Conecte-se conosco

Política

Deputado Alan Rick defende um novo Revalida para médicos formados no exterior

“Precisamos de nossos médicos repatriados e atendendo o nosso povo”, comentou Alan Rick

Publicado

em

Redação Senaonline.net

Alan Rick acompanhado de médicos brasileiros, em reunião com o Ministro da Educação

O deputado federal Alan Rick (Democratas) esteve reunido recentemente com o Ministro da Educação, Ricardo Vélez, onde voltou a defender melhorias para os médicos brasileiros formados no exterior. O parlamentar defende um novo Revalida que, segundo ele, irá representar mais justiça para esses profissionais.
“Fomos lá para apresentar uma nova proposta de revalidação descentralizada. A pedido do próprio presidente do INEP, Marcus Vinicius Rodrigues, formulamos uma minuta que sugere um novo Revalida com menor custo ao Estado do que o modelo atual, além de tornar o processo mais rápido, justo e descentralizado”, comentou.

A proposta prevê que a primeira etapa do programa se mantém inalterada, dado que ela serve como um filtro para a segunda etapa e não onera os cofres públicos, de acordo com os dados dos contratos firmados pelo INEP.
“A maior diferença nessa etapa é que sugerimos que, como no caso do exame da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), essa etapa não exija apresentação da documentação completa, pois essa documentação só se torna realmente obrigatória quando do registro do profissional para exercício da medicina. Além disso, ela deve ocorrer ao menos duas vezes ao ano e seu resultado tem validade de pelo menos um ano”, destacou Alan.

A segunda etapa, por outro lado, acontecerá nas universidades públicas que ofertam o curso de Medicina em sua grade curricular. Como já contam com instalações e corpo docente especializado, os custos serão muito menores e a prova prática poderá ser realizada também no mínimo duas vezes por ano em praticamente todo Brasil.

“Precisamos de nossos médicos repatriados e atendendo o nosso povo. O Brasil clama por saúde e os médicos formados no exterior clamam por justiça”, finalizou Alan Rick.

Continue lendo