Conecte-se conosco

Policial

Polícia investiga derrame de notas falsas de R$ 50 e 100 em Sena Madureira

De acordo com o delegado, é comum que às vésperas de grandes festas, como Carnaval, Natal e Fim de Ano, os falsários se aproveitem para aplicar esse tipo de golpe

Publicado

em

Fonte: Contilnet


Um possível derrame de notas falsas de 50,00 e 100 reais no comércio de Sena Madureira está sendo investigado pela polícia desde o início desta semana.

Nas últimas 48 horas, pelo menos duas pessoas compareceram à delegacia de polícia civil do município denunciando as falsificações. As cédulas apresentadas foram apreendidas.

Uma fonte da Polícia Federal informou que as investigações sobre falsificação de moedas e notas de dinheiro no país nem sempre são atribuições específicas da Polícia Federal. A PF só entra na investigação quando a falsificação é de qualidade. “Quando é algo grosseiro, a investigação cabe à polícia local”, disse. A qualidade da falsificação de Sena Madureira está sendo avaliada para saber se a Polícia Federal entra ou não nas investigações.

Mas foi o delegado de polícia civil de Sena Madureira, Marcos Frank, que fez o alerta sobre a falsificação, pedindo à população, principalmente aos comerciantes, para que fique atenta. De acordo com o delegado, é comum que às vésperas de grandes festas, como Carnaval, Natal e Fim de Ano, os falsários se aproveitem para aplicar esse tipo de golpe.

Norma do Conselho Monetário Nacional (CMN), em vigor desde junho de 2016, estabelece que, se um cliente receber notas falsas ao fazer saques em caixas eletrônicos, os bancos serão obrigados a restituir imediatamente o valor correspondente à nota. Antes desta norma, não havia uma regra para tratar do assunto e a burocracia fazia com que a troca de nota falsa por verdadeira demorasse até 180 dias.

A regra, no entanto, só vale para notas sacadas nos caixas eletrônicos, e não recebidas, por exemplo, como troco no supermercado, como aconteceu no comércio de Sena Madueira. O Banco Central recomenda recusar imediatamente a nota ao perceber a falsificação.

Mesmo que haja boa fé no recebimento de uma cédula falsa, repassá-la a outras pessoas, sabendo de sua falsidade, é crime. O Código Penal prevê multa e reclusão por períodos que podem variar entre seis meses e dois anos.

As notas falsas devem ser levadas a qualquer agência bancária para serem encaminhadas ao Banco Central. Todas as notas de real verdadeiras têm elementos de segurança que permitem checar se são autênticas. Esses elementos são diferentes entre as notas antigas, de 1994, e nas notas mais recentes, de 2010.

Veja como identificar se uma nota é verdadeira ou falsa, em cada uma das famílias de notas

Nas notas de 1994 e de 2010

A marca d´água – Ao segurar a nota contra a luz, você observa figuras na área clara e lisa da cédula, em tons claros e escuros. O desenho é como se fosse uma marca d´água.

O papel – A cédula é impressa em um papel que tem uma textura mais firme e áspera do que um papel comum.

O relevo – Ao tocar na nota, dá para sentir um relevo em algumas áreas, como na legenda “República Federativa do Brasil” e nos numerais que indicam o valor da cédula.

Nas notas de 2010

Número escondido – Em um lugar com bastante luz, com a nota na altura dos olhos, na posição horizontal, se verá um número escondido ao lado direito da cédula.

O quebra-cabeça formado pela frente e pelo verso – Com a nota contra a luz, o desenho do verso completa o desenho da frente, formando um número, em uma espécie de quebra cabeça.

Os elementos fluorescentes – Com as notas contra uma luz ultravioleta, os números do verso mudam de cor e os fios da cor lilás, que só podem ser vistos com esse tipo de iluminação.

As microimpressões – Com uma lente de aumento, é possível se enxergar o valor da nota impresso em tamanho muito pequeno em várias áreas da cédula.

Nas notas de 1994

A sigla BC – Ao observar a frente da cédula, no canto inferior esquerdo, dá para ver a sigla BC.

O símbolo das Armas Nacionais – A estrela do símbolo das Armas Nacionais aparece nos dois lados da cédula. Ao olhar a nota contra a luz, o desenho impresso de um lado se ajusta exatamente ao desenho do outro lado.

Continue lendo