Conecte-se conosco

Política

Aspirante do 8º BPM tem trabalho de conclusão de curso divulgado em revista científica durante congresso Brasileiro de administração.

A Aspirante Oficial Adriana Santos teve o trabalho científico divulgado na revista científica CONBRAD durante Congresso Brasileiro de Administração.

Publicado

em

A Aspirante Oficial Adriana Santos teve o trabalho científico divulgado na revista científica CONBRAD durante Congresso Brasileiro de Administração. A Aspirante realizou o trabalho no decorrer do curso de formação de oficiais no ano de 2017 a 2018.
Os trabalhos científicos eram avaliados por uma banca formadas por três especialistas na área pesquisada e, ainda o aluno oficial realizava uma apresentação oral para os convidados, a banca e os demais pares, sendo que apresentação durava cerca de 20 minutos.

Outrossim, o trabalho da Aspirante a Oficial versa acerca do Licenciamento das Praças entre o período de 2013 a 2017, causa e efeito, sendo usado como referencial a Teoria da Necessidade de Maslow, tendo como metodologia a pesquisa quantitativa e qualitativa do tipo bibliográfica e discursiva, com o uso de método de abordagem hipotético-dedutivo.

Além disso, a pesquisa realizou uma entrevista com 45 militares que pediram licença (exoneração) das fileiras da corporação e 12 comandantes de unidade por todos os batalhões da capital e do interior entre o período de 2013 a 2017. E ainda, o artigo científico tinha como objetivo buscar as principais causais que levaram os militares a saírem da corporação e também o efeito dessa saída na visão dos comandantes.

A Aspirante chegou à conclusão que as praças se licenciavam em busca de novos desafios e melhores salários para que pudesse se elevar dentro da pirâmide da necessidade de Maslow. Um fato curioso, é que as hipóteses de sair por não se adaptarem a escala de trabalho, risco da profissão e adaptação a carreira militar foram rejeitadas pelos militares pesquisados.

A pesquisa identificou ainda, que um plano de valorização profissional, melhores condições estruturais e promoção baseado na meritocracia evitam que a corporação perca profissionais experientes e qualificados. E que no sentir dos comandantes de unidade a saída desses profissionais afeta a eficiência do serviço e sobrecarrega os demais.

ASSESSORIA DO 8ºBPM

Continue lendo