da Silva, de 26 anos. Os demais membros da família conseguiram fugir pulando a janela da residência.

A polícia acredita que a invasão dos faccionários a residência pode ter ocorrido após uma das vítimas mortas ter discutido com um membro da facção há alguns dias. A ambulância do SAMU foi acionada, mas quando os paramédicos chegaram ao local, nada puderam fazer já que as vítimas já se encontravam sem vida. A Polícia Militar esteve no local, fez busca na região, mas ninguém foi preso.

A terceira ocorrência ocorreu na rua Piraíba, no bairro Panorama. Um jovem identificado como José Luiz Cerqueira Lima, de 24 anos, foi agredido até a morte com golpes de ripa e capacete. Segundo informações da polícia, José Luiz passou a madrugada bebendo em sua casa e por volta das 5h saiu de casa para comprar cigarro.

Quando José chegou à rua Piraíba, um homem não identificado se aproximou da vítima e em posse de uma ripa e capacete desferiu vários golpes na cabeça de Luiz. Após a ação o criminoso fugiu do local.

Populares que passavam no local acionaram a ambulância do suporte avançado do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), mas quando os paramédicos chegaram ao local, a vítima já se encontrava morta.

Todas as cenas dos crimes foram isoladas pela Polícia Militar para os trabalhos do Perito em criminalística. Os corpos foram removidos e encaminhados ao Instituto Médico Legal (IML) para os exames cadavéricos. Agentes de Polícia Civil da Delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) já iniciaram as investigações.

Continue lendo

Policial

Polícia Militar de Sena Madureira prende quadrilha especializada em furto de estabelecimentos comerciais

A Polícia Militar do Acre, por meio do 8° BPM, hoje (sábado), (19/06/2021), por volta das 22h00min, em uma atuação exitosa das guarnições de serviço conseguiu recuperar alguns objetos subtraídos dos comércios do Rosemir e São Felipe em Sena Madureira.

Publicado

em

PMAC/8°BPM – Guardião do Purus

A Polícia Militar do Acre, por meio do 8° BPM, hoje (sábado), (19/06/2021), por volta das 22h00min, em uma atuação exitosa das guarnições de serviço conseguiu recuperar alguns objetos subtraídos dos comércios do Rosemir e São Felipe em Sena Madureira.

Os fatos ocorreram na tarde de sábado (19), sendo que os infratores conseguiram ingressar no interior dos estabelecimentos dos comércios do Rosemir e São Felipe, na cidade Sena Madureira, consumando o intento na subtração de alguns objetos.

Após isso, as guarnições de serviço em posse de informações começaram incursões e patrulhamento com objetivo de localizar os infratores e recuperar os objetos.

Após muitas horas de procura, logrou-se êxito na captura dos autores, bem como na recuperação dos objetos furtados e ainda na apreensão de um veículo usado na prática delitiva.

Ademais, foi levantada a informação que os infratores são contumazes na pratica de furto qualificado de estabelecimentos comerciais e que também são suspeitos de ter realizado furtos nas cidades de Rio Branco e Tarauacá, em datas anteriores.

Assim, os infratores foram levados à delegacia de Polícia Civil de Sena Madureira para os procedimentos de praxe, juntamente com os objetos subtraídos e o veículo usado na pratica delitiva.

Polícia Militar, destemidos e audazes combatentes!

Continue lendo

Policial

Em desdobramento da operação “Carretera Cerrada” Polícia Civil prende três com envolvimento em roubo de caminhonetes em Plácido de Castro

A Polícia Civil no município de Plácido de Castro, com apoio do Departamento de Polícia Civil da Capital e do Interior

Publicado

em

A Polícia Civil no município de Plácido de Castro, com apoio do Departamento de Polícia Civil da Capital e do Interior (DPCI) prendeu ao final da tarde desta sexta-feira, 18, três pessoas investigadas por roubo de caminhonetes na região de fronteira.

Em mais um desdobramento da operação “Carretera Cerrada”, a Delegacia Geral de Plácido, com apoio de Policiais do Departamento de Polícia da Capital e do Interior (DPCI), promoveu uma ação contra mais um grupo criminoso especializado na subtração de caminhonetes.

Ao todo foram cumpridos quatro mandados de busca e apreensão e foram presos três autores – F.S.O, de 20 anos de idade, A.N.P.S de 19 anos de idade e E.P.S de 21 anos de idade.
Os indivíduos são investigados pela invasão a uma residência em março de 2021.

De acorso com a investigação, os bandidos estavam encapuzados e com armas de fogo em punho.
Os autores – munidos de 01 (uma) arma de fogo tipo espingarda e de armas brancas (facas) -, anunciaram o assalto, renderam os moradores, e os amarraram no quarto de hóspede.

Após conterem as vítimas, os roubadores exigiram a chave da caminhonete, e passaram a revirar a casa procurando objetos de valor, momento em que encontraram o revólver do dono da casa sobre a cabeceira da cama e uma espingarda que foi também subtraída.
A intensão dos autores era na verdade subtrair a caminhonete das vítimas.
Por fim, sem lograr êxito no plano de subtrair a caminhonete, os bandidos saíram da casa levando as armas, relógios e celulares das vítimas.

Presos, os investigados foram levados à delegacia Geral de Plácido de Castro onde foram indiciados pelos crimes de porte ilegal de arma de fogo, cárcere privado e roubo majorado. Após procedimento de praxe, os investigados foram colocados à disposição da justiça.

Ascom/Polícia Civil do Acre

Continue lendo

Trending